Educação ambiental e o uso de agrotóxicos: relações entre o modelo de produção agrícola, a exigência do conhecimento e o papel da escola
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2374 |
Resumo: | A partir da dissertação de mestrado da primeira autora, procuramos explorar neste artigo aspectos relacionados com processos de construção de possíveis sentidos sobre a relação entre educação e o uso intensivo de agrotóxicos para a produção agrícola. A pesquisa teve como foco as relações entre educação ambiental e as possibilidades de formação política e construção da cidadania em contextos nos quais o uso intensivo de agrotóxicos é parte da realidade cotidiana de uma determinada população. As principais questões de pesquisa estão voltadas para tentativas de compreender quais os significados atribuídos por educadores de uma comunidade agrícola sobre a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras, e ainda, que justificativas e argumentos sustentam os seus depoimentos e suas considerações sobre tais práticas. A abordagem histórico-cultural orientou o processo de produção, sistematização e análise dos dados, a partir de entrevistas com quatro agentes sociais envolvidos em atividades de educação ambiental em um município do interior paulista no qual a principal atividade econômica está relacionada com práticas de produção agrícola intensivas. A construção de sentidos a partir da análise das entrevistas permitiu-nos a proposição de quatro núcleos de significação. Neste artigo, dedicaremos especial atenção ao núcleo referente ao modelo de produção agrícola e o uso de agrotóxicos. |
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Educação ambiental e o uso de agrotóxicos: relações entre o modelo de produção agrícola, a exigência do conhecimento e o papel da escolaEducação; Educação Ambiental; Educadores; Escola; Agrotóxicos.A partir da dissertação de mestrado da primeira autora, procuramos explorar neste artigo aspectos relacionados com processos de construção de possíveis sentidos sobre a relação entre educação e o uso intensivo de agrotóxicos para a produção agrícola. A pesquisa teve como foco as relações entre educação ambiental e as possibilidades de formação política e construção da cidadania em contextos nos quais o uso intensivo de agrotóxicos é parte da realidade cotidiana de uma determinada população. As principais questões de pesquisa estão voltadas para tentativas de compreender quais os significados atribuídos por educadores de uma comunidade agrícola sobre a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras, e ainda, que justificativas e argumentos sustentam os seus depoimentos e suas considerações sobre tais práticas. A abordagem histórico-cultural orientou o processo de produção, sistematização e análise dos dados, a partir de entrevistas com quatro agentes sociais envolvidos em atividades de educação ambiental em um município do interior paulista no qual a principal atividade econômica está relacionada com práticas de produção agrícola intensivas. A construção de sentidos a partir da análise das entrevistas permitiu-nos a proposição de quatro núcleos de significação. Neste artigo, dedicaremos especial atenção ao núcleo referente ao modelo de produção agrícola e o uso de agrotóxicos.Universidade Metodista de PiracicabaFassis, FabianaCarvalho, Luiz Marcelo de2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/237410.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep309-334Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 309-3342238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2374/1597Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T12:12:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2374Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T12:12:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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