Sociologia da Educação: o debate Agência versus Estrutura e a busca pelo lugar das Organizações Escolares a partir de Norbert Elias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jamerson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3592
Resumo: Desenvolvemos esse trabalho sob a luz da Teoria Sociológica dos Processos de Norbert Elias concebendo a escola como uma figuração, um elemento intermediário que recebe a influência de contextos de interação macro e microssociais. A análise resulta de nossa tese de doutorado e se debruça sobre os processos sociais pelos quais passaram os campos educacionais do Brasil e Portugal, países que implementaram políticas de gestão democrática da educação após vivenciarem regimes autoritários, mas que cederam espaço a outras políticas de gestão escolar. Questionamos: a cultura organizacional sedimentada nas escolas desses dois campos poderia constituir um fator de resistência ao processo de implementação de políticas públicas? Qual a orientação epistemológica mais adequada para tratar de organizações escolares? Com a sociologia histórica, processual e figuracional eliasiana entendemos que a mudança deixa de ser necessariamente algo superior e coercitivo, devendo ser vista como inerente às relações sociais. Nesse sentido, a convivência de muitos dos atores sociais das organizações escolares com o período ditatorial fê-los desenvolver práticas autoritárias em suas relações socioprofissionais, nos levando a dar importância à sociogênese dos processos que se relacionam com as escolas, vendo os indivíduos como membros de uma teia de relações compostas não só por regras determinadas e rígidas como também por necessidades e escolhas individuais.
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