A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949 |
Resumo: | Essa dissertação abordou os conflitos que ocorreram no espaço geográfico denominado "Norte Pioneiro". A imagem do Bom Jesus, de propriedade da família Pinto, foi expropriada pelo vigário da paróquia do Distrito de Salto do Itararé, padre Alfredo Simon, que reuniu cerca de vinte homens aramados para capturar esse santo. Nesse conflito religioso que ocorreu no dia 26/4/1933 duas pessoas foram mortas: o comerciante do Arraial dos Pintos, João Moreira, e o herdeiro do Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. Esse último veio a falecer meses depois do conflito. Ao redor dessa imagem foi sendo criada uma história oficial e vigiada pelos donos do poder simbólico, mantenedora da ordem e da tradição. No entanto, a história do Bom Jesus foi compreendida numa concepção mais ampla, pois na esfera religiosa ocorria um fenômeno denominado de romanização. A Igreja Católica seguia o Código de Direito Canônico de 1917, não reconhecendo o Código de Direito Civil do Estado Nacional Brasileiro. Na esfera política, o governo paranaense colocou em prática o sistema de terras devolutas. No setor dos transportes, a estrada de ferro RVPRSC (Rede Viária Paraná Santa Catarina) já se encontrava na região desde 1919. E nesse ínterim, as novas relações sócio-culturais e econômicas foram introduzidas no campo, isto é, o capitalismo agrário. (AU) |
id |
METODISTA_062b0e7f97d6c1b89a6c2f38bcead25c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1949 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)The story of the good Lord Jesus of sugar cane: conflicts and celebrations around a religious image (Siqueira Campos-PR, 1933)Igreja católica; Catolicismo popular; celebração;Catholic church; Popular Catholicism; celebration;CIENCIAS HUMANASEssa dissertação abordou os conflitos que ocorreram no espaço geográfico denominado "Norte Pioneiro". A imagem do Bom Jesus, de propriedade da família Pinto, foi expropriada pelo vigário da paróquia do Distrito de Salto do Itararé, padre Alfredo Simon, que reuniu cerca de vinte homens aramados para capturar esse santo. Nesse conflito religioso que ocorreu no dia 26/4/1933 duas pessoas foram mortas: o comerciante do Arraial dos Pintos, João Moreira, e o herdeiro do Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. Esse último veio a falecer meses depois do conflito. Ao redor dessa imagem foi sendo criada uma história oficial e vigiada pelos donos do poder simbólico, mantenedora da ordem e da tradição. No entanto, a história do Bom Jesus foi compreendida numa concepção mais ampla, pois na esfera religiosa ocorria um fenômeno denominado de romanização. A Igreja Católica seguia o Código de Direito Canônico de 1917, não reconhecendo o Código de Direito Civil do Estado Nacional Brasileiro. Na esfera política, o governo paranaense colocou em prática o sistema de terras devolutas. No setor dos transportes, a estrada de ferro RVPRSC (Rede Viária Paraná Santa Catarina) já se encontrava na região desde 1919. E nesse ínterim, as novas relações sócio-culturais e econômicas foram introduzidas no campo, isto é, o capitalismo agrário. (AU)This dissertation addressed the conflicts that occurred in the geographic space called "Pioneer North". The image of Bom Jesus, owned by the Pinto family, was expropriated by the vicar of the parish of the Salto do Itararé District, Father Alfredo Simon, who gathered about twenty armed men to capture this saint. In this religious conflict that took place on April 26, 1933 two people were killed: the merchant of Arraial dos Pintos, João Moreira, and the heir of Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. The latter died months after the conflict. Around this image was created an official history and guarded by the owners of symbolic power, maintainer of order and tradition. However, the story of the Good Jesus was understood in a broader conception, because in the religious sphere a phenomenon called romanization occurred. The Catholic Church followed the Code of Canon Law of 1917, not recognizing the Code of Civil Law of the Brazilian National State. In the political sphere, the Paraná government has put in place the vacant land system. In the transport sector, the RVPRSC railroad (Paraná Santa Catarina Road Network) had been in the region since 1919. And in the meantime, new socio-cultural and economic relations were introduced in the countryside, that is, agrarian capitalism. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoCampos, Leonildo SilveiraBrito, Enio da CostaHiguet, Etiene AlfredLino, Anderson2019-11-06T18:57:57Z2009-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLino, Anderson. A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933). 2009. 196 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-06T18:57:57Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1949Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-06T18:57:57Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) The story of the good Lord Jesus of sugar cane: conflicts and celebrations around a religious image (Siqueira Campos-PR, 1933) |
title |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) |
spellingShingle |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) Lino, Anderson Igreja católica; Catolicismo popular; celebração; Catholic church; Popular Catholicism; celebration; CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) |
title_full |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) |
title_fullStr |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) |
title_full_unstemmed |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) |
title_sort |
A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933) |
author |
Lino, Anderson |
author_facet |
Lino, Anderson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Leonildo Silveira Brito, Enio da Costa Higuet, Etiene Alfred |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja católica; Catolicismo popular; celebração; Catholic church; Popular Catholicism; celebration; CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Igreja católica; Catolicismo popular; celebração; Catholic church; Popular Catholicism; celebration; CIENCIAS HUMANAS |
description |
Essa dissertação abordou os conflitos que ocorreram no espaço geográfico denominado "Norte Pioneiro". A imagem do Bom Jesus, de propriedade da família Pinto, foi expropriada pelo vigário da paróquia do Distrito de Salto do Itararé, padre Alfredo Simon, que reuniu cerca de vinte homens aramados para capturar esse santo. Nesse conflito religioso que ocorreu no dia 26/4/1933 duas pessoas foram mortas: o comerciante do Arraial dos Pintos, João Moreira, e o herdeiro do Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. Esse último veio a falecer meses depois do conflito. Ao redor dessa imagem foi sendo criada uma história oficial e vigiada pelos donos do poder simbólico, mantenedora da ordem e da tradição. No entanto, a história do Bom Jesus foi compreendida numa concepção mais ampla, pois na esfera religiosa ocorria um fenômeno denominado de romanização. A Igreja Católica seguia o Código de Direito Canônico de 1917, não reconhecendo o Código de Direito Civil do Estado Nacional Brasileiro. Na esfera política, o governo paranaense colocou em prática o sistema de terras devolutas. No setor dos transportes, a estrada de ferro RVPRSC (Rede Viária Paraná Santa Catarina) já se encontrava na região desde 1919. E nesse ínterim, as novas relações sócio-culturais e econômicas foram introduzidas no campo, isto é, o capitalismo agrário. (AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-13 2019-11-06T18:57:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lino, Anderson. A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933). 2009. 196 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949 |
identifier_str_mv |
Lino, Anderson. A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933). 2009. 196 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005216165888 |