O princípio ético da responsabilidade: apelo por um ensino científico prudente
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2605 |
Resumo: | O artigo examina o grau de influência das diretrizes científicas na vida cotidiana, nas tomadas de decisões em relação ao futuro, na responsabilidade do cientista como técnico e ser humano, e no papel da sociedade para com a sobrevivência da vida no planeta. Problematiza-se, amparado em Hans Jonas, o encantamento do homem com os rumos da biotecnologia, que modificou radicalmente o pensar e o agir e trouxe sérios riscos e ameaça à vida. As promessas da ciência colocaram a ética tradicional em crise e postularam novos horizontes de reflexão, ou seja, além da perspectiva do agir próximo estão incluídos nos debates éticos contemporâneos, os direitos das gerações futuras. Defende-se, a partir do princípio ético responsabilidade, um ensino científico prudente, pois as tecnologias de ponta estão prestes a desencadear processos cujas consequências se desconhecem e que podem trazer riscos, a curto e longo prazo, para a vida humana e extra-humana. |
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O princípio ético da responsabilidade: apelo por um ensino científico prudenteEducação. Ensino. Epistemologia.Ética. Ciência. Ensino. Responsabilidade. Prudência.O artigo examina o grau de influência das diretrizes científicas na vida cotidiana, nas tomadas de decisões em relação ao futuro, na responsabilidade do cientista como técnico e ser humano, e no papel da sociedade para com a sobrevivência da vida no planeta. Problematiza-se, amparado em Hans Jonas, o encantamento do homem com os rumos da biotecnologia, que modificou radicalmente o pensar e o agir e trouxe sérios riscos e ameaça à vida. As promessas da ciência colocaram a ética tradicional em crise e postularam novos horizontes de reflexão, ou seja, além da perspectiva do agir próximo estão incluídos nos debates éticos contemporâneos, os direitos das gerações futuras. Defende-se, a partir do princípio ético responsabilidade, um ensino científico prudente, pois as tecnologias de ponta estão prestes a desencadear processos cujas consequências se desconhecem e que podem trazer riscos, a curto e longo prazo, para a vida humana e extra-humana.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESAlves, Marcos Alexandre2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/260510.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p53-68Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 53-682238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2605/1727Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:28:52Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2605Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:28:52Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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