Violência, educação e sociedade: o bullying na concepção de educadores em Ananindeua (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Rosi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sanreth, Lana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3358
Resumo: O tema do ensaio – vinculado à pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2013) – incide sobre a violência escolar presente no bullying. Examinamos, especificamente, concepções de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) das 8ªs séries/ 9ºs anos de três escolas públicas do município de Ananindeua (PA) acerca de questões envolvidas no bullying. Tais concepções foram levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas e voltam-se à percepção destes educadores sobre as causas do bullying; sobre o perfil dos alunos que agridem e/ou são agredidos; sobre se os alunos em situação de inclusão são vitimizados tanto quanto os demais alunos nas escolas em que trabalham e, finalmente, sobre as possíveis ações para combater o bullying escolar. A análise das referidas concepções é realizada a partir do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, particularmente, da investigação social empírica, conforme proposições de Adorno, Horkheimer e Marcuse.Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade; Violência Escolar; discriminação e preconceito.
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