Reforma protestante e educação escolar: as contribuições de Felipe Melanchthon (1497-1560)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rodrigo Pinto de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar, de Andrade, Francielle Aparecida Garuti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3462
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a contribuições do teólogo alemão Felipe Melanchthon para educação escolar no contexto da Reforma Protestante na Alemanha do século XVI. Embora tenha se voltado prioritariamente para as questões religiosas, a Reforma teve desdobramentos em outros campos da vida social e ultrapassou as questões relativas à Igreja; reforçando movimentos de renovação nas mais diferentes esferas da estrutura social, incluindo o campo da educação escolar. Foi durante a Reforma Protestante que a ideia de uma educação voltada para todos começou a ser elaborada, essa educação, sob os auspícios da religião, tinha como objetivo possibilitar ao fiel o acesso aos textos bíblicos, assim, a educação era um elemento necessário para a disseminação da nova fé. As propostas educacionais dos reformadores do século XVI, em especial as de Melanchthon, estavam claramente ancoradas em pressupostos teológicos. Suas ideias pedagógicas eram de extração religiosa, que procuravam elevar a educação e a educação escolar ao patamar de determinantes para a consolidação da religião e para a renovação da sociedade. Amparado nos conceitos de sola scriptura e do sacerdócio universal de todos os crentes, Felipe Melanchthon propôs a necessidade que os fiéis deveriam ter a capacidade de leitura dos textos bíblicos, deveriam para tal, receber educação. 
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