Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves Machado, Anderson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peres Gonçalves, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704398
Resumo: Esta pesquisa objetivou averiguar o que dizem os docentes do gênero masculino sobre a atuação profissional com crianças de educação infantil, evidenciando se a orientação sexual dos professores pode influenciar no trabalho docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa do tipo descritiva, com a gravação de entrevistas, por meio da plataforma Google Meet, com três docentes que atuam na educação infantil em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul. Os resultados obtidos evidenciam que: existem preconceitos inerentes às relações de gênero e sexualidade na educação infantil, os quais influenciam na atuação do professor homem; os professores homossexuais enfrentam maiores dificuldades que os heterossexuais e, embora sua imagem esteja erroneamente associada à feminilidade, estes sujeitos enfrentam mais preconceitos no aspecto relacional com adultos, incluindo familiares, professoras, gestão escolar etc.; já as crianças não demonstram nenhuma objeção em relação ao gênero ou orientação sexual dos professores homens. Concluímos que a educação infantil deve ser um espaço em que os docentes do gênero masculino podem e devem atuar, independentemente da sua orientação sexual, pois o mais importante é a formação desses profissionais e a capacidade para trabalhar com crianças pequenas.
id METO-3_d3057732db5b54752599ff683617916f
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704398
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?Psicologia EducacionalProfessor homem; educação infantil; gênero; orientação sexual.Esta pesquisa objetivou averiguar o que dizem os docentes do gênero masculino sobre a atuação profissional com crianças de educação infantil, evidenciando se a orientação sexual dos professores pode influenciar no trabalho docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa do tipo descritiva, com a gravação de entrevistas, por meio da plataforma Google Meet, com três docentes que atuam na educação infantil em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul. Os resultados obtidos evidenciam que: existem preconceitos inerentes às relações de gênero e sexualidade na educação infantil, os quais influenciam na atuação do professor homem; os professores homossexuais enfrentam maiores dificuldades que os heterossexuais e, embora sua imagem esteja erroneamente associada à feminilidade, estes sujeitos enfrentam mais preconceitos no aspecto relacional com adultos, incluindo familiares, professoras, gestão escolar etc.; já as crianças não demonstram nenhuma objeção em relação ao gênero ou orientação sexual dos professores homens. Concluímos que a educação infantil deve ser um espaço em que os docentes do gênero masculino podem e devem atuar, independentemente da sua orientação sexual, pois o mais importante é a formação desses profissionais e a capacidade para trabalhar com crianças pequenas.Universidade Metodista de PiracicabaEsteves Machado, AndersonPeres Gonçalves, Josiane2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170439810.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p89-112Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 89-1122238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704398/2656Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704398Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
title Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
spellingShingle Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
Esteves Machado, Anderson
Psicologia Educacional
Professor homem; educação infantil; gênero; orientação sexual.
title_short Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
title_full Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
title_fullStr Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
title_full_unstemmed Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
title_sort Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente?
author Esteves Machado, Anderson
author_facet Esteves Machado, Anderson
Peres Gonçalves, Josiane
author_role author
author2 Peres Gonçalves, Josiane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves Machado, Anderson
Peres Gonçalves, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Educacional
Professor homem; educação infantil; gênero; orientação sexual.
topic Psicologia Educacional
Professor homem; educação infantil; gênero; orientação sexual.
description Esta pesquisa objetivou averiguar o que dizem os docentes do gênero masculino sobre a atuação profissional com crianças de educação infantil, evidenciando se a orientação sexual dos professores pode influenciar no trabalho docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa do tipo descritiva, com a gravação de entrevistas, por meio da plataforma Google Meet, com três docentes que atuam na educação infantil em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul. Os resultados obtidos evidenciam que: existem preconceitos inerentes às relações de gênero e sexualidade na educação infantil, os quais influenciam na atuação do professor homem; os professores homossexuais enfrentam maiores dificuldades que os heterossexuais e, embora sua imagem esteja erroneamente associada à feminilidade, estes sujeitos enfrentam mais preconceitos no aspecto relacional com adultos, incluindo familiares, professoras, gestão escolar etc.; já as crianças não demonstram nenhuma objeção em relação ao gênero ou orientação sexual dos professores homens. Concluímos que a educação infantil deve ser um espaço em que os docentes do gênero masculino podem e devem atuar, independentemente da sua orientação sexual, pois o mais importante é a formação desses profissionais e a capacidade para trabalhar com crianças pequenas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704398
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p89-112
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704398
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p89-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704398/2656
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 89-112
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021876637696