As subjetividades dos estudantes na era da internet
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2482 |
Resumo: | Com o objetivo de estudar como se dá a interação tecnologia/subjetividade, foi realizada uma pesquisa sobre a relação dos estudantes com a internet, analisando os sentidos constituídos por duas jovens de diferentes classes sociais na e pela interação com a web. Considerou-se a desigualdade social como uma determinante que marca estas interações, pois partimos do pressuposto de que para entender a relação do homem com a tecnologia é preciso estudar essa relação dentro do contexto econômico, social e cultural em que este sujeito está inserido. A partir da análise realizada, percebeu-se que a desigualdade social marca a diversidade que se alcança com o uso das TIC, mas, ainda assim, observaram-se muitas semelhanças dos sentidos e das contradições da internet para as duas estudantes, como a possibilidade de desabafarem e o medo da exposição. Concluímos que o acesso à internet é condição importante para evitar a ampliação da desigualdade social brasileira e que a escola tem papel importante na forma como as jovens utilizam a web. |
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As subjetividades dos estudantes na era da internetPsicologia da Educação; Psicologia Sócio-históricaSubjetividade dos estudantes; internet e juventudeCom o objetivo de estudar como se dá a interação tecnologia/subjetividade, foi realizada uma pesquisa sobre a relação dos estudantes com a internet, analisando os sentidos constituídos por duas jovens de diferentes classes sociais na e pela interação com a web. Considerou-se a desigualdade social como uma determinante que marca estas interações, pois partimos do pressuposto de que para entender a relação do homem com a tecnologia é preciso estudar essa relação dentro do contexto econômico, social e cultural em que este sujeito está inserido. A partir da análise realizada, percebeu-se que a desigualdade social marca a diversidade que se alcança com o uso das TIC, mas, ainda assim, observaram-se muitas semelhanças dos sentidos e das contradições da internet para as duas estudantes, como a possibilidade de desabafarem e o medo da exposição. Concluímos que o acesso à internet é condição importante para evitar a ampliação da desigualdade social brasileira e que a escola tem papel importante na forma como as jovens utilizam a web.Universidade Metodista de PiracicabaHasegawa, MirianBock, Ana Mercês Bahia2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/248210.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p7-27Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 7-272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2482/1776https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2482/770BrasilDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:26:52Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2482Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:26:52Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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