Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Emerson Augusto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563
Resumo: Este escrito tem como objeto de estudo a coordenação de curso de graduação. Pretende levantar reflexões acerca de desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário no âmbito da coordenação de curso de graduação na Educação Superior. Em termos metodológicos, se configura como um registro teórico-experiencial, uma vez que se ancora na literatura acadêmica, nacional e internacional, acerca da docência universitária e na experiência vivida no contexto da coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos anos de 2014 a 2016. Como apontamentos conclusivos, enfatiza que a atuação profissional do professor universitário, na coordenação de curso de graduação, está condicionada à cultura organizacional das instituições universitárias e às relações de poder existentes em cada contexto. Além disso, reforça a necessidade de formação, especialmente na área de gestão universitária, para a atuação na coordenação de curso de graduação, bem como a demanda de apoio/suporte técnico-administrativo, dos departamentos e dos centros acadêmicos, entre outros, no trabalho diário da coordenação. A ausência desse apoio/suporte sobrecarrega o coordenador de curso e precariza sua atuação profissional na Educação Superior. 
id METO-3_97beb9f52360f7707c01f47935f36744
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4563
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitárioEducação SuperiorCoordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo.Este escrito tem como objeto de estudo a coordenação de curso de graduação. Pretende levantar reflexões acerca de desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário no âmbito da coordenação de curso de graduação na Educação Superior. Em termos metodológicos, se configura como um registro teórico-experiencial, uma vez que se ancora na literatura acadêmica, nacional e internacional, acerca da docência universitária e na experiência vivida no contexto da coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos anos de 2014 a 2016. Como apontamentos conclusivos, enfatiza que a atuação profissional do professor universitário, na coordenação de curso de graduação, está condicionada à cultura organizacional das instituições universitárias e às relações de poder existentes em cada contexto. Além disso, reforça a necessidade de formação, especialmente na área de gestão universitária, para a atuação na coordenação de curso de graduação, bem como a demanda de apoio/suporte técnico-administrativo, dos departamentos e dos centros acadêmicos, entre outros, no trabalho diário da coordenação. A ausência desse apoio/suporte sobrecarrega o coordenador de curso e precariza sua atuação profissional na Educação Superior. Universidade Metodista de PiracicabaUFERSAMedeiros, Emerson Augusto de2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-Experiencialapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/456310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p121-142Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 121-1422238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563/2504BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4563Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
title Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
spellingShingle Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
Medeiros, Emerson Augusto de
Educação Superior
Coordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo.
title_short Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
title_full Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
title_fullStr Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
title_full_unstemmed Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
title_sort Coordenação de Curso de Graduação – desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário
author Medeiros, Emerson Augusto de
author_facet Medeiros, Emerson Augusto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UFERSA
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Coordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo.
topic Educação Superior
Coordenação de Curso de Graduação; Educação Superior; Professor Universitário; Licenciatura em Educação do Campo.
description Este escrito tem como objeto de estudo a coordenação de curso de graduação. Pretende levantar reflexões acerca de desafios e tensões na atuação profissional do professor universitário no âmbito da coordenação de curso de graduação na Educação Superior. Em termos metodológicos, se configura como um registro teórico-experiencial, uma vez que se ancora na literatura acadêmica, nacional e internacional, acerca da docência universitária e na experiência vivida no contexto da coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos anos de 2014 a 2016. Como apontamentos conclusivos, enfatiza que a atuação profissional do professor universitário, na coordenação de curso de graduação, está condicionada à cultura organizacional das instituições universitárias e às relações de poder existentes em cada contexto. Além disso, reforça a necessidade de formação, especialmente na área de gestão universitária, para a atuação na coordenação de curso de graduação, bem como a demanda de apoio/suporte técnico-administrativo, dos departamentos e dos centros acadêmicos, entre outros, no trabalho diário da coordenação. A ausência desse apoio/suporte sobrecarrega o coordenador de curso e precariza sua atuação profissional na Educação Superior. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Teórico-Experiencial
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p121-142
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p121-142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4563/2504
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 121-142
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022259367936