Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Elaine
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Basegio, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2960
Resumo: Associado à compreensão das interfaces do ensino e da aprendizagem com as diferentes tecnologias, surge o hipertexto educacional numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica, com um imenso potencial epistemológico, hermenêutico, emancipatório e social. Trata-se de investigar, pela via hermenêutica, os elementos constitutivos da educação contemporânea, a partir dos sentidos interativos e animados da linguagem hipertextual, que criam uma nova interface da formação possibilitada entre os diferentes olhares culturais e as formas de imersão no mundo. O trabalho enfatiza as concepções metafóricas que orientam o hipertexto, sustentando alguns conceitos contemporâneos no cenário educacional, que revelam a complexidade experimentada em rede. Concluímos que o hipertexto de narrativas digitais pode superar as limitações textuais que isolam ou fragmentam o discurso educacional, ampliando a rede de sentidos e significações, através da dinâmica eletrônica que permite muitas possibilidades de leitura metafórica.
id METO-3_ed3a462ea4c2db71db6a64e9c2d9b925
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2960
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacionalEducação; Linguagens; TecnologiasMetáforas; Hipertexto; Educação.Associado à compreensão das interfaces do ensino e da aprendizagem com as diferentes tecnologias, surge o hipertexto educacional numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica, com um imenso potencial epistemológico, hermenêutico, emancipatório e social. Trata-se de investigar, pela via hermenêutica, os elementos constitutivos da educação contemporânea, a partir dos sentidos interativos e animados da linguagem hipertextual, que criam uma nova interface da formação possibilitada entre os diferentes olhares culturais e as formas de imersão no mundo. O trabalho enfatiza as concepções metafóricas que orientam o hipertexto, sustentando alguns conceitos contemporâneos no cenário educacional, que revelam a complexidade experimentada em rede. Concluímos que o hipertexto de narrativas digitais pode superar as limitações textuais que isolam ou fragmentam o discurso educacional, ampliando a rede de sentidos e significações, através da dinâmica eletrônica que permite muitas possibilidades de leitura metafórica.Universidade Metodista de PiracicabaCNPq e FAPERGSConte, ElaineBasegio, Antonio Carlos2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/296010.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p127-144Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 127-1442238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2960/1836Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T11:22:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2960Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-25T11:22:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
title Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
spellingShingle Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
Conte, Elaine
Educação; Linguagens; Tecnologias
Metáforas; Hipertexto; Educação.
title_short Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
title_full Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
title_fullStr Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
title_full_unstemmed Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
title_sort Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional
author Conte, Elaine
author_facet Conte, Elaine
Basegio, Antonio Carlos
author_role author
author2 Basegio, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Elaine
Basegio, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Linguagens; Tecnologias
Metáforas; Hipertexto; Educação.
topic Educação; Linguagens; Tecnologias
Metáforas; Hipertexto; Educação.
description Associado à compreensão das interfaces do ensino e da aprendizagem com as diferentes tecnologias, surge o hipertexto educacional numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica, com um imenso potencial epistemológico, hermenêutico, emancipatório e social. Trata-se de investigar, pela via hermenêutica, os elementos constitutivos da educação contemporânea, a partir dos sentidos interativos e animados da linguagem hipertextual, que criam uma nova interface da formação possibilitada entre os diferentes olhares culturais e as formas de imersão no mundo. O trabalho enfatiza as concepções metafóricas que orientam o hipertexto, sustentando alguns conceitos contemporâneos no cenário educacional, que revelam a complexidade experimentada em rede. Concluímos que o hipertexto de narrativas digitais pode superar as limitações textuais que isolam ou fragmentam o discurso educacional, ampliando a rede de sentidos e significações, através da dinâmica eletrônica que permite muitas possibilidades de leitura metafórica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2960
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p127-144
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2960
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p127-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2960/1836
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 127-144
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022638952448