Absenteísmo docente na escola pública paulista: usos e abusos do amparo legal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesqui, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1767
Resumo: Um dos problemas apontados por gestores escolares, por especialistas da rede pública de ensino e frequentemente destacado na mídia, refere-se ao alto índice de absenteísmo dos professores, contudo, poucos estudos buscam verificar o quanto vem a ser “alto índice de absenteísmo docente” e quais seriam os motivos dessas ausências. Este artigo destaca o registro das ausências dos professores da sala de aula e as justificativas por eles utilizadas para essas ausências em uma escola da rede pública estadual de ensino regular, localizada na grande São Paulo, onde, durante todo o ano letivo de 2006, foram acompanhadas 13.448 aulas. Para as 2.868 ausências registradas (ou 21,4% do total de aulas previstas para o ano letivo) observaram-se dezenove diferentes modalidades de justificativas, algumas amparadas legalmente e outras não. Os resultados apontam para a urgente necessidade de discussão quanto à legislação educacional vigente, pois, ampara situações em que o afastamento do trabalho é plenamente justificável e permite abusos como os famosos acertos caseiros. O texto aponta para a hipótese da existência de uma cultura da ausência dentro da escola pesquisada visto que todos os professores que atuaram ao longo do ano letivo valeram-se de algum um tipo de afastamento, legal ou não. 
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