Infância, tempo e experiência: olhares para a educação a partir de “Pinóquio”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, César Donizetti Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Danelon, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2072
Resumo: O tema da formação do homem tem se constituído num universo bastante profícuo para as pesquisas na área das ciências humanas. Desde a Grécia clássica, a constituição do homem vem sendo retratada através de discursos literário/poético, filosófico, ou romanesco. O tema desse texto versa sobre o processo de constituição do sujeito. Para retratar esse processo, nos apropriaremos da Literatura e do Cinema, como discursos possíveis para refletir sobre a formação do homem. Tomaremos a obra As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi e o filme Pinóquio, de Benigni como discursos sobre a formação e constituição do homem. Iremos, na primeira parte do trabalho, apresentar a tipologia do romance proposta por Bakhtin, buscando em Pinóquio as características do romance de formação. Na segunda parte, refletiremos sobre o conceito de educação subjacente na obra de Pinóquio. Para isso, faremos um paralelo entre a obra de Collodi com o conceito de educação em Durkheim.
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