Dificuldades dos alunos com os registros de representação semiótica em aulas de física de uma escola brasileira de ensino médio: o x da questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dos Santos, Luany Renata, Franzol, Samara Dilio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3255
Resumo: Esse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento (FAPESP: 2015-21973-2), que tem como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não reconhecerem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X.
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