PRODUTO GLOBAL COM MARCA NACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA AGROQUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolli, Carolline de Andréa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Spers, Eduardo Eugênio, Rocha, Thelma Valéria
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/31
Resumo:   O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégia de marketing global adotada por uma empresa multinacional do setor de defensivos para pastagem. Baseando-se no modelo proposto por Jain (1989) e Cavusgil e Zou (2002) avaliou-se as diferenças do posicionamento da marca praticadas nos seguintes países: EUA, Brasil e México.  Por meio de cinco entrevistas em profundidade realizadas com gestores da empresa e uma análise documental, os resultados indicam que o grau de padronização do produto depende mais da similaridade geoclimática e política legal. A composição do produto se mantém muito similar em todo o mundo, entretanto, a campanha e o discurso da comunicação possuem diferenças significativas, sendo influenciadas diretamente pelas características culturais e de estilo de vida dos clientes. Desta forma, a estratégia da empresa tende mais para um produto global a uma marca nacional. 
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