DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanderlei, Márcia de Oliveira Torres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/970
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar como os professores universitários formados bacharéis e não possuidores da formação pedagógica, interpretam suas práticas docentes e o seu percurso formador. O objetivo foi identificar as representações das práticas destes professores e o impacto do habitus e do campo no seu processo formativo. Foi considerado inicialmente que estes profissionais, que ministram aulas de disciplinas técnicas, não apresentam formação específica (pedagógica) para a condução de tais aulas, porém podem possuir práticas docentes inventivas que foram apreendidas ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional e, que por meio delas, mediam o aprendizado. A opção metodológica para o desenvolvimento deste trabalho foi o de realização de pesquisa qualitativa por meio de aplicação de questionário de perfil e entrevista semi-estruturada com os professores sem a formação pedagógica de duas Instituições de Ensino Superior. Estas ferramentas objetivaram captar a representação de um grupo de professores da área de Humanas e de Exatas sobre suas práticas pedagógicas, de sua formação docente e trajetória profissional. O referencial teórico apresenta autores que problematizam as questões relacionadas à formação docente no âmbito do Ensino Superior com destaque para: Cunha (2007); Perrenoud (2002), Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1997). Para a análise das entrevistas, com a perspectiva de compreender a representação e as práticas docentes, foi utilizada parte do corpo teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e, ainda, a discussão sobre a visão instrumental da Didática e da formação pedagógica. O estudo possibilitou demonstrar que os professores do Ensino Superior que participaram desta pesquisa utilizam um conjunto de técnicas, práticas, conhecimentos e formas de conduta que não aprenderam em cursos específicos de formação de docentes. Seu desenvolvimento como professores ocorre, em grande medida, a partir de seu passado escolar e da sua convivência profissional.
id METODISTA_0433c531dc5b5a8086f1b1bf1f318ceb
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/970
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICAEnsino Superiorpráticas pedagógicasformação docenteHigher education, teaching practices, teacher trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa buscou analisar como os professores universitários formados bacharéis e não possuidores da formação pedagógica, interpretam suas práticas docentes e o seu percurso formador. O objetivo foi identificar as representações das práticas destes professores e o impacto do habitus e do campo no seu processo formativo. Foi considerado inicialmente que estes profissionais, que ministram aulas de disciplinas técnicas, não apresentam formação específica (pedagógica) para a condução de tais aulas, porém podem possuir práticas docentes inventivas que foram apreendidas ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional e, que por meio delas, mediam o aprendizado. A opção metodológica para o desenvolvimento deste trabalho foi o de realização de pesquisa qualitativa por meio de aplicação de questionário de perfil e entrevista semi-estruturada com os professores sem a formação pedagógica de duas Instituições de Ensino Superior. Estas ferramentas objetivaram captar a representação de um grupo de professores da área de Humanas e de Exatas sobre suas práticas pedagógicas, de sua formação docente e trajetória profissional. O referencial teórico apresenta autores que problematizam as questões relacionadas à formação docente no âmbito do Ensino Superior com destaque para: Cunha (2007); Perrenoud (2002), Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1997). Para a análise das entrevistas, com a perspectiva de compreender a representação e as práticas docentes, foi utilizada parte do corpo teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e, ainda, a discussão sobre a visão instrumental da Didática e da formação pedagógica. O estudo possibilitou demonstrar que os professores do Ensino Superior que participaram desta pesquisa utilizam um conjunto de técnicas, práticas, conhecimentos e formas de conduta que não aprenderam em cursos específicos de formação de docentes. Seu desenvolvimento como professores ocorre, em grande medida, a partir de seu passado escolar e da sua convivência profissional.This research quested to analyze how universities Professors graduates that do not possess the pedagogical training, rending their academician practices and their trainer route. The target was to identify the representations of the practices from these professors and the impact of habitus on field in its formative process. It was initially considered that these professionals who teach technical subjects, have no specific training (educational) to conduct such classes, but may have inventive teaching practices that were holding during their academic and professional career, and that through them, mediate learning. The methodology option for the development this work was to conduct qualitative research through a questionnaire profile and semi-structured interviews with professors without