As subjetividades dos estudantes na era da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hasegawa, Mirian
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bock, Ana Mercês Bahia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2482
Resumo: Com o objetivo de estudar como se dá a interação tecnologia/subjetividade, foi realizada uma pesquisa sobre a relação dos estudantes com a internet, analisando os sentidos constituídos por duas jovens de diferentes classes sociais na e pela interação com a web. Considerou-se a desigualdade social como uma determinante que marca estas interações, pois partimos do pressuposto de que para entender a relação do homem com a tecnologia é preciso estudar essa relação dentro do contexto econômico, social e cultural em que este sujeito está inserido. A partir da análise realizada, percebeu-se que a desigualdade social marca a diversidade que se alcança com o uso das TIC, mas, ainda assim, observaram-se muitas semelhanças dos sentidos e das contradições da internet para as duas estudantes, como a possibilidade de desabafarem e o medo da exposição. Concluímos que o acesso à internet é condição importante para evitar a ampliação da desigualdade social brasileira e que a escola tem papel importante na forma como as jovens utilizam a web.
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