Cursos superiores de tecnologia: igualdade jurídica e dualidade da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Detregiachi Filho, Edson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dal Ri, Neusa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1860
Resumo: Os cursos superiores de tecnologia no Brasil desde a última década do século XX, vêm apresentando uma enorme expansão em relação ao número de cursos e vagas oferecidas. Contudo, os altos índices de evasão escolar apresentados nesses cursos motivaram a realização de pesquisa com o intuito de desvendar os fatores que conduzem os alunos à evasão. A pesquisa efetua análise histórica sobre a condução da educação profissional no Brasil, mediante revisão bibliográfica e documental sobre o tema. Dessa forma, busca-se demonstrar, neste texto, que a condução das políticas públicas para a educação profissional exacerba a dualidade da escola. Porém, essa dualidade gera contradições entre as questões objetivas e aquelas subjetivas construídas pela ideologia disseminada pelas políticas públicas e ações governamentais em relação à educação profissional. Essas contradições acabam desnudando a inferioridade social da educação profissional e desestimula a permanência dos alunos nos cursos. A igualdade jurídica imposta pela legislação entre os níveis de educação procura mediar a emergência dessas contradições. Contudo, apesar da igualdade jurídica, a igualdade social não é alcançada na implementação das políticas públicas, o que se traduz em elevado índice de evasão escolar. 
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