PROPOSIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DAS LICENCIATURAS DA UMESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, SILVIA PERRONE DE LIMA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1777
Resumo: O objeto desta pesquisa de cunho qualitativo tem como centralidade a crise enfrentada pelos cursos de licenciatura, gerada pelo baixo interesse da juventude pela profissão docente. O problema que norteia a investigação está relacionado à compreensão geral do fenômeno, em especial, a gênese da crise e o entendimento do por que tantos cursos ligados à área da educação estão sendo fechados. O objetivo central desta pesquisa é contribuir para uma reflexão sobre as licenciaturas e profissão docente, estudando os caminhos de enfrentamento escolhidos pela Universidade Metodista de São Paulo, em especial, pelo Programa Institucional das Licenciaturas (PIL). A base teórica para este estudo encontra-se em Alves (2013) e Sennett (2004), quando discutem a nova morfologia social do trabalho gerada pelo capitalismo global e seu impacto na profissão docente. Também como aporte teórico, Gatti, Barreto e André (2011) contribuem com o debate ao analisarem as políticas de formação docente e ações de valorização do professor para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Outros estudos que auxiliam as reflexões da temática são os realizados pela Fundação Carlos Chagas (2009) e suas pesquisas sobre a baixa atratividade da carreira docente. A investigação contou com estudo de caso descritivo referente ao PIL por meio de análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiabertas com cinco sujeitos envolvidos diretamente com o programa. O estudo possibilitou a confirmação da hipótese de que a crise das licenciaturas nasce de uma crise maior gerada pelo sistema capitalista, que se revela por exacerbada relação de competitividade e por relações flexíveis e voláteis entre tempo e espaço, as quais exigem trabalhadores mais ágeis e que atendam aos paradigmas emergentes de uma sociedade impaciente. Nossa época está nesta perspectiva, marcada por uma nova morfologia social do trabalho, que é gerada por uma estrutura de poder e controle que afeta as relações sociais e laborais, não excluindo a profissão docente.
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spelling PROPOSIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DAS LICENCIATURAS DA UMESPPROPOSITIONS FOR FACING THE CRISIS IN THE COURSES OF TEACHER FORMATION : THE INSTITUTIONAL PROGRAM OF THE LICENCIATURA COURSES OF UMESPProfissão docente; Educação; LicenciaturasTeaching Profession; Education; Licenciatura DegreeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objeto desta pesquisa de cunho qualitativo tem como centralidade a crise enfrentada pelos cursos de licenciatura, gerada pelo baixo interesse da juventude pela profissão docente. O problema que norteia a investigação está relacionado à compreensão geral do fenômeno, em especial, a gênese da crise e o entendimento do por que tantos cursos ligados à área da educação estão sendo fechados. O objetivo central desta pesquisa é contribuir para uma reflexão sobre as licenciaturas e profissão docente, estudando os caminhos de enfrentamento escolhidos pela Universidade Metodista de São Paulo, em especial, pelo Programa Institucional das Licenciaturas (PIL). A base teórica para este estudo encontra-se em Alves (2013) e Sennett (2004), quando discutem a nova morfologia social do trabalho gerada pelo capitalismo global e seu impacto na profissão docente. Também como aporte teórico, Gatti, Barreto e André (2011) contribuem com o debate ao analisarem as políticas de formação docente e ações de valorização do professor para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Outros estudos que auxiliam as reflexões da temática são os realizados pela Fundação Carlos Chagas (2009) e suas pesquisas sobre a baixa atratividade da carreira docente. A investigação contou com estudo de caso descritivo referente ao PIL por meio de análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiabertas com cinco sujeitos envolvidos diretamente com o programa. O estudo possibilitou a confirmação da hipótese de que a crise das licenciaturas nasce de uma crise maior gerada pelo sistema capitalista, que se revela por exacerbada relação de competitividade e por relações flexíveis e voláteis entre tempo e espaço, as quais exigem trabalhadores mais ágeis e que atendam aos paradigmas emergentes de uma sociedade impaciente. Nossa época está nesta perspectiva, marcada por uma nova morfologia social do trabalho, que é gerada por uma estrutura de poder e controle que afeta as relações sociais e laborais, não excluindo a profissão docente.The subject of this qualitative research is the crisis faced by the licenciatura degree generated by the low interest young people have shown in pursuing a teaching profession. The issue which guides the investigation relates to the general comprehension of said phenomenon, particularly the genesis of the crisis and the understanding of why so many resources related to the area of education have been shut down. The aim of this research is to contribute to a reflection on the licenciatura degree and teaching profession by studying the paths chosen by Universidade Metodista de São Paulo, notably the Programa Internacional das Licenciaturas. The theoretical framework for this study can be found in Alves (2013) and Sennett (2004) when they discuss the new social morphology of labor generated by global capitalism and its impact in the teaching profession. Furthermore, the theoretical input of Gatti, Barreto and André (2011) contribute to the debate by analyzing the policies behind the teaching profession and the actions to value teachers for the improvement of the quality of Primary Education. The remaining studies which provide reflections on the matter have been conducted by Fundação Carlos Chagas (2009) and its research on the low attractiveness of the teaching profession. The investigation relied on descriptive case studies referring to the PIL by means of documentary analysis, bibliographic revision and semi-structured interviews with five subjects directly involved in the program. The study has allowed the confirmation of the hypothesis that the crisis faced by the current licenciatura degree is the result of a bigger crisis generated by the capitalist system that reveals itself due to the exacerbated relationship of competitivity, as well as flexible and volatile relationships between time and space which demand faster workers who can cope with the emerging paradigms of an impatient society. Our current times have been taken under perspective, accentuated by a new social morphology of labor brought about by a structure of power and control that affects social and labor relationships and likewise the teaching profession.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoSouza, Roger Marchesini de QuadrosFurlin, MarceloAndré , Cláudio FernandoCampos , Elisabete Ferreira EstevesRosalen, Marilena Aparecida SouzaAlviano Junior , WilsonFREITAS, SILVIA PERRONE DE LIMA2018-07-31T18:35:53Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFREITAS, SILVIA PERRONE DE LIMA. PROPOSIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DAS LICENCIATURAS DA UMESP. 2018. 345 folhas. 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