Estados físicos da matéria. Simulações computacionais no 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fatima Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Bernardino, Cravino, José, Soares, Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3241
Resumo: As mudanças do estado físico da matéria poderão ser melhor compreendidas pelos alunos do 5.º ano de escolaridade se os alunos adquirirem noções básicas da teoria corpuscular e cinético-molecular. A introdução precoce do conceito de partícula, da sua dinâmica e da interação entre partículas também poderá reduzir o aparecimento de conceções alternativas e facilitar a compreensão futura dessas teorias. Apesar de serem conceitos abstratos e de difícil compreensão, tanto pela natureza das partículas como pela sua dimensão, a utilização de simulações computacionais poderão reduzir a abstração necessária à compreensão de tais conceitos. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diferentes estratégias de utilização de simulações computacionais, na aprendizagem das mudanças do estado físico da matéria a nível microscópico, em alunos com idades entre os 9 e os 11 anos. O estudo foi realizado em quatro turmas. Foram utilizadas duas simulações e quatro formas de as integrar no currículo. Recolheram-se dados sobre o ensino e da aprendizagem recorrendo em particular à realização de um pré-teste e de um pós-teste. O estudo permitiu verificar qual das estratégias de integração das simulações computacionais no currículo foi mais eficaz. 
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