As paixões, as pulsões e as emoções humanas em Aristóteles, Freud e Norbert Elias: uma reflexão para a educação contemporânea
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3580 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir o papel e a importância das emoções no processo de constituição dos indivíduos e da própria sociedade e suas possíveis ressonâncias na educação. De caráter teórico, o texto parte da exposição da noção de emoções para autores como Aristóteles, Freud e Norbert Elias, defendendo a ideia de que o homem é marcado e constituído por uma dimensão que precisa ser retomada se quisermos compreendê-lo e, assim, contribuir de alguma maneira para os desafios que são enfrentados, por exemplo, por professores e alunos em uma sala de aula. Partimos da ideia de que as emoções pertencem à natureza humana, isto é, para conhecer os homens deveríamos começar a observar as suas ações apaixonadas, visto que elas podem indicar o caráter de um indivíduo e de um grupo. Nesse aspecto, a melhor maneira de se estabelecer estratégias para influenciar a conduta de uma pessoa está em considerar esse outro lado de sua existência. Na sala de aula, lugar formativo por excelência, esse debate se faz necessário, tendo em vista que ali se manifestam os mais diversos tipos de emoções, e que considerados, podem contribuir para uma formação mais ampla e integral do ser humano. |
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As paixões, as pulsões e as emoções humanas em Aristóteles, Freud e Norbert Elias: uma reflexão para a educação contemporâneaEducaçãoEmoções; Ética; Formação HumanaEste artigo tem como objetivo discutir o papel e a importância das emoções no processo de constituição dos indivíduos e da própria sociedade e suas possíveis ressonâncias na educação. De caráter teórico, o texto parte da exposição da noção de emoções para autores como Aristóteles, Freud e Norbert Elias, defendendo a ideia de que o homem é marcado e constituído por uma dimensão que precisa ser retomada se quisermos compreendê-lo e, assim, contribuir de alguma maneira para os desafios que são enfrentados, por exemplo, por professores e alunos em uma sala de aula. Partimos da ideia de que as emoções pertencem à natureza humana, isto é, para conhecer os homens deveríamos começar a observar as suas ações apaixonadas, visto que elas podem indicar o caráter de um indivíduo e de um grupo. Nesse aspecto, a melhor maneira de se estabelecer estratégias para influenciar a conduta de uma pessoa está em considerar esse outro lado de sua existência. Na sala de aula, lugar formativo por excelência, esse debate se faz necessário, tendo em vista que ali se manifestam os mais diversos tipos de emoções, e que considerados, podem contribuir para uma formação mais ampla e integral do ser humano.Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCNPq, Edital Universal.Carvalho, Alonso BezerraBrandão, Carlos Fonseca2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/358010.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p307-329Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 307-3292238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3580/2106OcidenteGrécia antiga; Século XX, ContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:15Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3580Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:15Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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