Notas marginais sobre Adorno e Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p27-47 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4209 |
Resumo: | O ensaio científico discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações, às injustiças sociais e à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Nesse processo, compreende-se, com Adorno, que a educação passa pela reavaliação crítica da cultura e pela reeducação da sociedade administrada, coisificada, para superar o estado de opressão e alienação das questões que abordamos aqui. Por sua vez, Freire, parte de um cenário da comunicação como exigência para a recriação do conhecimento e da realidade sociocultural, seguindo as prerrogativas de autonomia, liberdade e dignidade humana imanente ao ato pedagógico. Concluímos que tais concepções, embora distintas, sinalizam para um movimento mais participativo da cultura e de resistência crítica ao pensamento homogeneizador, no sentido de despertar e promover o diálogo que revigora a experiência formativa e criativa da educação. |
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Notas marginais sobre Adorno e FreireO ensaio científico discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações, às injustiças sociais e à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Nesse processo, compreende-se, com Adorno, que a educação passa pela reavaliação crítica da cultura e pela reeducação da sociedade administrada, coisificada, para superar o estado de opressão e alienação das questões que abordamos aqui. Por sua vez, Freire, parte de um cenário da comunicação como exigência para a recriação do conhecimento e da realidade sociocultural, seguindo as prerrogativas de autonomia, liberdade e dignidade humana imanente ao ato pedagógico. Concluímos que tais concepções, embora distintas, sinalizam para um movimento mais participativo da cultura e de resistência crítica ao pensamento homogeneizador, no sentido de despertar e promover o diálogo que revigora a experiência formativa e criativa da educação.Universidade Metodista de PiracicabaCAPES/FAPERGSHabowski, Adilson CristianoConte, Elaine2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/420910.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p27-47Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 27-472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4209/2401Direitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4209Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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