Exigibilidade judicial do direito à educação: interfaces entre educação e judiciário na produção norte-americana
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3111 |
Resumo: | O presente artigo objetiva mapear a produção norte-americana dos últimos vinte anos sobre a judicialização da educação básica, a partir da base de dados Education Resources Information Center (Eric), classificando as produções encontradas segundo autoria, ano de publicação, tipo de pesquisa e descritores, sendo estes últimos agrupados em eixos temáticos que se relacionam às problemáticas mais recorrentemente debatidas na literatura encontrada. Os resultados- que permitem levantar questões para, em futuras pesquisas, pensar o caso brasileiro- indicam significativa produção, com grande diversidade de temáticas levadas às cortes, refletindo longo histórico de judicialização da educação no país. Uma ampla gama de produções se relaciona à temática da equidade no sistema, indicado uma preocupação em lidar com desigualdades educacionais, seja no âmbito étnico-racial ou em meio à discussão sobre o financiamento da educação e as responsabilidades dos diferentes entes envolvidos na provisão da educação. |
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Exigibilidade judicial do direito à educação: interfaces entre educação e judiciário na produção norte-americanaEducaçãoDireito à Educação; Ação Judicial Educacional; Estados Unidos da América; Levantamento bibliográfico.O presente artigo objetiva mapear a produção norte-americana dos últimos vinte anos sobre a judicialização da educação básica, a partir da base de dados Education Resources Information Center (Eric), classificando as produções encontradas segundo autoria, ano de publicação, tipo de pesquisa e descritores, sendo estes últimos agrupados em eixos temáticos que se relacionam às problemáticas mais recorrentemente debatidas na literatura encontrada. Os resultados- que permitem levantar questões para, em futuras pesquisas, pensar o caso brasileiro- indicam significativa produção, com grande diversidade de temáticas levadas às cortes, refletindo longo histórico de judicialização da educação no país. Uma ampla gama de produções se relaciona à temática da equidade no sistema, indicado uma preocupação em lidar com desigualdades educacionais, seja no âmbito étnico-racial ou em meio à discussão sobre o financiamento da educação e as responsabilidades dos diferentes entes envolvidos na provisão da educação. Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal do ParanáFeldman, MarinaSilveira, Adriana Aparecida Dragone2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/311110.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p203-222Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 203-2222238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3111/1876Estados Unidos da América1996-2015Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3111Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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