O princípio ético da responsabilidade: apelo por um ensino científico prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcos Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2605
Resumo: O artigo examina o grau de influência das diretrizes científicas na vida cotidiana, nas tomadas de decisões em relação ao futuro, na responsabilidade do cientista como técnico e ser humano, e no papel da sociedade para com a sobrevivência da vida no planeta. Problematiza-se, amparado em Hans Jonas, o encantamento do homem com os rumos da biotecnologia, que modificou radicalmente o pensar e o agir e trouxe sérios riscos e ameaça à vida. As promessas da ciência colocaram a ética tradicional em crise e postularam novos horizontes de reflexão, ou seja, além da perspectiva do agir próximo estão incluídos nos debates éticos contemporâneos, os direitos das gerações futuras. Defende-se, a partir do princípio ético responsabilidade, um ensino científico prudente, pois as tecnologias de ponta estão prestes a desencadear processos cujas consequências se desconhecem e que podem trazer riscos, a curto e longo prazo, para a vida humana e extra-humana.
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