Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563 |
Resumo: | Este escrito tem como objeto de estudo a coordenação de curso de graduação. Pretende levantar reflexões acerca de desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário no âmbito da coordenação de curso de graduação na Educação Superior. Em termos metodológicos, se configura como um registro teórico-experiencial, uma vez que se ancora na literatura acadêmica, nacional e internacional, acerca da docência universitária e na experiência vivida no contexto da coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos anos de 2014 a 2016. Como apontamentos conclusivos, enfatiza que a atuação profissional do professor universitário, na coordenação de curso de graduação, está condicionada à cultura organizacional das instituições universitárias e às relações de poder existentes em cada contexto. Além disso, reforça a necessidade de formação, especialmente na área de gestão universitária, para a atuação na coordenação de curso de graduação, bem como a demanda de apoio/suporte técnico-administrativo, dos departamentos e dos centros acadêmicos, entre outros, no trabalho diário da coordenação. A ausência desse apoio/suporte sobrecarrega o coordenador de curso e precariza sua atuação profissional na Educação Superior. |
id |
METO-3_97beb9f52360f7707c01f47935f36744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4563 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitárioEducação SuperiorCoordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo.Este escrito tem como objeto de estudo a coordenação de curso de graduação. Pretende levantar reflexões acerca de desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário no âmbito da coordenação de curso de graduação na Educação Superior. Em termos metodológicos, se configura como um registro teórico-experiencial, uma vez que se ancora na literatura acadêmica, nacional e internacional, acerca da docência universitária e na experiência vivida no contexto da coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos anos de 2014 a 2016. Como apontamentos conclusivos, enfatiza que a atuação profissional do professor universitário, na coordenação de curso de graduação, está condicionada à cultura organizacional das instituições universitárias e às relações de poder existentes em cada contexto. Além disso, reforça a necessidade de formação, especialmente na área de gestão universitária, para a atuação na coordenação de curso de graduação, bem como a demanda de apoio/suporte técnico-administrativo, dos departamentos e dos centros acadêmicos, entre outros, no trabalho diário da coordenação. A ausência desse apoio/suporte sobrecarrega o coordenador de curso e precariza sua atuação profissional na Educação Superior. Universidade Metodista de PiracicabaUFERSAMedeiros, Emerson Augusto de2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-Experiencialapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/456310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p121-142Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 121-1422238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563/2504BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4563Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
title |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
spellingShingle |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário Medeiros, Emerson Augusto de Educação Superior Coordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo. |
title_short |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
title_full |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
title_fullStr |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
title_full_unstemmed |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
title_sort |
Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário |
author |
Medeiros, Emerson Augusto de |
author_facet |
Medeiros, Emerson Augusto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Coordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo. |
topic |
Educação Superior Coordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo. |
description |
Este escrito tem como objeto de estudo a coordenação de curso de graduação. Pretende levantar reflexões acerca de desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário no âmbito da coordenação de curso de graduação na Educação Superior. Em termos metodológicos, se configura como um registro teórico-experiencial, uma vez que se ancora na literatura acadêmica, nacional e internacional, acerca da docência universitária e na experiência vivida no contexto da coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos anos de 2014 a 2016. Como apontamentos conclusivos, enfatiza que a atuação profissional do professor universitário, na coordenação de curso de graduação, está condicionada à cultura organizacional das instituições universitárias e às relações de poder existentes em cada contexto. Além disso, reforça a necessidade de formação, especialmente na área de gestão universitária, para a atuação na coordenação de curso de graduação, bem como a demanda de apoio/suporte técnico-administrativo, dos departamentos e dos centros acadêmicos, entre outros, no trabalho diário da coordenação. A ausência desse apoio/suporte sobrecarrega o coordenador de curso e precariza sua atuação profissional na Educação Superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Teórico-Experiencial |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p121-142 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p121-142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563/2504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 121-142 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022259367936 |