FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Romulo Matos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Zâmora Cristina dos, Mainardes, Emerson Wagner
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112
Resumo: Considerada fundamental para o sucesso do sistema de franquias, uma seleção eficaz de franqueado tem efeito potencial de longo alcance no negócio, resultando na criação conjunta de valor econômico. A diversidade nos processos de seleção pode não detectar antagonismos entre as partes e comprometer o sucesso do empreendimento. Visando contribuir para uma maior homogeneidade e assertividade neste procedimento, o presente estudo propõe um modelo teórico para o processo de seleção de franqueados. A contribuição científica relaciona-se à inclusão de uma perspectiva ainda não investigada. Por meio de fundamentação proveniente da revisão de 62 publicações quantitativas e qualitativas, de âmbito internacional e nacional, foi possível apontar os principais critérios de seleção adotados e relacioná-los com cinco fatores baseados na visão estratégica para o negócio: Perfil Empreendedor, Recursos e Capacidades, Compartilhamento de Valores, Conhecimento de Mercado e Habilidades Gerenciais. A conclusão do estudo é que os cinco fatores apresentados podem, de forma integrada, aperfeiçoar o procedimento, contribuir para um maior grau de assimilação das propostas globais da franquia sem perder a capacidade de ação local, e impactar positivamente no desempenho do negócio.
id METO-4_8f8632a8ce08a87dfadbb4892dbe9d16
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/112
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICOCiências Sociais Aplicadas; AdministraçãoFranquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégiaConsiderada fundamental para o sucesso do sistema de franquias, uma seleção eficaz de franqueado tem efeito potencial de longo alcance no negócio, resultando na criação conjunta de valor econômico. A diversidade nos processos de seleção pode não detectar antagonismos entre as partes e comprometer o sucesso do empreendimento. Visando contribuir para uma maior homogeneidade e assertividade neste procedimento, o presente estudo propõe um modelo teórico para o processo de seleção de franqueados. A contribuição científica relaciona-se à inclusão de uma perspectiva ainda não investigada. Por meio de fundamentação proveniente da revisão de 62 publicações quantitativas e qualitativas, de âmbito internacional e nacional, foi possível apontar os principais critérios de seleção adotados e relacioná-los com cinco fatores baseados na visão estratégica para o negócio: Perfil Empreendedor, Recursos e Capacidades, Compartilhamento de Valores, Conhecimento de Mercado e Habilidades Gerenciais. A conclusão do estudo é que os cinco fatores apresentados podem, de forma integrada, aperfeiçoar o procedimento, contribuir para um maior grau de assimilação das propostas globais da franquia sem perder a capacidade de ação local, e impactar positivamente no desempenho do negócio.Universidade Metodista de Piracicabade Moraes, Romulo MatosSantos, Zâmora Cristina dosMainardes, Emerson Wagner2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 6, n. 2 (2016): JULHO - DEZEMBRO DE 2016; 23 - 422237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112/103Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-25T01:20:59Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/112Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2017-01-25T01:20:59Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
title FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
spellingShingle FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
de Moraes, Romulo Matos
Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Franquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégia
title_short FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
title_full FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
title_fullStr FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
title_full_unstemmed FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
title_sort FATORES ESTRATÉGICOS NA SELEÇÃO DE FRANQUEADOS: UM MODELO TEÓRICO
author de Moraes, Romulo Matos
author_facet de Moraes, Romulo Matos
Santos, Zâmora Cristina dos
Mainardes, Emerson Wagner
author_role author
author2 Santos, Zâmora Cristina dos
Mainardes, Emerson Wagner
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Romulo Matos
Santos, Zâmora Cristina dos
Mainardes, Emerson Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Franquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégia
topic Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Franquia; franqueado; franqueador; seleção; estratégia
description Considerada fundamental para o sucesso do sistema de franquias, uma seleção eficaz de franqueado tem efeito potencial de longo alcance no negócio, resultando na criação conjunta de valor econômico. A diversidade nos processos de seleção pode não detectar antagonismos entre as partes e comprometer o sucesso do empreendimento. Visando contribuir para uma maior homogeneidade e assertividade neste procedimento, o presente estudo propõe um modelo teórico para o processo de seleção de franqueados. A contribuição científica relaciona-se à inclusão de uma perspectiva ainda não investigada. Por meio de fundamentação proveniente da revisão de 62 publicações quantitativas e qualitativas, de âmbito internacional e nacional, foi possível apontar os principais critérios de seleção adotados e relacioná-los com cinco fatores baseados na visão estratégica para o negócio: Perfil Empreendedor, Recursos e Capacidades, Compartilhamento de Valores, Conhecimento de Mercado e Habilidades Gerenciais. A conclusão do estudo é que os cinco fatores apresentados podem, de forma integrada, aperfeiçoar o procedimento, contribuir para um maior grau de assimilação das propostas globais da franquia sem perder a capacidade de ação local, e impactar positivamente no desempenho do negócio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/112/103
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 6, n. 2 (2016): JULHO - DEZEMBRO DE 2016; 23 - 42
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316558675968