A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3995 |
Resumo: | Esta é a introdução do Dossiê “Pensando a Educação 500 anos após Wittenberg”. O dossiê possui por objetivo problematizar e refletir a respeito da relevância, das repercussões e das influências que o pensamento reformado legou para o campo da educação ocidental, e, em particular, para a brasileira. Neste artigo, apresentamos uma introdução aos modos de inserção de grupos protestantes na dinâmica da sociedade brasileira em formação, em especial no período que vai da vinda dos primeiros colonizadores franceses (meados do século XVI) até a chegada dos primeiros missionários protestantes (segunda metade do século XIX). Nossas principais considerações apontam que o protestantismo transplantado para o Brasil, definido como protestantismo histórico de missão, foi fortemente influenciado pela visão de mundo da igreja metodista norte-americana que encontrou no confronto de adaptação nos Estados Unidos as condições ideais para o seu desenvolvimento. Ao final, discutimos possíveis relações entre os artigos do dossiê, compreendendo como eles permitem dar visibilidade a pesquisas já realizadas sobre educação e Reforma e apontar novas possibilidades de investigação. |
id |
METO-3_2f31a4a501711264f287eda053723c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3995 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introduçãoEducação, História da EducaçãoReforma Protestante, Escola, Missão, BrasilEsta é a introdução do Dossiê “Pensando a Educação 500 anos após Wittenberg”. O dossiê possui por objetivo problematizar e refletir a respeito da relevância, das repercussões e das influências que o pensamento reformado legou para o campo da educação ocidental, e, em particular, para a brasileira. Neste artigo, apresentamos uma introdução aos modos de inserção de grupos protestantes na dinâmica da sociedade brasileira em formação, em especial no período que vai da vinda dos primeiros colonizadores franceses (meados do século XVI) até a chegada dos primeiros missionários protestantes (segunda metade do século XIX). Nossas principais considerações apontam que o protestantismo transplantado para o Brasil, definido como protestantismo histórico de missão, foi fortemente influenciado pela visão de mundo da igreja metodista norte-americana que encontrou no confronto de adaptação nos Estados Unidos as condições ideais para o seu desenvolvimento. Ao final, discutimos possíveis relações entre os artigos do dossiê, compreendendo como eles permitem dar visibilidade a pesquisas já realizadas sobre educação e Reforma e apontar novas possibilidades de investigação.Universidade Metodista de PiracicabaVieira, Cesar Romero Amaralde Aguiar, Thiago Borges2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/399510.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p189-206Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 189-2062238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3995/2217BrasilModernidade, ContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3995Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
title |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
spellingShingle |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução Vieira, Cesar Romero Amaral Educação, História da Educação Reforma Protestante, Escola, Missão, Brasil |
title_short |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
title_full |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
title_fullStr |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
title_full_unstemmed |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
title_sort |
A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução |
author |
Vieira, Cesar Romero Amaral |
author_facet |
Vieira, Cesar Romero Amaral de Aguiar, Thiago Borges |
author_role |
author |
author2 |
de Aguiar, Thiago Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cesar Romero Amaral de Aguiar, Thiago Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, História da Educação Reforma Protestante, Escola, Missão, Brasil |
topic |
Educação, História da Educação Reforma Protestante, Escola, Missão, Brasil |
description |
Esta é a introdução do Dossiê “Pensando a Educação 500 anos após Wittenberg”. O dossiê possui por objetivo problematizar e refletir a respeito da relevância, das repercussões e das influências que o pensamento reformado legou para o campo da educação ocidental, e, em particular, para a brasileira. Neste artigo, apresentamos uma introdução aos modos de inserção de grupos protestantes na dinâmica da sociedade brasileira em formação, em especial no período que vai da vinda dos primeiros colonizadores franceses (meados do século XVI) até a chegada dos primeiros missionários protestantes (segunda metade do século XIX). Nossas principais considerações apontam que o protestantismo transplantado para o Brasil, definido como protestantismo histórico de missão, foi fortemente influenciado pela visão de mundo da igreja metodista norte-americana que encontrou no confronto de adaptação nos Estados Unidos as condições ideais para o seu desenvolvimento. Ao final, discutimos possíveis relações entre os artigos do dossiê, compreendendo como eles permitem dar visibilidade a pesquisas já realizadas sobre educação e Reforma e apontar novas possibilidades de investigação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3995 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p189-206 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3995 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p189-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3995/2217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Modernidade, Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 189-206 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021540044800 |