Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2072 |
Resumo: | O tema da formação do homem tem se constituído num universo bastante profícuo para as pesquisas na área das ciências humanas. Desde a Grécia clássica, a constituição do homem vem sendo retratada através de discursos literário/poético, filosófico, ou romanesco. O tema desse texto versa sobre o processo de constituição do sujeito. Para retratar esse processo, nos apropriaremos da Literatura e do Cinema, como discursos possíveis para refletir sobre a formação do homem. Tomaremos a obra As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi e o filme Pinóquio, de Benigni como discursos sobre a formação e constituição do homem. Iremos, na primeira parte do trabalho, apresentar a tipologia do romance proposta por Bakhtin, buscando em Pinóquio as características do romance de formação. Na segunda parte, refletiremos sobre o conceito de educação subjacente na obra de Pinóquio. Para isso, faremos um paralelo entre a obra de Collodi com o conceito de educação em Durkheim. |
id |
METO-3_407716b8af4d0aa303f0c5ef696b3430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2072 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio”Cinema. Educação. Formação. Literatura.O tema da formação do homem tem se constituído num universo bastante profícuo para as pesquisas na área das ciências humanas. Desde a Grécia clássica, a constituição do homem vem sendo retratada através de discursos literário/poético, filosófico, ou romanesco. O tema desse texto versa sobre o processo de constituição do sujeito. Para retratar esse processo, nos apropriaremos da Literatura e do Cinema, como discursos possíveis para refletir sobre a formação do homem. Tomaremos a obra As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi e o filme Pinóquio, de Benigni como discursos sobre a formação e constituição do homem. Iremos, na primeira parte do trabalho, apresentar a tipologia do romance proposta por Bakhtin, buscando em Pinóquio as características do romance de formação. Na segunda parte, refletiremos sobre o conceito de educação subjacente na obra de Pinóquio. Para isso, faremos um paralelo entre a obra de Collodi com o conceito de educação em Durkheim.Universidade Metodista de PiracicabaFapesp/CNPqLeite, César Donizetti PereiraDanelon, Márcio2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/207210.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p41-52Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 41-522238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2072/1490Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:52:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2072Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:52:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
title |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
spellingShingle |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” Leite, César Donizetti Pereira Cinema. Educação. Formação. Literatura. |
title_short |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
title_full |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
title_fullStr |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
title_full_unstemmed |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
title_sort |
Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio” |
author |
Leite, César Donizetti Pereira |
author_facet |
Leite, César Donizetti Pereira Danelon, Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Danelon, Márcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapesp/CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira Danelon, Márcio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema. Educação. Formação. Literatura. |
topic |
Cinema. Educação. Formação. Literatura. |
description |
O tema da formação do homem tem se constituído num universo bastante profícuo para as pesquisas na área das ciências humanas. Desde a Grécia clássica, a constituição do homem vem sendo retratada através de discursos literário/poético, filosófico, ou romanesco. O tema desse texto versa sobre o processo de constituição do sujeito. Para retratar esse processo, nos apropriaremos da Literatura e do Cinema, como discursos possíveis para refletir sobre a formação do homem. Tomaremos a obra As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi e o filme Pinóquio, de Benigni como discursos sobre a formação e constituição do homem. Iremos, na primeira parte do trabalho, apresentar a tipologia do romance proposta por Bakhtin, buscando em Pinóquio as características do romance de formação. Na segunda parte, refletiremos sobre o conceito de educação subjacente na obra de Pinóquio. Para isso, faremos um paralelo entre a obra de Collodi com o conceito de educação em Durkheim. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2072 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p41-52 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2072 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p41-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2072/1490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 41-52 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020453720064 |