Damas de Ébano nos clubes sociais negros: trancinhas e batom
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2051 |
Resumo: | o artigo em pauta refere-se à catalogação, conhecimento e estudos a respeito dos Clu- bes sociais negros - ou afro Clubes - que surgiram a partir da segunda metade do século XiX, em várias regiões do brasil, onde houvesse a presença de ex-escravizados e seus descendentes. será dada ênfase à participação da mulher negra nos clubes devido à importância dessas mu- lheres na história do país. estudos sobre os Clubes sociais negros visam reconstruir a história dos negros com novos objetos, nova abordagem e novos problemas de pesquisa. os estudos e pesquisas mostram que os Clubes sociais negros existem tanto nas zonas urbanas quanto no interior das unidades federativas do brasil. as fontes de consulta são pautadas principalmente nos depoimentos orais, oriundos dos testemunhos de quem participou ativamente do processo e nas pesquisas científicas publicadas. Fotografias estão sendo consideradas excelentes fontes de informações, além dos registros contábeis, atas de reuniões, dentre outros. os estudos investi- gativos apontam a relevância dessas organizações não somente como mais uma modalidade de sobrevivência cultural, mas também como resposta à sociedade racista e discriminadora, como lugares de lazer e diversão, socialização, manutenção das tradições e afirmação de identidades. |
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Damas de Ébano nos clubes sociais negros: trancinhas e batomEbano Ladies in Black social Clubs: Short Braids and Lipstickclubes sociais negros. coletividade. identidades. Mulheres negras.o artigo em pauta refere-se à catalogação, conhecimento e estudos a respeito dos Clu- bes sociais negros - ou afro Clubes - que surgiram a partir da segunda metade do século XiX, em várias regiões do brasil, onde houvesse a presença de ex-escravizados e seus descendentes. será dada ênfase à participação da mulher negra nos clubes devido à importância dessas mu- lheres na história do país. estudos sobre os Clubes sociais negros visam reconstruir a história dos negros com novos objetos, nova abordagem e novos problemas de pesquisa. os estudos e pesquisas mostram que os Clubes sociais negros existem tanto nas zonas urbanas quanto no interior das unidades federativas do brasil. as fontes de consulta são pautadas principalmente nos depoimentos orais, oriundos dos testemunhos de quem participou ativamente do processo e nas pesquisas científicas publicadas. Fotografias estão sendo consideradas excelentes fontes de informações, além dos registros contábeis, atas de reuniões, dentre outros. os estudos investi- gativos apontam a relevância dessas organizações não somente como mais uma modalidade de sobrevivência cultural, mas também como resposta à sociedade racista e discriminadora, como lugares de lazer e diversão, socialização, manutenção das tradições e afirmação de identidades.The article in question refers to the cataloging, cognizance and studies about the black social Clubs or african clubs that emerged from the second half of the nineteenth century in various regions of brazil, wherever there were former slaves and their descen- dants. emphasis will be given to the participation of black women in the clubs because of the importance of women in the country's history. studies on the black social Clubs aim to reconstruct the history of blacks with new objects, new approach and new research prob- lems. The studies and researches show that black social Clubs exist both in urban areas and in the interior of the states of brazil. The research sources are based mainly on oral testimony, coming from the testimonies of those who actively participated in the process and in scientific research published. Photos are considered excellent sources of information beyond the accounting records and minutes of meetings among others. The research studies point to the importance of these organizations not only as another form of cultural survival, but also in response to the racist and discriminating society, as places of leisure and enter- tainment, socialization, maintenance of traditions and affirmation of identities.Universidade Metodista de PiracicabaBatista, Rita de Cássia Souza Félix2014-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/205110.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p39-53Comunicações; v. 21, n. 1 (2014); 39-532238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2051/1257Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T16:43:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2051Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T16:43:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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