Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1027 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa-ação desenvolvida em duas Ongs da cidade de Campinas, São Paulo, que envolve um processo de formação reflexiva e prática para/com seus educadores e coordenadores pedagógicos no intuito de repensarem seus trabalhos educativos, suas metodologias e como as desenvolvem, especialmente, no uso ou não da cidade como espaço e lugar público de educação, especialmente pensando no público jovem freqüentador dessas instituições de educação não-formal. Sob a perspectiva de se educar da/na/para a cidade, as instituições educacionais do tipo não-formais e seus educadores podem colaborar com os jovens, que têm maior autonomia e independência para circularem pelos espaços da cidade, dando condições para que conheçam e reconstruam os repertórios sociais, culturais, políticos e de lazer disponíveis na cidade, de forma ativa, como produtores de cultura. Podem colaborar no sentido de dar condições a eles para que façam escolhas responsáveis e de forma a não serem tutelados a maior parte de seu tempo, por adultos e instituições, tornando-se capazes de gerir seus tempos e de construírem seus mapas de andanças no espaço da cidade, como uma experiência de ser cidadão e vivência política no cotidiano. |
id |
METO-3_2782d78e9454edf52db2b057f43b0127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1027 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livreThe training of educators and the work in non-formal education: youth, city and free timeformação de educadores, cidade educativa, educação não-formal, jovens e tempo livre.teacher training, educational city, non-formal education, youth and leisure time.Este artigo trata de uma pesquisa-ação desenvolvida em duas Ongs da cidade de Campinas, São Paulo, que envolve um processo de formação reflexiva e prática para/com seus educadores e coordenadores pedagógicos no intuito de repensarem seus trabalhos educativos, suas metodologias e como as desenvolvem, especialmente, no uso ou não da cidade como espaço e lugar público de educação, especialmente pensando no público jovem freqüentador dessas instituições de educação não-formal. Sob a perspectiva de se educar da/na/para a cidade, as instituições educacionais do tipo não-formais e seus educadores podem colaborar com os jovens, que têm maior autonomia e independência para circularem pelos espaços da cidade, dando condições para que conheçam e reconstruam os repertórios sociais, culturais, políticos e de lazer disponíveis na cidade, de forma ativa, como produtores de cultura. Podem colaborar no sentido de dar condições a eles para que façam escolhas responsáveis e de forma a não serem tutelados a maior parte de seu tempo, por adultos e instituições, tornando-se capazes de gerir seus tempos e de construírem seus mapas de andanças no espaço da cidade, como uma experiência de ser cidadão e vivência política no cotidiano.Abstract This article discusses a research program developed in two Non-Governmental Organizations (NGOs) in the city of Campinas, state of Sao Paulo, Brazil. It involves a process of reflective and practical training for / with their educators and coordinators so they can rethink their educational work, their methodologies and how they are developed, especially in the use, or not, of the city as a public space and place of education, considering the youth who attend these institutions of non-formal education. From the perspective of educating from/in/for the city, the non-formal educational institutions and their educators can collaborate with the young people who have more autonomy and independence to move around the city spaces giving them conditions to actively understand and rebuild the available social, cultural, political and leisure repertoires as producers of culture. They can collaborate in giving them the conditions to make responsible choices so as not to need protection from adults and institutions, to manage their time and build their maps of movement within the city space, experiencing citizenship and living politics in the everyday life.Universidade Metodista de PiracicabaSieiro Fernandes, Renata2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/102710.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n1p57-70Comunicações; v. 19, n. 1 (2012); 57-702238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1027/971Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:46:22Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1027Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:46:22Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre The training of educators and the work in non-formal education: youth, city and free time |
title |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre |
spellingShingle |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre Sieiro Fernandes, Renata formação de educadores, cidade educativa, educação não-formal, jovens e tempo livre. teacher training, educational city, non-formal education, youth and leisure time. |
title_short |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre |
title_full |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre |
title_fullStr |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre |
title_full_unstemmed |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre |
title_sort |
Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre |
author |
Sieiro Fernandes, Renata |
author_facet |
Sieiro Fernandes, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sieiro Fernandes, Renata |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de educadores, cidade educativa, educação não-formal, jovens e tempo livre. teacher training, educational city, non-formal education, youth and leisure time. |
topic |
formação de educadores, cidade educativa, educação não-formal, jovens e tempo livre. teacher training, educational city, non-formal education, youth and leisure time. |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa-ação desenvolvida em duas Ongs da cidade de Campinas, São Paulo, que envolve um processo de formação reflexiva e prática para/com seus educadores e coordenadores pedagógicos no intuito de repensarem seus trabalhos educativos, suas metodologias e como as desenvolvem, especialmente, no uso ou não da cidade como espaço e lugar público de educação, especialmente pensando no público jovem freqüentador dessas instituições de educação não-formal. Sob a perspectiva de se educar da/na/para a cidade, as instituições educacionais do tipo não-formais e seus educadores podem colaborar com os jovens, que têm maior autonomia e independência para circularem pelos espaços da cidade, dando condições para que conheçam e reconstruam os repertórios sociais, culturais, políticos e de lazer disponíveis na cidade, de forma ativa, como produtores de cultura. Podem colaborar no sentido de dar condições a eles para que façam escolhas responsáveis e de forma a não serem tutelados a maior parte de seu tempo, por adultos e instituições, tornando-se capazes de gerir seus tempos e de construírem seus mapas de andanças no espaço da cidade, como uma experiência de ser cidadão e vivência política no cotidiano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1027 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n1p57-70 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1027 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n1p57-70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1027/971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 19, n. 1 (2012); 57-70 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576019993395200 |