Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3255 |
Resumo: | Esse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento (FAPESP: 2015-21973-2), que tem como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não reconhecerem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X. |
id |
METO-3_dd6725647b8918e2a8b0f84949c4ba21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3255 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questãoEducaçãoSemiótica; Ensino de Física; Ensino médioEsse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento (FAPESP: 2015-21973-2), que tem como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não reconhecerem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X.Universidade Metodista de PiracicabaFAPESP e CNPq/PIBICTommasiello, Maria Guiomar CarneiroDos Santos, Luany RenataFranzol, Samara Dilio2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/325510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 23-342238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3255/1928BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-17T12:43:12Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3255Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-17T12:43:12Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
title |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
spellingShingle |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro Educação Semiótica; Ensino de Física; Ensino médio |
title_short |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
title_full |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
title_fullStr |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
title_full_unstemmed |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
title_sort |
Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão |
author |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
author_facet |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro Dos Santos, Luany Renata Franzol, Samara Dilio |
author_role |
author |
author2 |
Dos Santos, Luany Renata Franzol, Samara Dilio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP e CNPq/PIBIC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro Dos Santos, Luany Renata Franzol, Samara Dilio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Semiótica; Ensino de Física; Ensino médio |
topic |
Educação Semiótica; Ensino de Física; Ensino médio |
description |
Esse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento (FAPESP: 2015-21973-2), que tem como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não reconhecerem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3255 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3255 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3255/1928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 23-34 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021937455104 |