O pagamento por desempenho no contexto das reformas educacionais paulistas
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1900 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objeto de análise o pagamento por desempenho, representado na rede estadual paulista de ensino pelo bônus mérito. O bônus, assim como outras medidas implantadas na última década, faz parte das reformas de natureza neoliberal que predominaram na rede de ensino paulista. O artigo se propõe a discutir as implicações deste mecanismo para o trabalho docente a partir de revisão bibliográfica sobre o assunto e, também, da interpretação de dados obtidos em uma investigação empírica de base qualitativa. Esta teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de três diretorias regionais de ensino. Os resultados revelaram a influência dos elementos gerencialistas e performáticos na organização do trabalho das escolas e dos professores e mostraram que o pagamento por desempenho não tem contribuído para a melhoria das condições de trabalho e carreira docentes, o que pouco contribui para alterar a qualidade do ensino, sendo, portanto, um mecanismo voltado à responsabilização docente. |
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