Absenteísmo docente na escola pública paulista: usos e abusos do amparo legal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1767 |
Resumo: | Um dos problemas apontados por gestores escolares, por especialistas da rede pública de ensino e frequentemente destacado na mídia, refere-se ao alto índice de absenteísmo dos professores, contudo, poucos estudos buscam verificar o quanto vem a ser “alto índice de absenteísmo docente” e quais seriam os motivos dessas ausências. Este artigo destaca o registro das ausências dos professores da sala de aula e as justificativas por eles utilizadas para essas ausências em uma escola da rede pública estadual de ensino regular, localizada na grande São Paulo, onde, durante todo o ano letivo de 2006, foram acompanhadas 13.448 aulas. Para as 2.868 ausências registradas (ou 21,4% do total de aulas previstas para o ano letivo) observaram-se dezenove diferentes modalidades de justificativas, algumas amparadas legalmente e outras não. Os resultados apontam para a urgente necessidade de discussão quanto à legislação educacional vigente, pois, ampara situações em que o afastamento do trabalho é plenamente justificável e permite abusos como os famosos acertos caseiros. O texto aponta para a hipótese da existência de uma cultura da ausência dentro da escola pesquisada visto que todos os professores que atuaram ao longo do ano letivo valeram-se de algum um tipo de afastamento, legal ou não. |
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Absenteísmo docente na escola pública paulista: usos e abusos do amparo legalabsenteísmo de professores, legislação educacional e trabalho docente.Um dos problemas apontados por gestores escolares, por especialistas da rede pública de ensino e frequentemente destacado na mídia, refere-se ao alto índice de absenteísmo dos professores, contudo, poucos estudos buscam verificar o quanto vem a ser “alto índice de absenteísmo docente” e quais seriam os motivos dessas ausências. Este artigo destaca o registro das ausências dos professores da sala de aula e as justificativas por eles utilizadas para essas ausências em uma escola da rede pública estadual de ensino regular, localizada na grande São Paulo, onde, durante todo o ano letivo de 2006, foram acompanhadas 13.448 aulas. Para as 2.868 ausências registradas (ou 21,4% do total de aulas previstas para o ano letivo) observaram-se dezenove diferentes modalidades de justificativas, algumas amparadas legalmente e outras não. Os resultados apontam para a urgente necessidade de discussão quanto à legislação educacional vigente, pois, ampara situações em que o afastamento do trabalho é plenamente justificável e permite abusos como os famosos acertos caseiros. O texto aponta para a hipótese da existência de uma cultura da ausência dentro da escola pesquisada visto que todos os professores que atuaram ao longo do ano letivo valeram-se de algum um tipo de afastamento, legal ou não. Universidade Metodista de PiracicabaGesqui, Luiz Carlos2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/176710.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p33-40Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 33-402238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1767/1319Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:01:19Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1767Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:01:19Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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