Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/933 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir a afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, baseando-se na perspectiva vigotskiana. Foram os estudos de Espinosa que deram base para as reflexões de Vigotski sobre as relações entre as emoções e os outros aspectos da vida psíquica do ser humano. Desta forma, tais reflexões fundamentaram uma pesquisa de doutorado que discutiu a interdependência entre sentir e pensar. Para isso, focalizou os processos de ensino e aprendizagem na escola, identificando as emoções e sentimentos que participam e influenciam os processos de construção de conhecimento. Foram observadas e vídeogravadas as interações entre professores e alunos em diferentes salas de aula e o material coletado foi submetido à apreciação de alguns alunos envolvidos, que comentaram sobre as situações vividas em classe. Os dados demonstraram que a figura do professor, seu desempenho, suas características pessoais, sua maneira de se relacionar, modos de agir e de falar produzem sentimentos e emoções que interferem na produção de conhecimentos em sala de aula, afetando a relação dos alunos com o conteúdo, com a escola, com os próprios professores e consigo mesmo. A qualidade da mediação evoca experiências emocionais que determinam o tipo de influência que o ambiente exercerá no desenvolvimento cognitivo |
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Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolarVigotski e as emoções; emoções e sentimentos em sala de aula; mediação do professor.O objetivo deste artigo é discutir a afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, baseando-se na perspectiva vigotskiana. Foram os estudos de Espinosa que deram base para as reflexões de Vigotski sobre as relações entre as emoções e os outros aspectos da vida psíquica do ser humano. Desta forma, tais reflexões fundamentaram uma pesquisa de doutorado que discutiu a interdependência entre sentir e pensar. Para isso, focalizou os processos de ensino e aprendizagem na escola, identificando as emoções e sentimentos que participam e influenciam os processos de construção de conhecimento. Foram observadas e vídeogravadas as interações entre professores e alunos em diferentes salas de aula e o material coletado foi submetido à apreciação de alguns alunos envolvidos, que comentaram sobre as situações vividas em classe. Os dados demonstraram que a figura do professor, seu desempenho, suas características pessoais, sua maneira de se relacionar, modos de agir e de falar produzem sentimentos e emoções que interferem na produção de conhecimentos em sala de aula, afetando a relação dos alunos com o conteúdo, com a escola, com os próprios professores e consigo mesmo. A qualidade da mediação evoca experiências emocionais que determinam o tipo de influência que o ambiente exercerá no desenvolvimento cognitivoUniversidade Metodista de PiracicabaMartins Tassoni, Elvira CristinaLeite, Sérgio Antônio da Silva2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/93310.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n2p79-91Comunicações; v. 18, n. 2 (2011); 79-912238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/933/603Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:31:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/933Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:31:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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