Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laeber, Izabel Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mainardes, Emerson Wagner, Monte-mor, Danilo Soares
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129
Resumo: O objetivo deste artigo, de caráter descritivo e de natureza quantitativa, foi identificar as atividades de marketing que os estudantes de cursos técnicos de administração associam ao seu conhecimento de Marketing. Para tanto, o estudo teve como base os conceitos de marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário junto a 476 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, nos Campi das cidades de Colatina, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Linhares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Verificou-se que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Verificou-se também na análise de regressão linear múltipla que as variáveis Campanha publicitária, Vendas e lucros das linhas de produto/serviço, Percepção de valor dos consumidores, Programa de comunicação e Desenvolver produto/serviço adequado ao mercado estão associados ao que os alunos consideram como sendo seu conhecimento de Marketing. Quanto à Qualidade do produto/serviço, parece que os alunos não enxergam tal variável como fazendo parte do conhecimento de marketing, pois apresentou associação negativa.
id METO-4_ad49cd3a8a86d497901ff83e7f4ce14e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/129
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de AdministraçãoConhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing.O objetivo deste artigo, de caráter descritivo e de natureza quantitativa, foi identificar as atividades de marketing que os estudantes de cursos técnicos de administração associam ao seu conhecimento de Marketing. Para tanto, o estudo teve como base os conceitos de marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário junto a 476 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, nos Campi das cidades de Colatina, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Linhares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Verificou-se que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Verificou-se também na análise de regressão linear múltipla que as variáveis Campanha publicitária, Vendas e lucros das linhas de produto/serviço, Percepção de valor dos consumidores, Programa de comunicação e Desenvolver produto/serviço adequado ao mercado estão associados ao que os alunos consideram como sendo seu conhecimento de Marketing. Quanto à Qualidade do produto/serviço, parece que os alunos não enxergam tal variável como fazendo parte do conhecimento de marketing, pois apresentou associação negativa.Universidade Metodista de PiracicabaLaeber, Izabel MariaMainardes, Emerson WagnerMonte-mor, Danilo Soares2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 1-242237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129/123Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-02T22:47:42Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/129Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2017-07-02T22:47:42Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
title Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
spellingShingle Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
Laeber, Izabel Maria
Conhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing.
title_short Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
title_full Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
title_fullStr Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
title_full_unstemmed Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
title_sort Atividades de Marketing Segundo os Estudantes de Cursos Técnicos de Administração
author Laeber, Izabel Maria
author_facet Laeber, Izabel Maria
Mainardes, Emerson Wagner
Monte-mor, Danilo Soares
author_role author
author2 Mainardes, Emerson Wagner
Monte-mor, Danilo Soares
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Laeber, Izabel Maria
Mainardes, Emerson Wagner
Monte-mor, Danilo Soares
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing.
topic Conhecimento de Marketing. 4Ps. Ensino do Marketing. Atividades do Profissional de Marketing. Mix de marketing.
description O objetivo deste artigo, de caráter descritivo e de natureza quantitativa, foi identificar as atividades de marketing que os estudantes de cursos técnicos de administração associam ao seu conhecimento de Marketing. Para tanto, o estudo teve como base os conceitos de marketing, mix de marketing formado pelos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) e o ensino de marketing. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário junto a 476 alunos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, nos Campi das cidades de Colatina, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Linhares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Verificou-se que todas as variáveis que pertencem aos 4 Ps foram assumidos pelos alunos como atividades de marketing. Verificou-se também na análise de regressão linear múltipla que as variáveis Campanha publicitária, Vendas e lucros das linhas de produto/serviço, Percepção de valor dos consumidores, Programa de comunicação e Desenvolver produto/serviço adequado ao mercado estão associados ao que os alunos consideram como sendo seu conhecimento de Marketing. Quanto à Qualidade do produto/serviço, parece que os alunos não enxergam tal variável como fazendo parte do conhecimento de marketing, pois apresentou associação negativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/129/123
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 1-24
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316242006016