Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Tassoni, Elvira Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leite, Sérgio Antônio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/933
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, baseando-se na perspectiva vigotskiana. Foram os estudos de Espinosa que deram base para as reflexões de Vigotski sobre as relações entre as emoções e os outros aspectos da vida psíquica do ser humano. Desta forma, tais reflexões fundamentaram uma pesquisa de doutorado que discutiu a interdependência entre sentir e pensar. Para isso, focalizou os processos de ensino e aprendizagem na escola, identificando as emoções e sentimentos que participam e influenciam os processos de construção de conhecimento. Foram observadas e vídeogravadas as interações entre professores e alunos em diferentes salas de aula e o material coletado foi submetido à apreciação de alguns alunos envolvidos, que comentaram sobre as situações vividas em classe. Os dados demonstraram que a figura do professor, seu desempenho, suas características pessoais, sua maneira de se relacionar, modos de agir e de falar produzem sentimentos e emoções que interferem na produção de conhecimentos em sala de aula, afetando a relação dos alunos com o conteúdo, com a escola, com os próprios professores e consigo mesmo. A qualidade da mediação evoca experiências emocionais que determinam o tipo de influência que o ambiente exercerá no desenvolvimento cognitivo
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