A constituição histórica do espaço da Educação Infantil: uma questão de gênero
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4387 |
Resumo: | A construção da história da Educação Infantil no Brasil percorre modelos educacionais, métodos pedagógicos e uma organização social que perduram nos tempos contemporâneos. No levantamento da literatura para historicizar a constituição do espaço da Educação Infantil, observa-se a delimitação de um contexto marcado pela identidade de gênero: feminino. A construção histórica do espaço da Educação Infantil é atravessada pela maternidade: mães que cuidam, mães que se voluntariam para cuidar, mães que lutam por um lugar para deixarem seus filhos enquanto trabalham. Neste esteio, o objetivo do presente ensaio é promover a reflexão sobre a presença predominantemente feminina na Educação Infantil como uma construção histórico-social. Para tanto, traçamos o percurso da Educação Infantil no Brasil, de maneira não exaustiva, contemplando os Kindergartens, os primeiros Jardins de Infância, as creches e também alguns marcos legais. Em seguida, trazemos ao diálogo pesquisas contemporâneas que tratam da temática, cujos autores nos ajudam a refletir sobre a presença feminina na docência na Educação Infantil. |
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A constituição histórica do espaço da Educação Infantil: uma questão de gêneroEducação InfantilEducação Infantil; Perspectiva histórica; GêneroA construção da história da Educação Infantil no Brasil percorre modelos educacionais, métodos pedagógicos e uma organização social que perduram nos tempos contemporâneos. No levantamento da literatura para historicizar a constituição do espaço da Educação Infantil, observa-se a delimitação de um contexto marcado pela identidade de gênero: feminino. A construção histórica do espaço da Educação Infantil é atravessada pela maternidade: mães que cuidam, mães que se voluntariam para cuidar, mães que lutam por um lugar para deixarem seus filhos enquanto trabalham. Neste esteio, o objetivo do presente ensaio é promover a reflexão sobre a presença predominantemente feminina na Educação Infantil como uma construção histórico-social. Para tanto, traçamos o percurso da Educação Infantil no Brasil, de maneira não exaustiva, contemplando os Kindergartens, os primeiros Jardins de Infância, as creches e também alguns marcos legais. Em seguida, trazemos ao diálogo pesquisas contemporâneas que tratam da temática, cujos autores nos ajudam a refletir sobre a presença feminina na docência na Educação Infantil.Universidade Metodista de PiracicabaVidal, Marinália Lemos GonçalvesPucci, Renata2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/438710.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p307-327Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 307-3272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4387/2399BrasilContemporaneidadeDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4387Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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