O tecnicismo/tarefismo nos cursos de formação profissional em educação física: algumas reflexões
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4124 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar e realizar reflexões sobre o tecnicismo/tarefismo nos cursos de formação profissional em Educação Física. Como pano de fundo abordamos a história da influência militar na área e um olhar crítico sobre o influxo de ex atletas, destaca-se também os maiores equívocos cometidos dentro da temática. O método utilizado foi o dedutivo, com pesquisa bibliográfica em livros de sociologia, antropologia, história, esportes, lazer e política. Conclui-se que de fato o tecnicismo e tarefismo se apresentam como um grande problema a ser enfrentado não só pela graduação dos cursos de Educação Física das universidades que ofertam as disciplinas de lazer e esporte escolar, mas também isso acaba se estendendo aos programas de pós-graduação, o que tende a complicar ainda mais a situação, pois este é o local onde justamente deveria haver uma maior aproximação e diálogo entre as duas vertentes da Educação Física, seja o da performance/biodinâmica ou da cultura e práticas corporais.Palavras-chave: Tecnicismo; Tarefismo; Educação Física. |
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O tecnicismo/tarefismo nos cursos de formação profissional em educação física: algumas reflexõesO objetivo do artigo é analisar e realizar reflexões sobre o tecnicismo/tarefismo nos cursos de formação profissional em Educação Física. Como pano de fundo abordamos a história da influência militar na área e um olhar crítico sobre o influxo de ex atletas, destaca-se também os maiores equívocos cometidos dentro da temática. O método utilizado foi o dedutivo, com pesquisa bibliográfica em livros de sociologia, antropologia, história, esportes, lazer e política. Conclui-se que de fato o tecnicismo e tarefismo se apresentam como um grande problema a ser enfrentado não só pela graduação dos cursos de Educação Física das universidades que ofertam as disciplinas de lazer e esporte escolar, mas também isso acaba se estendendo aos programas de pós-graduação, o que tende a complicar ainda mais a situação, pois este é o local onde justamente deveria haver uma maior aproximação e diálogo entre as duas vertentes da Educação Física, seja o da performance/biodinâmica ou da cultura e práticas corporais.Palavras-chave: Tecnicismo; Tarefismo; Educação Física.Universidade Metodista de PiracicabaProsup/Capes, UnimepTeixeira, Marcelo de Farias2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/412410.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p297-308Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 297-3082238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4124/2305Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4124Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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