Da instrumentalização à emancipação: uma abordagem da inovação em política e gestão educacional pela Teoria Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Darlan Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2442
Resumo: O presente ensaio aborda o tema da inovação em política e gestão educacional, fazendo um breve resgate histórico do surgimento da inovação no campo da educação. Verifica-se que o fenômeno da inovação nas políticas e nos instrumentos de gestão educacional foi condicionado por determinantes de natureza econômica e sob a tutela do tecnicismo pedagógico. O objetivo central do estudo é discutir a migração da inovação do mundo da produção e do campo da economia para a dimensão da cultura e campo da educação para, então, apresentar uma proposta de compreensão da inovação educacional a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória. Tal proposta está fundamentada nas contribuições teórico-metodológicas da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e inspirada no mito de Prometeu, a partir da tragédia grega de Ésquilo. Para tanto, adota-se o tradicional formato ensaístico e as contribuições de Theodor Adorno e de Max Horkheimer para realizar a crítica imanente à concepção economicista de inovação educacional e esboçar os pressupostos de inovações educacionais voltadas à emancipação e à autonomia intelectual do indivíduo. 
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