Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397 |
Resumo: | O hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação deste hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do ensino médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não-paramétrico Qui Quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018. |
id |
METO-3_6903020aff8602a7d98a84718620b514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704397 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médioPsicologia; EducaçãoEnsino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; LiteraturaO hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação deste hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do ensino médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não-paramétrico Qui Quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018.Universidade Metodista de PiracicabaGlidden, Rosina ForteskiGoulart, John Lyo de Andradede Lima, Karin OswaldFernandes, Lidiane da Silva2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170439710.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p171-184Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 171-1842238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397/2666https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704397/1785ConveniênciaDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704397Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
title |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio Glidden, Rosina Forteski Psicologia; Educação Ensino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; Literatura |
title_short |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
title_full |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
title_sort |
Hábitos de leitura de estudantes do ensino médio |
author |
Glidden, Rosina Forteski |
author_facet |
Glidden, Rosina Forteski Goulart, John Lyo de Andrade de Lima, Karin Oswald Fernandes, Lidiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, John Lyo de Andrade de Lima, Karin Oswald Fernandes, Lidiane da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glidden, Rosina Forteski Goulart, John Lyo de Andrade de Lima, Karin Oswald Fernandes, Lidiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia; Educação Ensino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; Literatura |
topic |
Psicologia; Educação Ensino Médio; Hábito de Leitura; Iniciação à leitura; Formação do Leitor; Literatura |
description |
O hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação deste hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do ensino médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não-paramétrico Qui Quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p171-184 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p171-184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704397/2666 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704397/1785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Conveniência |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 171-184 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021985689600 |