SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1083 |
Resumo: | Este trabalho investiga as possibilidades e os limites do serviço de apoio educacional especializado na construção de uma escola inclusiva. Atualmente, ao se falar em inclusão escolar é possível verificar, tanto nas produções teóricas quanto na legislação nacional e internacional, duas tendências divergentes: inclusão total e continuum de serviços. O serviço de apoio educacional especializado está presente nas duas propostas, porém com nuances diferenciadas. A pesquisa empírica buscou estabelecer um paralelo entre as concepções que embasam essas propostas e o serviço de apoio educacional especializado no município estudado. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico, em que foram utilizados como instrumentos de pesquisa: observação participante, análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com professoras itinerantes. Foram convidadas para contribuir com esse estudo, através da resposta aos questionários e participação nas entrevistas, professoras habilitadas em educação especial/deficiência mental, que atuam em sala de recursos nos quatro primeiros anos do ensino fundamental de uma rede municipal. Verificou-se que o serviço de apoio especializado no município estudado é oferecido a partir da perspectiva de um continuum de serviços. Nesse contexto, os alunos matriculados nas classes comuns, geralmente, são aqueles que conseguem, de alguma forma, adaptar-se ao que está posto, não exigindo mudanças na estrutura curricular. Cabe ao professor itinerante contribuir no ajuste do aluno ao que é estabelecido. Apesar dessa constatação é possível ver como possibilidade para a atuação desse profissional, sua contribuição para a o acesso e permanência de alunos que historicamente foram excluídos do ensino regular. (AU) |
id |
METODISTA_0329044d6dcfb43bb176e7527f132ce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1083 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVAResource room in São Bernardo do Campo: The possibilities and limits of specialized educational support to build an inclusive schoolapoio educacional especializadosala de recursosprofessor itineranteeducação especialeducação inclusivaspecialized educational supportrecourses classroomitinerant teacherspecialized educationinclusive educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho investiga as possibilidades e os limites do serviço de apoio educacional especializado na construção de uma escola inclusiva. Atualmente, ao se falar em inclusão escolar é possível verificar, tanto nas produções teóricas quanto na legislação nacional e internacional, duas tendências divergentes: inclusão total e continuum de serviços. O serviço de apoio educacional especializado está presente nas duas propostas, porém com nuances diferenciadas. A pesquisa empírica buscou estabelecer um paralelo entre as concepções que embasam essas propostas e o serviço de apoio educacional especializado no município estudado. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico, em que foram utilizados como instrumentos de pesquisa: observação participante, análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com professoras itinerantes. Foram convidadas para contribuir com esse estudo, através da resposta aos questionários e participação nas entrevistas, professoras habilitadas em educação especial/deficiência mental, que atuam em sala de recursos nos quatro primeiros anos do ensino fundamental de uma rede municipal. Verificou-se que o serviço de apoio especializado no município estudado é oferecido a partir da perspectiva de um continuum de serviços. Nesse contexto, os alunos matriculados nas classes comuns, geralmente, são aqueles que conseguem, de alguma forma, adaptar-se ao que está posto, não exigindo mudanças na estrutura curricular. Cabe ao professor itinerante contribuir no ajuste do aluno ao que é estabelecido. Apesar dessa constatação é possível ver como possibilidade para a atuação desse profissional, sua contribuição para a o acesso e permanência de alunos que historicamente foram excluídos do ensino regular. (AU)This document analyzes the possibilities and limits of the specialized educational support service in order to build an inclusive school . Currently, when it is mentioned school Inclusion, it is possible to evaluate in the theorist studies and also in the national and international laws, two differ tendencies: whole inclusion and on-going services. The specialized educational support service is included in both proposals but there are different nuances. The research has looked to establish a parallel between the concepts that basis those proposals and the specialized educational support service in the city of São Bernardo. It is about a Case Study of ethnographic kind. The research procedures adopted were the participant observation, document analyzes, forms filled and interviews with itinerant teachers invited. That Study was developed at São Bernardo do Campo municipal schools that have resources room and those teachers are habilitated in the mental deficiency special education. Those teachers work for the first four years (fundamental education) of the São Bernardo municipal schools. It was concluded that the specialized support service in São Bernardo do Campo is offered from the perspective of on-going services. In this case, the students from common classrooms, in general, are able to adapt for what have been offered, and do not require structural curricular changes. Itinerant teachers should contribute in order to help the student adaptation for what have been established. Even in this case, it is possible to consider as possibilities for those teachers, their contribution for the access and permanency of students that were historically excluded from the regular education.