Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129 |
Resumo: | O objetivo deste artigo, de caráter descritivo e de natureza quantitativa, foi identificar as atividades de marketing que os estudantes de cursos técnicos de administração associam ao seu conhecimento de Marketing. Para tanto, o estudo teve como base os conceitos de marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário junto a 476 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, nos Campi das cidades de Colatina, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Linhares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Verificou-se que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Verificou-se também na análise de regressão linear múltipla que as variáveis Campanha publicitária, Vendas e lucros das linhas de produto/serviço, Percepção de valor dos consumidores, Programa de comunicação e Desenvolver produto/serviço adequado ao mercado estão associados ao que os alunos consideram como sendo seu conhecimento de Marketing. Quanto à Qualidade do produto/serviço, parece que os alunos não enxergam tal variável como fazendo parte do conhecimento de marketing, pois apresentou associação negativa. |
id |
METO-4_ad49cd3a8a86d497901ff83e7f4ce14e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/129 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de AdministraçãoConhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing.O objetivo deste artigo, de caráter descritivo e de natureza quantitativa, foi identificar as atividades de marketing que os estudantes de cursos técnicos de administração associam ao seu conhecimento de Marketing. Para tanto, o estudo teve como base os conceitos de marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário junto a 476 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, nos Campi das cidades de Colatina, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Linhares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Verificou-se que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Verificou-se também na análise de regressão linear múltipla que as variáveis Campanha publicitária, Vendas e lucros das linhas de produto/serviço, Percepção de valor dos consumidores, Programa de comunicação e Desenvolver produto/serviço adequado ao mercado estão associados ao que os alunos consideram como sendo seu conhecimento de Marketing. Quanto à Qualidade do produto/serviço, parece que os alunos não enxergam tal variável como fazendo parte do conhecimento de marketing, pois apresentou associação negativa.Universidade Metodista de PiracicabaLaeber, Izabel MariaMainardes, Emerson WagnerMonte-mor, Danilo Soares2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 1-242237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129/123Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-02T22:47:42Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/129Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2017-07-02T22:47:42Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
title |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
spellingShingle |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração Laeber, Izabel Maria Conhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing. |
title_short |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
title_full |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
title_fullStr |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
title_full_unstemmed |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
title_sort |
Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração |
author |
Laeber, Izabel Maria |
author_facet |
Laeber, Izabel Maria Mainardes, Emerson Wagner Monte-mor, Danilo Soares |
author_role |
author |
author2 |
Mainardes, Emerson Wagner Monte-mor, Danilo Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laeber, Izabel Maria Mainardes, Emerson Wagner Monte-mor, Danilo Soares |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing. |
topic |
Conhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing. |
description |
O objetivo deste artigo, de caráter descritivo e de natureza quantitativa, foi identificar as atividades de marketing que os estudantes de cursos técnicos de administração associam ao seu conhecimento de Marketing. Para tanto, o estudo teve como base os conceitos de marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário junto a 476 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, nos Campi das cidades de Colatina, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Linhares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Verificou-se que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Verificou-se também na análise de regressão linear múltipla que as variáveis Campanha publicitária, Vendas e lucros das linhas de produto/serviço, Percepção de valor dos consumidores, Programa de comunicação e Desenvolver produto/serviço adequado ao mercado estão associados ao que os alunos consideram como sendo seu conhecimento de Marketing. Quanto à Qualidade do produto/serviço, parece que os alunos não enxergam tal variável como fazendo parte do conhecimento de marketing, pois apresentou associação negativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 1-24 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316242006016 |