Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3705 |
Resumo: | Ao considerar o envelhecimento da população e a dinamicidade dos mecanismos sociais da contemporaneidade, observamos que há um movimento no tocante à participação mais ativa e contundente dos idosos no mundo produtivo, contribuindo, tanto em relação aos papéis sociais, como na estrutura familiar e, muitas vezes, em ações educativas não formais. O objetivo do presente artigo é refletir sobre os sentidos e significados atribuídos por idosos às práticas educativas vivenciadas num Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um Grupo de Discussão com oito idosos frequentadores do CRAS do Jardim Paraíso, na cidade de Joinville-SC. O aporte teórico e metodológico tem como autores Aguiar e Ozella (2013), Freire (1998), Gohn (2005), Streck (2011). Os resultados poderão contribuir para as práticas educativas e políticas públicas no sentido de proporcionar uma formação mais humanista, proba e capaz de provocar o sentido de cidadania plena, particularmente nos indivíduos da terceira idade. Para os idosos o CRAS é um lugar de acolhimento e de convivência, cujas práticas educativas proporcionam um novo sentido para a vida dos que lá participam. |
id |
METO-3_780de1ed60e7ab67891ab64675ca298e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3705 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência socialEducaçãoPolíticas Públicas, Práticas Educativas, Educação Não Formal, Terceira Idade, Sentidos e Significados.Ao considerar o envelhecimento da população e a dinamicidade dos mecanismos sociais da contemporaneidade, observamos que há um movimento no tocante à participação mais ativa e contundente dos idosos no mundo produtivo, contribuindo, tanto em relação aos papéis sociais, como na estrutura familiar e, muitas vezes, em ações educativas não formais. O objetivo do presente artigo é refletir sobre os sentidos e significados atribuídos por idosos às práticas educativas vivenciadas num Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um Grupo de Discussão com oito idosos frequentadores do CRAS do Jardim Paraíso, na cidade de Joinville-SC. O aporte teórico e metodológico tem como autores Aguiar e Ozella (2013), Freire (1998), Gohn (2005), Streck (2011). Os resultados poderão contribuir para as práticas educativas e políticas públicas no sentido de proporcionar uma formação mais humanista, proba e capaz de provocar o sentido de cidadania plena, particularmente nos indivíduos da terceira idade. Para os idosos o CRAS é um lugar de acolhimento e de convivência, cujas práticas educativas proporcionam um novo sentido para a vida dos que lá participam. Universidade Metodista de PiracicabaFundo de Apoio à Pesquisa - FAPUniversidade da Região de Joinville - UNIVILLERichter Voigt, Jane MeryBarrocas, Leandro CamposPillotto, Silvia Sell Duarte2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/370510.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p217-235Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 217-2352238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3705/2367BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3705Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
title |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
spellingShingle |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social Richter Voigt, Jane Mery Educação Políticas Públicas, Práticas Educativas, Educação Não Formal, Terceira Idade, Sentidos e Significados. |
title_short |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
title_full |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
title_fullStr |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
title_sort |
Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social |
author |
Richter Voigt, Jane Mery |
author_facet |
Richter Voigt, Jane Mery Barrocas, Leandro Campos Pillotto, Silvia Sell Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Barrocas, Leandro Campos Pillotto, Silvia Sell Duarte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richter Voigt, Jane Mery Barrocas, Leandro Campos Pillotto, Silvia Sell Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Políticas Públicas, Práticas Educativas, Educação Não Formal, Terceira Idade, Sentidos e Significados. |
topic |
Educação Políticas Públicas, Práticas Educativas, Educação Não Formal, Terceira Idade, Sentidos e Significados. |
description |
Ao considerar o envelhecimento da população e a dinamicidade dos mecanismos sociais da contemporaneidade, observamos que há um movimento no tocante à participação mais ativa e contundente dos idosos no mundo produtivo, contribuindo, tanto em relação aos papéis sociais, como na estrutura familiar e, muitas vezes, em ações educativas não formais. O objetivo do presente artigo é refletir sobre os sentidos e significados atribuídos por idosos às práticas educativas vivenciadas num Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um Grupo de Discussão com oito idosos frequentadores do CRAS do Jardim Paraíso, na cidade de Joinville-SC. O aporte teórico e metodológico tem como autores Aguiar e Ozella (2013), Freire (1998), Gohn (2005), Streck (2011). Os resultados poderão contribuir para as práticas educativas e políticas públicas no sentido de proporcionar uma formação mais humanista, proba e capaz de provocar o sentido de cidadania plena, particularmente nos indivíduos da terceira idade. Para os idosos o CRAS é um lugar de acolhimento e de convivência, cujas práticas educativas proporcionam um novo sentido para a vida dos que lá participam. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3705 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p217-235 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3705 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p217-235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3705/2367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 217-235 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021484470272 |