Práticas educativas com idosos num centro de referência de assistência social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter Voigt, Jane Mery
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barrocas, Leandro Campos, Pillotto, Silvia Sell Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3705
Resumo: Ao considerar o envelhecimento da população e a dinamicidade dos mecanismos sociais da contemporaneidade, observamos que há um movimento no tocante à participação mais ativa e contundente dos idosos no mundo produtivo, contribuindo, tanto em relação aos papéis sociais, como na estrutura familiar e, muitas vezes, em ações educativas não formais. O objetivo do presente artigo é refletir sobre os sentidos e significados atribuídos por idosos às práticas educativas vivenciadas num Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um Grupo de Discussão com oito idosos frequentadores do CRAS do Jardim Paraíso, na cidade de Joinville-SC. O aporte teórico e metodológico tem como autores Aguiar e Ozella (2013), Freire (1998), Gohn (2005), Streck (2011). Os resultados poderão contribuir para as práticas educativas e políticas públicas no sentido de proporcionar uma formação mais humanista, proba e capaz de provocar o sentido de cidadania plena, particularmente nos indivíduos da terceira idade. Para os idosos o CRAS é um lugar de acolhimento e de convivência, cujas práticas educativas proporcionam um novo sentido para a vida dos que lá participam. 
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