A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Henrique da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bruno, Marilda Moraes Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641
Resumo: Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das Aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de umapesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais tendo em vista a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sócio cultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concernem as funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE de planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.     
id METO-3_2b840844d4e0ba624f90fc287fa8bf3d
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2641
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MSEducação; Educação Especial; Educação IndígenaEscolarização indígena; Atendimento educacional especializado; Interculturalidade. Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das Aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de umapesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais tendo em vista a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sócio cultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concernem as funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE de planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.     Universidade Metodista de PiracicabaPROESP/CAPESSilva, João Henrique daBruno, Marilda Moraes Garcia2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/264110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 241-2582238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641/1854https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2641/690https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2641/691América.Educação.Educação.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:10:36Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2641Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T18:10:36Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
title A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
spellingShingle A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
Silva, João Henrique da
Educação; Educação Especial; Educação Indígena
Escolarização indígena; Atendimento educacional especializado; Interculturalidade.
title_short A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
title_full A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
title_fullStr A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
title_full_unstemmed A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
title_sort A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados/MS
author Silva, João Henrique da
author_facet Silva, João Henrique da
Bruno, Marilda Moraes Garcia
author_role author
author2 Bruno, Marilda Moraes Garcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROESP/CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Henrique da
Bruno, Marilda Moraes Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Especial; Educação Indígena
Escolarização indígena; Atendimento educacional especializado; Interculturalidade.
topic Educação; Educação Especial; Educação Indígena
Escolarização indígena; Atendimento educacional especializado; Interculturalidade.
description Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das Aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de umapesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais tendo em vista a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sócio cultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concernem as funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE de planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.     
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2641/1854
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2641/690
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2641/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América.
Educação.
Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 241-258
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020454768640