Do pensamento dogmático ao pensamento-problema: por uma aprendizagem-acontecimento
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1077 |
Resumo: | O pensamento dogmático atravessa a história da tradição e tomou ramificações profundas em diversas perspectivas de conhecimento. Essa imagem pensamento determinou, sem dúvida, a forma de ver, pensar e conduzir do homem e tende a reforçar um pensamento da moralidade, do julgamento, da reta razão, da verdade e da boa conduta. É possível afirmar que a educação, a aprendizagem, efetivamente, se valeram desse pensamento por meios de suas práticas pedagógicas. Problematizar essa imagem dogmática é o objetivo deste ensaio. O estudo é bibliográfico e toma como referência principal o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Entende-se que é possível fazer enfrentamento desse pensamento na educação por via da criação de um pensamento problema, que seja percorrido por entre linhas de uma aprendizagem acontecimento, como forma de fissurar a “fôrma”, o “modelo”, o “padrão”, para promover uma transmutação nos modos de pensar e aprender em educação. |
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Do pensamento dogmático ao pensamento-problema: por uma aprendizagem-acontecimentoPensamento dogmático, Deleuze, aprendizagem acontecimentoO pensamento dogmático atravessa a história da tradição e tomou ramificações profundas em diversas perspectivas de conhecimento. Essa imagem pensamento determinou, sem dúvida, a forma de ver, pensar e conduzir do homem e tende a reforçar um pensamento da moralidade, do julgamento, da reta razão, da verdade e da boa conduta. É possível afirmar que a educação, a aprendizagem, efetivamente, se valeram desse pensamento por meios de suas práticas pedagógicas. Problematizar essa imagem dogmática é o objetivo deste ensaio. O estudo é bibliográfico e toma como referência principal o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Entende-se que é possível fazer enfrentamento desse pensamento na educação por via da criação de um pensamento problema, que seja percorrido por entre linhas de uma aprendizagem acontecimento, como forma de fissurar a “fôrma”, o “modelo”, o “padrão”, para promover uma transmutação nos modos de pensar e aprender em educação.Universidade Metodista de PiracicabaCNPqRamos, Maria NeideBrito, Maria Remédios2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/107710.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p183-198Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 183-1982238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1077/1330Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:00:13Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1077Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:00:13Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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