Educação ambiental e o uso de agrotóxicos: relações entre o modelo de produção agrícola, a exigência do conhecimento e o papel da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassis, Fabiana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Luiz Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2374
Resumo: A partir da dissertação de mestrado da primeira autora, procuramos explorar neste artigo aspectos relacionados com processos de construção de possíveis sentidos sobre a relação entre educação e o uso intensivo de agrotóxicos para a produção agrícola. A pesquisa teve como foco as relações entre educação ambiental e as possibilidades de formação política e construção da cidadania em contextos nos quais o uso intensivo de agrotóxicos é parte da realidade cotidiana de uma determinada população. As principais questões de pesquisa estão voltadas para tentativas de compreender quais os significados atribuídos por educadores de uma comunidade agrícola sobre a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras, e ainda, que justificativas e argumentos sustentam os seus depoimentos e suas considerações sobre tais práticas. A abordagem histórico-cultural orientou o processo de produção, sistematização e análise dos dados, a partir de entrevistas com quatro agentes sociais envolvidos em atividades de educação ambiental em um município do interior paulista no qual a principal atividade econômica está relacionada com práticas de produção agrícola intensivas. A construção de sentidos a partir da análise das entrevistas permitiu-nos a proposição de quatro núcleos de significação. Neste artigo, dedicaremos especial atenção ao núcleo referente ao modelo de produção agrícola e o uso de agrotóxicos.
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