Representações de graduandas de educação física sobre corpo, mulher e mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Dieli Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado, Vagner Matias do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4458
Resumo: O trabalho problematiza percepções de estudantes sobre a relação entre corpo, mulher e mídia. A perspectiva culturalista e os estudos de gênero foram adotados como aporte teórico para a investigação. O objetivo foi compreender, a partir de suas narrativas, como as representações midiáticas afetam o olhar das estudantes a respeito de seus corpos, bem como qual o impacto que atribuem às influências da mídia na produção do corpo da mulher. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se de grupo focal com seis graduandas, as quais se autorrepresentavam como mulheres e cursavam o último período do curso de formação inicial em Educação Física, em uma instituição de ensino superior pública do interior do estado de Minas Gerais. Identificou-se que, para as colaboradoras, “ser” mulher se conecta com representações sociais e que as influências da mídia sob seus corpos se estabelecem na a construção de padrões corporais esperados socialmente para as mulheres. De acordo com as estudantes, tal fato produz sentimentos negativos com relação ao próprio corpo, estabelece classificações e hierarquizações entre as mulheres e impacta nas possibilidades de reconhecimento profissional, no que se refere à futura inserção no mercado de trabalho, especialmente quando da atuação como profissional liberal, em acadêmicas de ginástica e musculação. 
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