A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4511 |
Resumo: | Pintar pode fazer a pessoa com deficiência física ultrapassar suas limitações e se inserir na sociedade como membro ativo, expressando seu contexto histórico e sua própria subjetividade. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições da pintura para inclusão de pessoas com deficiência física na sociedade. Para isso, realizaram-se oito entrevistas semiestruturadas com quatro artistas com deficiência física e um de seus respectivos familiares. Com a análise de conteúdo dos relatos, identificou-se que o pintar é percebido como um meio eficaz de inclusão para pessoas com deficiência física, pois proporcionou aos artistas entrevistados acesso a novos ambientes, reconhecimento além do estereótipo e renda para as suas famílias. Observa-se, assim, a importância do incentivo ao ensino de pintura em escolas inclusivas e instituições terapêuticas para que os potenciais artistas tenham a oportunidade de conhecer essa realidade promotora de inclusão. Espera-se ainda que esse trabalho possa ter dado algumas indicações importantes sobre o cotidiano de artistas com deficiência física, contribuído para discutir a melhoria do ensino de artes e condições de trabalho do fazer artístico para essa população. |
id |
METO-3_f47ccce88400ba6df1becea459e2942d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4511 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedadeEducaçãoDeficiência física; Inclusão; Artes Plásticas; Pintura.Pintar pode fazer a pessoa com deficiência física ultrapassar suas limitações e se inserir na sociedade como membro ativo, expressando seu contexto histórico e sua própria subjetividade. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições da pintura para inclusão de pessoas com deficiência física na sociedade. Para isso, realizaram-se oito entrevistas semiestruturadas com quatro artistas com deficiência física e um de seus respectivos familiares. Com a análise de conteúdo dos relatos, identificou-se que o pintar é percebido como um meio eficaz de inclusão para pessoas com deficiência física, pois proporcionou aos artistas entrevistados acesso a novos ambientes, reconhecimento além do estereótipo e renda para as suas famílias. Observa-se, assim, a importância do incentivo ao ensino de pintura em escolas inclusivas e instituições terapêuticas para que os potenciais artistas tenham a oportunidade de conhecer essa realidade promotora de inclusão. Espera-se ainda que esse trabalho possa ter dado algumas indicações importantes sobre o cotidiano de artistas com deficiência física, contribuído para discutir a melhoria do ensino de artes e condições de trabalho do fazer artístico para essa população.Universidade Metodista de PiracicabaManzini, RaphaelPereira, Thamiris de PaulaRoncato, Graziele de AguiarCosta, Ailton Barcelos daAlmeida, Maria AméliaGalvani, Márcia Duarte2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/451110.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p3-20Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 3-202238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4511/2439Brasil; América LatinaSéculo XXIDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4511Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
title |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
spellingShingle |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade Manzini, Raphael Educação Deficiência física; Inclusão; Artes Plásticas; Pintura. |
title_short |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
title_full |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
title_fullStr |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
title_full_unstemmed |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
title_sort |
A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade |
author |
Manzini, Raphael |
author_facet |
Manzini, Raphael Pereira, Thamiris de Paula Roncato, Graziele de Aguiar Costa, Ailton Barcelos da Almeida, Maria Amélia Galvani, Márcia Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Thamiris de Paula Roncato, Graziele de Aguiar Costa, Ailton Barcelos da Almeida, Maria Amélia Galvani, Márcia Duarte |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manzini, Raphael Pereira, Thamiris de Paula Roncato, Graziele de Aguiar Costa, Ailton Barcelos da Almeida, Maria Amélia Galvani, Márcia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Deficiência física; Inclusão; Artes Plásticas; Pintura. |
topic |
Educação Deficiência física; Inclusão; Artes Plásticas; Pintura. |
description |
Pintar pode fazer a pessoa com deficiência física ultrapassar suas limitações e se inserir na sociedade como membro ativo, expressando seu contexto histórico e sua própria subjetividade. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições da pintura para inclusão de pessoas com deficiência física na sociedade. Para isso, realizaram-se oito entrevistas semiestruturadas com quatro artistas com deficiência física e um de seus respectivos familiares. Com a análise de conteúdo dos relatos, identificou-se que o pintar é percebido como um meio eficaz de inclusão para pessoas com deficiência física, pois proporcionou aos artistas entrevistados acesso a novos ambientes, reconhecimento além do estereótipo e renda para as suas famílias. Observa-se, assim, a importância do incentivo ao ensino de pintura em escolas inclusivas e instituições terapêuticas para que os potenciais artistas tenham a oportunidade de conhecer essa realidade promotora de inclusão. Espera-se ainda que esse trabalho possa ter dado algumas indicações importantes sobre o cotidiano de artistas com deficiência física, contribuído para discutir a melhoria do ensino de artes e condições de trabalho do fazer artístico para essa população. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4511 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p3-20 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4511 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p3-20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4511/2439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; América Latina Século XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 3-20 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022602252288 |