Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação física
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o esporte difundido pela televisão e identificar possíveis implicações desse fenômeno social para a formação profissional em Educação Física. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em autores da Sociologia, Antropologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Ao término da análise, identificou-se que o esporte difundido pela mídia segue o modelo do esporte de alto rendimento, e esta parece ser a única referência a ser seguida pelos estudantes de Educação Física que, ao voltarem sua atenção também ao esporte como prática e como lazer, poderão adquirir conhecimentos fundamentais para a cultura corporal de movimento. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso à discussão das diferenças entre o esporte presencial e o esporte telespetáculo, assim como a elementos básicos e categorias para analisar o esporte telespetáculo, e isso poderá ocorrer por meio de disciplina específica ou a partir das diferentes disciplinas da grade curricular. |
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Esporte telespetáculo: implicações para a formação profissional em educação físicaEsportes; Televisão; Educação; Educação Física e treinamento.Este estudo teve como objetivo analisar o esporte difundido pela televisão e identificar possíveis implicações desse fenômeno social para a formação profissional em Educação Física. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em autores da Sociologia, Antropologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Ao término da análise, identificou-se que o esporte difundido pela mídia segue o modelo do esporte de alto rendimento, e esta parece ser a única referência a ser seguida pelos estudantes de Educação Física que, ao voltarem sua atenção também ao esporte como prática e como lazer, poderão adquirir conhecimentos fundamentais para a cultura corporal de movimento. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso à discussão das diferenças entre o esporte presencial e o esporte telespetáculo, assim como a elementos básicos e categorias para analisar o esporte telespetáculo, e isso poderá ocorrer por meio de disciplina específica ou a partir das diferentes disciplinas da grade curricular. Universidade Metodista de PiracicabaOriguela, Milena AvelanedaLopes da Silva, Cinthia2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/207910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p83-98Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 83-982238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2079/1493Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:54:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2079Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:54:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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