Sociologia da Educação: o debate Agência versus Estrutura e a busca pelo lugar das Organizações Escolares a partir de Norbert Elias
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3592 |
Resumo: | Desenvolvemos esse trabalho sob a luz da Teoria Sociológica dos Processos de Norbert Elias concebendo a escola como uma figuração, um elemento intermediário que recebe a influência de contextos de interação macro e microssociais. A análise resulta de nossa tese de doutorado e se debruça sobre os processos sociais pelos quais passaram os campos educacionais do Brasil e Portugal, países que implementaram políticas de gestão democrática da educação após vivenciarem regimes autoritários, mas que cederam espaço a outras políticas de gestão escolar. Questionamos: a cultura organizacional sedimentada nas escolas desses dois campos poderia constituir um fator de resistência ao processo de implementação de políticas públicas? Qual a orientação epistemológica mais adequada para tratar de organizações escolares? Com a sociologia histórica, processual e figuracional eliasiana entendemos que a mudança deixa de ser necessariamente algo superior e coercitivo, devendo ser vista como inerente às relações sociais. Nesse sentido, a convivência de muitos dos atores sociais das organizações escolares com o período ditatorial fê-los desenvolver práticas autoritárias em suas relações socioprofissionais, nos levando a dar importância à sociogênese dos processos que se relacionam com as escolas, vendo os indivíduos como membros de uma teia de relações compostas não só por regras determinadas e rígidas como também por necessidades e escolhas individuais. |
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Sociologia da Educação: o debate Agência versus Estrutura e a busca pelo lugar das Organizações Escolares a partir de Norbert EliasSociologia das Organizações EscolaresTeoria Sociológica dos Processos; Política de Gestão Democrática da Educação; Figurações Escolares; Cultura Organizacional EscolarDesenvolvemos esse trabalho sob a luz da Teoria Sociológica dos Processos de Norbert Elias concebendo a escola como uma figuração, um elemento intermediário que recebe a influência de contextos de interação macro e microssociais. A análise resulta de nossa tese de doutorado e se debruça sobre os processos sociais pelos quais passaram os campos educacionais do Brasil e Portugal, países que implementaram políticas de gestão democrática da educação após vivenciarem regimes autoritários, mas que cederam espaço a outras políticas de gestão escolar. Questionamos: a cultura organizacional sedimentada nas escolas desses dois campos poderia constituir um fator de resistência ao processo de implementação de políticas públicas? Qual a orientação epistemológica mais adequada para tratar de organizações escolares? Com a sociologia histórica, processual e figuracional eliasiana entendemos que a mudança deixa de ser necessariamente algo superior e coercitivo, devendo ser vista como inerente às relações sociais. Nesse sentido, a convivência de muitos dos atores sociais das organizações escolares com o período ditatorial fê-los desenvolver práticas autoritárias em suas relações socioprofissionais, nos levando a dar importância à sociogênese dos processos que se relacionam com as escolas, vendo os indivíduos como membros de uma teia de relações compostas não só por regras determinadas e rígidas como também por necessidades e escolhas individuais.Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal de PernambucoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCentro de Estudos Sociais da Universidade de CoimbraMoura, Jamerson2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica, Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista; Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo; Pequisa Quantiativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359210.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p291-314Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 291-3142238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3592/2123Brasil; PortugalSéculos XX e XXI; Pós-Autoritarismo5 escolas (2 no Brasil e 3 em Portugal)Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3592Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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