TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: experiências atuais de pesquisa no Brasil e na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luiz Roberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2478
Resumo: A Teoria Crítica da Sociedade, tal como nos esclareceu Max Horkheimer, no artigo "Teoria Tradicional e Teoria Crítica" de 1937, está fundamentada em dois princípios básicos da teoria social: o comportamento crítico e a orientação para a emancipação. Esse princípios também embasam a perspectiva da teoria crítica da educação, conforme as análises de Theodor Adorno,  na  Theorie der Halbbildung (Teoria da Semiformação - 1959) e nos ensaios que integram o livro Erziehung zur Mündkeit (Educação e Emancipação  – 1971). O texto apresenta ainda algumas reflexões sobre as pesquisas recentes realizadas no Brasil e na Alemanha.
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