Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glidden, Rosina Forteski
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goulart, John Lyo de Andrade, de Lima, Karin Oswald, Fernandes, Lidiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397
Resumo: O hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação deste hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do ensino médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não-paramétrico Qui Quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018.
id METO-3_6903020aff8602a7d98a84718620b514
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704397
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Hábitos de leitura de estudantes do ensino médioPsicologia; EducaçãoEnsino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; LiteraturaO hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação deste hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do ensino médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não-paramétrico Qui Quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018.Universidade Metodista de PiracicabaGlidden, Rosina ForteskiGoulart, John Lyo de Andradede Lima, Karin OswaldFernandes, Lidiane da Silva2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170439710.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p171-184Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 171-1842238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397/2666https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704397/1785ConveniênciaDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704397Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
title Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
spellingShingle Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
Glidden, Rosina Forteski
Psicologia; Educação
Ensino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; Literatura
title_short Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
title_full Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
title_fullStr Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
title_sort Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
author Glidden, Rosina Forteski
author_facet Glidden, Rosina Forteski
Goulart, John Lyo de Andrade
de Lima, Karin Oswald
Fernandes, Lidiane da Silva
author_role author
author2 Goulart, John Lyo de Andrade
de Lima, Karin Oswald
Fernandes, Lidiane da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Glidden, Rosina Forteski
Goulart, John Lyo de Andrade
de Lima, Karin Oswald
Fernandes, Lidiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia; Educação
Ensino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; Literatura
topic Psicologia; Educação
Ensino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; Literatura
description O hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação deste hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do ensino médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não-paramétrico Qui Quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p171-184
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p171-184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397/2666
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704397/1785
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

Conveniência
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 171-184
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021985689600