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Almeida, Laurinda Ramalho deCPF:02635853222http://lattes.cnpq.br/6318074054951173Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Giorgi, Heloisa de Oliveira Prado2016-08-03T16:15:56Z2008-09-252007-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIORGI, Heloisa de Oliveira Prado. Resource room in São Bernardo do Campo: The possibilities and limits of specialized educational support to build an inclusive school. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:32Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1083Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:32Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Resource room in São Bernardo do Campo: The possibilities and limits of specialized educational support to build an inclusive school |
title |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
spellingShingle |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Giorgi, Heloisa de Oliveira Prado apoio educacional especializado sala de recursos professor itinerante educação especial educação inclusiva specialized educational support recourses classroom itinerant teacher specialized education inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
title_full |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
title_fullStr |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
title_sort |
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
author |
Giorgi, Heloisa de Oliveira Prado |
author_facet |
Giorgi, Heloisa de Oliveira Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes CPF:48965000230 http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 Almeida, Laurinda Ramalho de CPF:02635853222 http://lattes.cnpq.br/6318074054951173 Santos Neto, Elydio dos CPF:00000000554 'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0' |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giorgi, Heloisa de Oliveira Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
apoio educacional especializado sala de recursos professor itinerante educação especial educação inclusiva specialized educational support recourses classroom itinerant teacher specialized education inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
apoio educacional especializado sala de recursos professor itinerante educação especial educação inclusiva specialized educational support recourses classroom itinerant teacher specialized education inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho investiga as possibilidades e os limites do serviço de apoio educacional especializado na construção de uma escola inclusiva. Atualmente, ao se falar em inclusão escolar é possível verificar, tanto nas produções teóricas quanto na legislação nacional e internacional, duas tendências divergentes: inclusão total e continuum de serviços. O serviço de apoio educacional especializado está presente nas duas propostas, porém com nuances diferenciadas. A pesquisa empírica buscou estabelecer um paralelo entre as concepções que embasam essas propostas e o serviço de apoio educacional especializado no município estudado. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico, em que foram utilizados como instrumentos de pesquisa: observação participante, análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com professoras itinerantes. Foram convidadas para contribuir com esse estudo, através da resposta aos questionários e participação nas entrevistas, professoras habilitadas em educação especial/deficiência mental, que atuam em sala de recursos nos quatro primeiros anos do ensino fundamental de uma rede municipal. Verificou-se que o serviço de apoio especializado no município estudado é oferecido a partir da perspectiva de um continuum de serviços. Nesse contexto, os alunos matriculados nas classes comuns, geralmente, são aqueles que conseguem, de alguma forma, adaptar-se ao que está posto, não exigindo mudanças na estrutura curricular. Cabe ao professor itinerante contribuir no ajuste do aluno ao que é estabelecido. Apesar dessa constatação é possível ver como possibilidade para a atuação desse profissional, sua contribuição para a o acesso e permanência de alunos que historicamente foram excluídos do ensino regular. (AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-18 2008-09-25 2016-08-03T16:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GIORGI, Heloisa de Oliveira Prado. Resource room in São Bernardo do Campo: The possibilities and limits of specialized educational support to build an inclusive school. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1083 |
identifier_str_mv |
GIORGI, Heloisa de Oliveira Prado. Resource room in São Bernardo do Campo: The possibilities and limits of specialized educational support to build an inclusive school. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998937292800 |