FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112 |
Resumo: | Considerada fundamental para o sucesso do sistema de franquias, uma seleção eficaz de franqueado tem efeito potencial de longo alcance no negócio, resultando na criação conjunta de valor econômico. A diversidade nos processos de seleção pode não detectar antagonismos entre as partes e comprometer o sucesso do empreendimento. Visando contribuir para uma maior homogeneidade e assertividade neste procedimento, o presente estudo propõe um modelo teórico para o processo de seleção de franqueados. A contribuição científica relaciona-se à inclusão de uma perspectiva ainda não investigada. Por meio de fundamentação proveniente da revisão de 62 publicações quantitativas e qualitativas, de âmbito internacional e nacional, foi possível apontar os principais critérios de seleção adotados e relacioná-los com cinco fatores baseados na visão estratégica para o negócio: Perfil Empreendedor, Recursos e Capacidades, Compartilhamento de Valores, Conhecimento de Mercado e Habilidades Gerenciais. A conclusão do estudo é que os cinco fatores apresentados podem, de forma integrada, aperfeiçoar o procedimento, contribuir para um maior grau de assimilação das propostas globais da franquia sem perder a capacidade de ação local, e impactar positivamente no desempenho do negócio. |
id |
METO-4_8f8632a8ce08a87dfadbb4892dbe9d16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/112 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICOCiências Sociais Aplicadas; AdministraçãoFranquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégiaConsiderada fundamental para o sucesso do sistema de franquias, uma seleção eficaz de franqueado tem efeito potencial de longo alcance no negócio, resultando na criação conjunta de valor econômico. A diversidade nos processos de seleção pode não detectar antagonismos entre as partes e comprometer o sucesso do empreendimento. Visando contribuir para uma maior homogeneidade e assertividade neste procedimento, o presente estudo propõe um modelo teórico para o processo de seleção de franqueados. A contribuição científica relaciona-se à inclusão de uma perspectiva ainda não investigada. Por meio de fundamentação proveniente da revisão de 62 publicações quantitativas e qualitativas, de âmbito internacional e nacional, foi possível apontar os principais critérios de seleção adotados e relacioná-los com cinco fatores baseados na visão estratégica para o negócio: Perfil Empreendedor, Recursos e Capacidades, Compartilhamento de Valores, Conhecimento de Mercado e Habilidades Gerenciais. A conclusão do estudo é que os cinco fatores apresentados podem, de forma integrada, aperfeiçoar o procedimento, contribuir para um maior grau de assimilação das propostas globais da franquia sem perder a capacidade de ação local, e impactar positivamente no desempenho do negócio.Universidade Metodista de Piracicabade Moraes, Romulo MatosSantos, Zâmora Cristina dosMainardes, Emerson Wagner2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 6, n. 2 (2016): JULHO - DEZEMBRO DE 2016; 23 - 422237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112/103Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-25T01:20:59Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/112Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2017-01-25T01:20:59Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
title |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
spellingShingle |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO de Moraes, Romulo Matos Ciências Sociais Aplicadas; Administração Franquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégia |
title_short |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
title_full |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
title_fullStr |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
title_full_unstemmed |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
title_sort |
FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO |
author |
de Moraes, Romulo Matos |
author_facet |
de Moraes, Romulo Matos Santos, Zâmora Cristina dos Mainardes, Emerson Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Zâmora Cristina dos Mainardes, Emerson Wagner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Romulo Matos Santos, Zâmora Cristina dos Mainardes, Emerson Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração Franquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégia |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração Franquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégia |
description |
Considerada fundamental para o sucesso do sistema de franquias, uma seleção eficaz de franqueado tem efeito potencial de longo alcance no negócio, resultando na criação conjunta de valor econômico. A diversidade nos processos de seleção pode não detectar antagonismos entre as partes e comprometer o sucesso do empreendimento. Visando contribuir para uma maior homogeneidade e assertividade neste procedimento, o presente estudo propõe um modelo teórico para o processo de seleção de franqueados. A contribuição científica relaciona-se à inclusão de uma perspectiva ainda não investigada. Por meio de fundamentação proveniente da revisão de 62 publicações quantitativas e qualitativas, de âmbito internacional e nacional, foi possível apontar os principais critérios de seleção adotados e relacioná-los com cinco fatores baseados na visão estratégica para o negócio: Perfil Empreendedor, Recursos e Capacidades, Compartilhamento de Valores, Conhecimento de Mercado e Habilidades Gerenciais. A conclusão do estudo é que os cinco fatores apresentados podem, de forma integrada, aperfeiçoar o procedimento, contribuir para um maior grau de assimilação das propostas globais da franquia sem perder a capacidade de ação local, e impactar positivamente no desempenho do negócio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112/103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 6, n. 2 (2016): JULHO - DEZEMBRO DE 2016; 23 - 42 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316558675968 |