Estados físicos da matéria. Simulações computacionais no 5º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3241 |
Resumo: | As mudanças do estado físico da matéria poderão ser melhor compreendidas pelos alunos do 5.º ano de escolaridade se os alunos adquirirem noções básicas da teoria corpuscular e cinético-molecular. A introdução precoce do conceito de partícula, da sua dinâmica e da interação entre partículas também poderá reduzir o aparecimento de conceções alternativas e facilitar a compreensão futura dessas teorias. Apesar de serem conceitos abstratos e de difícil compreensão, tanto pela natureza das partículas como pela sua dimensão, a utilização de simulações computacionais poderão reduzir a abstração necessária à compreensão de tais conceitos. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diferentes estratégias de utilização de simulações computacionais, na aprendizagem das mudanças do estado físico da matéria a nível microscópico, em alunos com idades entre os 9 e os 11 anos. O estudo foi realizado em quatro turmas. Foram utilizadas duas simulações e quatro formas de as integrar no currículo. Recolheram-se dados sobre o ensino e da aprendizagem recorrendo em particular à realização de um pré-teste e de um pós-teste. O estudo permitiu verificar qual das estratégias de integração das simulações computacionais no currículo foi mais eficaz. |
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Estados físicos da matéria. Simulações computacionais no 5º ano de escolaridadePráticas de ensino de C&TAs mudanças do estado físico da matéria poderão ser melhor compreendidas pelos alunos do 5.º ano de escolaridade se os alunos adquirirem noções básicas da teoria corpuscular e cinético-molecular. A introdução precoce do conceito de partícula, da sua dinâmica e da interação entre partículas também poderá reduzir o aparecimento de conceções alternativas e facilitar a compreensão futura dessas teorias. Apesar de serem conceitos abstratos e de difícil compreensão, tanto pela natureza das partículas como pela sua dimensão, a utilização de simulações computacionais poderão reduzir a abstração necessária à compreensão de tais conceitos. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diferentes estratégias de utilização de simulações computacionais, na aprendizagem das mudanças do estado físico da matéria a nível microscópico, em alunos com idades entre os 9 e os 11 anos. O estudo foi realizado em quatro turmas. Foram utilizadas duas simulações e quatro formas de as integrar no currículo. Recolheram-se dados sobre o ensino e da aprendizagem recorrendo em particular à realização de um pré-teste e de um pós-teste. O estudo permitiu verificar qual das estratégias de integração das simulações computacionais no currículo foi mais eficaz. Universidade Metodista de PiracicabaAraújo, Fatima MariaLopes, BernardinoCravino, JoséSoares, Armando2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/324110.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p35-54Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 35-542238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3241/1922Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3241Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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