Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3358 |
Resumo: | O tema do ensaio – vinculado à pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2013) – incide sobre a violência escolar presente no bullying. Examinamos, especificamente, concepções de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) das 8ªs séries/ 9ºs anos de três escolas públicas do município de Ananindeua (PA) acerca de questões envolvidas no bullying. Tais concepções foram levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas e voltam-se à percepção destes educadores sobre as causas do bullying; sobre o perfil dos alunos que agridem e/ou são agredidos; sobre se os alunos em situação de inclusão são vitimizados tanto quanto os demais alunos nas escolas em que trabalham e, finalmente, sobre as possíveis ações para combater o bullying escolar. A análise das referidas concepções é realizada a partir do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, particularmente, da investigação social empírica, conforme proposições de Adorno, Horkheimer e Marcuse.Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade; Violência Escolar; discriminação e preconceito. |
id |
METO-3_ba3f0eb22668b9a93a188028ab388eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3358 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA)O tema do ensaio – vinculado à pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2013) – incide sobre a violência escolar presente no bullying. Examinamos, especificamente, concepções de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) das 8ªs séries/ 9ºs anos de três escolas públicas do município de Ananindeua (PA) acerca de questões envolvidas no bullying. Tais concepções foram levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas e voltam-se à percepção destes educadores sobre as causas do bullying; sobre o perfil dos alunos que agridem e/ou são agredidos; sobre se os alunos em situação de inclusão são vitimizados tanto quanto os demais alunos nas escolas em que trabalham e, finalmente, sobre as possíveis ações para combater o bullying escolar. A análise das referidas concepções é realizada a partir do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, particularmente, da investigação social empírica, conforme proposições de Adorno, Horkheimer e Marcuse.Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade; Violência Escolar; discriminação e preconceito.Universidade Metodista de PiracicabaGiordano, RosiSanreth, Lana2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/335810.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p103-126Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 103-1262238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3358/2013Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T12:53:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3358Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-09-11T12:53:10Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
title |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
spellingShingle |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) Giordano, Rosi |
title_short |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
title_full |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
title_fullStr |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
title_full_unstemmed |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
title_sort |
Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA) |
author |
Giordano, Rosi |
author_facet |
Giordano, Rosi Sanreth, Lana |
author_role |
author |
author2 |
Sanreth, Lana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordano, Rosi Sanreth, Lana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O tema do ensaio – vinculado à pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2013) – incide sobre a violência escolar presente no bullying. Examinamos, especificamente, concepções de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) das 8ªs séries/ 9ºs anos de três escolas públicas do município de Ananindeua (PA) acerca de questões envolvidas no bullying. Tais concepções foram levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas e voltam-se à percepção destes educadores sobre as causas do bullying; sobre o perfil dos alunos que agridem e/ou são agredidos; sobre se os alunos em situação de inclusão são vitimizados tanto quanto os demais alunos nas escolas em que trabalham e, finalmente, sobre as possíveis ações para combater o bullying escolar. A análise das referidas concepções é realizada a partir do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, particularmente, da investigação social empírica, conforme proposições de Adorno, Horkheimer e Marcuse.Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade; Violência Escolar; discriminação e preconceito. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3358 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p103-126 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3358 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p103-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3358/2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 103-126 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022662021120 |