Probabilidade: discursos produzidos sobre a bissexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamplona, Renata Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dinis, Nilson Fernades
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1556
Resumo: Este artigo objetiva analisar como são produzidos os discursos sobre a bissexualidade em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: Probabilidade, que narra o dilema vivenciado pelo adolescente Leonardo, diante da possibilidade de estabelecer experiências afetivo-sexuais com garotas e garotos. A confusão de Leonardo diante da necessidade de nomear sua orientação sexual é solucionada numa aula de probabilidade. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Como opção metodológica trabalhar-se-á a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo ao produzir a bissexualidade atrelada ao discurso probabilístico arquiteta um discurso da racionalidade, expresso pelo argumento de que pessoas bissexuais possuem mais chances de estabelecer relações amorosas do que pessoas homossexuais ou heterossexuais. Com isso, deixa de priorizar a discussão de diversas vertentes das práticas homofóbicas endereçadas às pessoas bissexuais. A bissexualidade é apresentada como uma prática efêmera, ressaltando assim a heterossexualidade como padrão hegemônico. Abstract: This article aims to analyze how discourses on bisexuality are produced in an educational video. It will be taken as corpus analysis the video Probability, which narrates the dilemma experienced by the adolescent named Leonardo facing the possibility of establishing affective and sexual experiences with girls and boys. Leonardo`s trouble to the need of labeling  his sexual orientation is solved in a class of probability. This video makes up part of the teaching material named Kit anti-homophobia. As methodological option, we will work with Foucauldian Arqueogenealogy, given that this event falls within the domain of knowledge and power. The conclusion is that the video by producing bisexuality linked to probabilistic discourse, architects a discourse of rationality expressed in the argument that bisexual people have more chances to establish romantic relationships than homosexual or heterosexual people. With that idea, the discussion of the different aspects of homophobic practices addressed to bisexual people is put aside. Bisexuality is presented as an ephemeral practice, thus highlighting the hegemonic heterosexuality as standard pattern. 
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