Atuação de egressos no ambiente socioeconômico oriundos de uma IES comunitária
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4292 |
Resumo: | O texto tem por objetivo analisar como vem materializando-se a inserção de egressos de cursos de graduação no ambiente socioeconômico, oriundos de uma universidade comunitária localizada no interior do Estado de Santa Catarina. Dada a natureza do objeto, optou-se por desenvolver estudo qualitativo-exploratório, ex post facto, a partir de fontes bibliográfica, documental e de pessoas. Os dados primários foram obtidos a partir de questionário aplicado junto a 8.512 egressos de cursos de graduação, compreendendo os anos de 2015, 2016, 2017 e primeiro semestre de 2018. A realidade profissional por eles revelada apresentou-se, por vezes, contraditória ao percurso acadêmico trilhado. Constatou-se, por exemplo, que 30,68% dos egressos avaliaram o currículo de seu curso de graduação como sendo em parte ou totalmente inadequado ao exercício da profissão. Entre os indicadores considerados inadequados estão a formação para o empreendedorismo, a preparação para o exercício profissional e a articulação teoria-prática. Os resultados revelaram ainda serem poucos os egressos a constituírem seu próprio negócio após a conclusão da graduação (15,26%). Constituíram aprendizados diferenciados a realização de estágios, o trabalho de conclusão do curso, a participação em atividades complementares, em eventos e em projetos de pesquisa, extensão ou cultura. |
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