Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Origuela, Milena Avelaneda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes da Silva, Cinthia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o esporte difundido pela televisão e identificar possíveis implicações desse fenômeno social para a formação profissional em Educação Física. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em autores da Sociologia, Antropologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Ao término da análise, identificou-se que o esporte difundido pela mídia segue o modelo do esporte de alto rendimento, e esta parece ser a única referência a ser seguida pelos estudantes de Educação Física que, ao voltarem sua atenção também ao esporte como prática e como lazer, poderão adquirir conhecimentos fundamentais para a cultura corporal de movimento. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso à discussão das diferenças entre o esporte presencial e o esporte telespetáculo, assim como a elementos básicos e categorias para analisar o esporte telespetáculo, e isso poderá ocorrer por meio de disciplina específica ou a partir das diferentes disciplinas da grade curricular.
id METO-3_2fa26956ee37ad510462d84ae6059306
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2079
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação físicaEsportes; Televisão; Educação; Educação Física e treinamento.Este estudo teve como objetivo analisar o esporte difundido pela televisão e identificar possíveis implicações desse fenômeno social para a formação profissional em Educação Física. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em autores da Sociologia, Antropologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Ao término da análise, identificou-se que o esporte difundido pela mídia segue o modelo do esporte de alto rendimento, e esta parece ser a única referência a ser seguida pelos estudantes de Educação Física que, ao voltarem sua atenção também ao esporte como prática e como lazer, poderão adquirir conhecimentos fundamentais para a cultura corporal de movimento. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso à discussão das diferenças entre o esporte presencial e o esporte telespetáculo, assim como a elementos básicos e categorias para analisar o esporte telespetáculo, e isso poderá ocorrer por meio de disciplina específica ou a partir das diferentes disciplinas da grade curricular. Universidade Metodista de PiracicabaOriguela, Milena AvelanedaLopes da Silva, Cinthia2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/207910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p83-98Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 83-982238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079/1493Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:54:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2079Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:54:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
title Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
spellingShingle Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
Origuela, Milena Avelaneda
Esportes; Televisão; Educação; Educação Física e treinamento.
title_short Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
title_full Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
title_fullStr Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
title_full_unstemmed Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
title_sort Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
author Origuela, Milena Avelaneda
author_facet Origuela, Milena Avelaneda
Lopes da Silva, Cinthia
author_role author
author2 Lopes da Silva, Cinthia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Origuela, Milena Avelaneda
Lopes da Silva, Cinthia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes; Televisão; Educação; Educação Física e treinamento.
topic Esportes; Televisão; Educação; Educação Física e treinamento.
description Este estudo teve como objetivo analisar o esporte difundido pela televisão e identificar possíveis implicações desse fenômeno social para a formação profissional em Educação Física. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em autores da Sociologia, Antropologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Ao término da análise, identificou-se que o esporte difundido pela mídia segue o modelo do esporte de alto rendimento, e esta parece ser a única referência a ser seguida pelos estudantes de Educação Física que, ao voltarem sua atenção também ao esporte como prática e como lazer, poderão adquirir conhecimentos fundamentais para a cultura corporal de movimento. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso à discussão das diferenças entre o esporte presencial e o esporte telespetáculo, assim como a elementos básicos e categorias para analisar o esporte telespetáculo, e isso poderá ocorrer por meio de disciplina específica ou a partir das diferentes disciplinas da grade curricular.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p83-98
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p83-98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079/1493
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 83-98
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022379954176