pedagogical training from two higher education institutions. These tools aim to capture the representation of a group of professors of humanities and Exact on their teaching practices, teacher training and their careers. The author presents the theoretical framework that question issues related to teacher education within higher education with emphasis on: Cunha (2007), Perrenoud (2002), Tardif (2002), Pimenta and Anastasiou (2002) and Nóvoa (1997). For the interviews analyses with the prospect to understanding the representation and the teaching practices, we used part of the theorist framework developed by Pierre Bourdieu, and also the discussion of the instrumental view of Curriculum and pedagogical training. This study enabled us to demonstrate that professors on higher education who participated in this study using a set of techniques, practices, knowledge and behaviors they have learned in specific courses for training teachers, or even pedagogy, especially since not attended. Their development as teachers occurs largely from its past and its coexistence school professional.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSouza, Roger Marchesini QuadrosCPF:11239612352http://lattes.cnpq.br/6342655447227128Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Eiras, AirtonCPF:55555555552Vanderlei, Márcia de Oliveira Torres2016-08-03T16:15:33Z2012-05-302012-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVANDERLEI, Márcia de Oliveira Torres. DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:39Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/970Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:39Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
title DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
spellingShingle DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Vanderlei, Márcia de Oliveira Torres
Ensino Superior
práticas pedagógicas
formação docente
Higher education, teaching practices, teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
title_full DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
title_fullStr DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
title_sort DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
author Vanderlei, Márcia de Oliveira Torres
author_facet Vanderlei, Márcia de Oliveira Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Roger Marchesini Quadros
CPF:11239612352
http://lattes.cnpq.br/6342655447227128
Bahia, Norines Panicacci
CPF:49852963032
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
Eiras, Airton
CPF:55555555552
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanderlei, Márcia de Oliveira Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
práticas pedagógicas
formação docente
Higher education, teaching practices, teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Superior
práticas pedagógicas
formação docente
Higher education, teaching practices, teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa buscou analisar como os professores universitários formados bacharéis e não possuidores da formação pedagógica, interpretam suas práticas docentes e o seu percurso formador. O objetivo foi identificar as representações das práticas destes professores e o impacto do habitus e do campo no seu processo formativo. Foi considerado inicialmente que estes profissionais, que ministram aulas de disciplinas técnicas, não apresentam formação específica (pedagógica) para a condução de tais aulas, porém podem possuir práticas docentes inventivas que foram apreendidas ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional e, que por meio delas, mediam o aprendizado. A opção metodológica para o desenvolvimento deste trabalho foi o de realização de pesquisa qualitativa por meio de aplicação de questionário de perfil e entrevista semi-estruturada com os professores sem a formação pedagógica de duas Instituições de Ensino Superior. Estas ferramentas objetivaram captar a representação de um grupo de professores da área de Humanas e de Exatas sobre suas práticas pedagógicas, de sua formação docente e trajetória profissional. O referencial teórico apresenta autores que problematizam as questões relacionadas à formação docente no âmbito do Ensino Superior com destaque para: Cunha (2007); Perrenoud (2002), Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1997). Para a análise das entrevistas, com a perspectiva de compreender a representação e as práticas docentes, foi utilizada parte do corpo teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e, ainda, a discussão sobre a visão instrumental da Didática e da formação pedagógica. O estudo possibilitou demonstrar que os professores do Ensino Superior que participaram desta pesquisa utilizam um conjunto de técnicas, práticas, conhecimentos e formas de conduta que não aprenderam em cursos específicos de formação de docentes. Seu desenvolvimento como professores ocorre, em grande medida, a partir de seu passado escolar e da sua convivência profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-30
2012-03-08
2016-08-03T16:15:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VANDERLEI, Márcia de Oliveira Torres. DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/970
identifier_str_mv VANDERLEI, Márcia de Oliveira Torres. DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998333313024