A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641 |
Resumo: | Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das Aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de umapesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais tendo em vista a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sócio cultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concernem as funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE de planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades. |
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A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MSEducação; Educação Especial; Educação IndígenaEscolarização indígena; Atendimento educacional especializado; Interculturalidade. Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das Aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de umapesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais tendo em vista a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sócio cultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concernem as funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE de planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades. Universidade Metodista de PiracicabaPROESP/CAPESSilva, João Henrique daBruno, Marilda Moraes Garcia2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/264110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 241-2582238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641/1854https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2641/690https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2641/691América.Educação.Educação.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:10:36Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2641Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T18:10:36Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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