Da articulação do trabalho coletivo ao controle do trabalho docente: os (des)caminhos legais da Coordenação Pedagógica no Estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3730 |
Resumo: | Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa documental centrada na análise das resoluções publicadas no período de 1996 a 2017 sobre a função de Professor Coordenador (PC) no Estado de São Paulo. Foram analisadas 11 resoluções específicas, destacando-se os elementos centrais que alteraram a natureza do trabalho da função, tais como as justificativas, formas de seleção, denominação e, principalmente, as atribuições a serem realizadas nas escolas. O período analisado corresponde justamente ao fortalecimento das reformas educacionais de natureza neoliberal que ocorreram na rede paulista, na qual medidas gerencialistas e performáticas determinadas no âmbito de programas e projetos alteraram a organização do trabalho pedagógico. Neste sentido, a legislação foi um importante instrumento normativo que levou a coordenação pedagógica a adquirir novos sentidos na prática escolar. A função eminentemente articuladora e voltada para o exercício de atividades pedagógicas relacionadas às necessidades específicas das escolas por meio da elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico foi apropriada com outros objetivos e intenções ao longo de mais de 20 anos de implantação das políticas educacionais no Estado, tornando-se mais controladora e voltada ao monitoramento das ações determinadas externamente. |
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Da articulação do trabalho coletivo ao controle do trabalho docente: os (des)caminhos legais da Coordenação Pedagógica no Estado de São PauloEducaçãoCoordenação Pedagógica; Professor Coordenador; Rede Pública Estadual PaulistaNeste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa documental centrada na análise das resoluções publicadas no período de 1996 a 2017 sobre a função de Professor Coordenador (PC) no Estado de São Paulo. Foram analisadas 11 resoluções específicas, destacando-se os elementos centrais que alteraram a natureza do trabalho da função, tais como as justificativas, formas de seleção, denominação e, principalmente, as atribuições a serem realizadas nas escolas. O período analisado corresponde justamente ao fortalecimento das reformas educacionais de natureza neoliberal que ocorreram na rede paulista, na qual medidas gerencialistas e performáticas determinadas no âmbito de programas e projetos alteraram a organização do trabalho pedagógico. Neste sentido, a legislação foi um importante instrumento normativo que levou a coordenação pedagógica a adquirir novos sentidos na prática escolar. A função eminentemente articuladora e voltada para o exercício de atividades pedagógicas relacionadas às necessidades específicas das escolas por meio da elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico foi apropriada com outros objetivos e intenções ao longo de mais de 20 anos de implantação das políticas educacionais no Estado, tornando-se mais controladora e voltada ao monitoramento das ações determinadas externamente. Universidade Metodista de PiracicabaFernandes, Maria José da Silva2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise bibliográfico-documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/373010.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p67-80Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 67-802238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3730/2266BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3730Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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