Do pensamento dogmático ao pensamento-problema: por uma aprendizagem-acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria Neide
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brito, Maria Remédios
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1077
Resumo: O pensamento dogmático atravessa a história da tradição e tomou ramificações profundas em diversas perspectivas de conhecimento. Essa imagem pensamento determinou, sem dúvida, a forma de ver, pensar e conduzir do homem e tende a reforçar um pensamento da moralidade, do julgamento, da reta razão, da verdade e da boa conduta. É possível afirmar que a educação, a aprendizagem, efetivamente, se valeram desse pensamento por meios de suas práticas pedagógicas. Problematizar essa imagem dogmática é o objetivo deste ensaio. O estudo é bibliográfico e toma como referência principal o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Entende-se que é possível fazer enfrentamento desse pensamento na educação por via da criação de um pensamento problema, que seja percorrido por entre linhas de uma aprendizagem acontecimento, como forma de fissurar a “fôrma”, o “modelo”, o “padrão”, para promover uma transmutação nos modos de pensar e aprender em educação.
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