A constituição histórica do espaço da Educação Infantil: uma questão de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Marinália Lemos Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pucci, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4387
Resumo: A construção da história da Educação Infantil no Brasil percorre modelos educacionais, métodos pedagógicos e uma organização social que perduram nos tempos contemporâneos. No levantamento da literatura para historicizar a constituição do espaço da Educação Infantil, observa-se a delimitação de um contexto marcado pela identidade de gênero: feminino. A construção histórica do espaço da Educação Infantil é atravessada pela maternidade: mães que cuidam, mães que se voluntariam para cuidar, mães que lutam por um lugar para deixarem seus filhos enquanto trabalham. Neste esteio, o objetivo do presente ensaio é promover a reflexão sobre a presença predominantemente feminina na Educação Infantil como uma construção histórico-social. Para tanto, traçamos o percurso da Educação Infantil no Brasil, de maneira não exaustiva, contemplando os Kindergartens, os primeiros Jardins de Infância, as creches e também alguns marcos legais. Em seguida, trazemos ao diálogo pesquisas contemporâneas que tratam da temática, cujos autores nos ajudam a refletir sobre a presença feminina na docência na Educação Infantil.
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