Formação de educadores e o trabalho na educação não formal: juventude, cidade e tempo livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sieiro Fernandes, Renata
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1027
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa-ação desenvolvida em duas Ongs da cidade de Campinas, São Paulo, que envolve um processo de formação reflexiva e prática para/com seus educadores e coordenadores pedagógicos no intuito de repensarem seus trabalhos educativos, suas metodologias e como as desenvolvem, especialmente, no uso ou não da cidade como espaço e lugar público de educação, especialmente pensando no público jovem freqüentador dessas instituições de educação não-formal. Sob a perspectiva de se educar da/na/para a cidade, as instituições educacionais do tipo não-formais e seus educadores podem colaborar com os jovens, que têm maior autonomia e independência para circularem pelos espaços da cidade, dando condições para que conheçam e reconstruam os repertórios sociais, culturais, políticos e de lazer disponíveis na cidade, de forma ativa, como produtores de cultura. Podem colaborar no sentido de dar condições a eles para que façam escolhas responsáveis e de forma a não serem tutelados a maior parte de seu tempo, por adultos e instituições, tornando-se capazes de gerir seus tempos e de construírem seus mapas de andanças no espaço da cidade, como uma experiência de ser cidadão e vivência política no cotidiano.
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