DISLEXIA E ATENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luca, Maria Inez Ocanã de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1434
Resumo: Dislexia é uma condição neurológica associada a deficiências na aquisição e processamento da linguagem. Variando em graus de gravidade, que se manifesta por dificuldades na linguagem receptiva e expressiva, incluindo processamento fonológico, na leitura, escrita, ortografia, caligrafia, e por vezes em aritmética. Dislexia é uma condição hereditária associada a diversas anormalidades neurológicas em áreas corticais visuais e auditivas. Uma das mais influentes teorias para explicar os sintomas disléxicos é a chamada hipótese magnocelular. Segundo esta hipótese, a dislexia resulta de processamento de informações visuais anormais, devido principalmente a disfunção no sistema magnocelular. Esta dissertação explora esta hipótese comparando quinze indivíduos com dislexia e quinze controles, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos através de dois testes visuais de atenção. Ambos os experimentos avaliam tempo de reação a estímulos que apareciam em toda tela do computador, enquanto os indivíduos permaneciam instalados, com a cabeça apoiada por um chin rest e com os olhos fixos em um alvo central. O experimento I consistiu de estímulos (pequenos círculos) brancos apresentados em um fundo preto. No experimento II, a mesma metodologia foi utilizada, mas agora com os estímulos (pequenos círculos) verdes sobre um fundo vermelho. Os resultados foram analisados levando em consideração os quadrantes onde os estímulos foram apresentados. Pacientes e controles não diferiram em relação ao tempo de reação a estímulos apresentados no campo visual inferior, em comparação ao quadrante superior de um mesmo indivíduo. Considerando todos os quadrantes, disléxicos tiveram tempo de reação mais lento no experimento I, mas apresentaram tempos de reação semelhantes aos controles no experimento II. Estes resultados são compatíveis com anormalidades no sistema magnocelular. As implicações destes achados para a fisiopatologia da dislexia, bem como para o seu tratamento devem ser mais discutidos.(AU)
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Esta dissertação explora esta hipótese comparando quinze indivíduos com dislexia e quinze controles, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos através de dois testes visuais de atenção. Ambos os experimentos avaliam tempo de reação a estímulos que apareciam em toda tela do computador, enquanto os indivíduos permaneciam instalados, com a cabeça apoiada por um chin rest e com os olhos fixos em um alvo central. O experimento I consistiu de estímulos (pequenos círculos) brancos apresentados em um fundo preto. No experimento II, a mesma metodologia foi utilizada, mas agora com os estímulos (pequenos círculos) verdes sobre um fundo vermelho. Os resultados foram analisados levando em consideração os quadrantes onde os estímulos foram apresentados. Pacientes e controles não diferiram em relação ao tempo de reação a estímulos apresentados no campo visual inferior, em comparação ao quadrante superior de um mesmo indivíduo. Considerando todos os quadrantes, disléxicos tiveram tempo de reação mais lento no experimento I, mas apresentaram tempos de reação semelhantes aos controles no experimento II. Estes resultados são compatíveis com anormalidades no sistema magnocelular. As implicações destes achados para a fisiopatologia da dislexia, bem como para o seu tratamento devem ser mais discutidos.(AU)Dyslexia is a neurological condition associated to impairments in acquisition and processing of language. Varying in degrees of severity, it is manifested by difficulties in receptive and expressive language, including phonological processing, in reading, writing, spelling, handwriting, and sometimes in arithmetic. Dyslexia is an inherited condition associated to several neurologic abnormalities in visual and auditory cortical areas. One of the most influential theories to explain dyslexic symptoms is the so called Magnocellular hypothesis. According to this, dyslexia arises from abnormal processing of visual information of movement mainly due to dysfunction in magnocellular system. This dissertation explores this hypothesis by comparing fifteen individuals with dyslexia and fifteen controls, aged between 18 and 30 years through two visual attention tests. Both experiments evaluated reaction time to stimuli appearing in entire computer screen while individuals remained sited, with head supported by a chin rest, and with the eyes fixed in a central target. The experiment 1 consisted of white punctual stimuli presented in a black background. In the experiment 2, the same target locations were used but now with target in green over a red background. The results were analyzed taking in consideration the visual quadrants were the stimuli were presented. Patients and controls did not differ in relation to a shorter reaction time to stimuli presented in inferior visual field, compared with the superior field of the same individual. Considering all quadrants, dyslexics reacted slower in experiment 1 conditions but performed similar to controls in experiment 2. These results are compatible to abnormalities in magnocelular system. The implications of these findings to the pathophysiology of dyslexia as well as its treatment are discussed.(AU)Universidade Metodista de São PauloPsicologia da saúdeBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIARamos, Renato TeodoroCPF:11478598745http://lattes.cnpq.br/5651863697199159Basile, Luis Fernando HindiCPF:85953263325http://lattes.cnpq.br/5492548469669885Ranvaud, RonaldCPF:15478969625http://lattes.cnpq.br/2000759367292897Luca, Maria Inez Ocanã de2016-08-03T16:34:48Z2009-11-182009-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCA, Maria Inez Ocanã de. DISLEXIA E ATENÇÃO. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:15:02Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1434Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:15:02Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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