A Tríade Social e suas implicações para a teologia bíblica veterotestamentária. Indícios de uma teologia marginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Jovanir
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2126
Resumo: O presente trabalho expõe o interesse por uma leitura social do Antigo Testamento e busca desenvolvê-la, analisando um considerável sistema de leis que prevê os aspectos físicos e sociais de indivíduos em situação de vulnerabilidade. Os critérios sociológicos, aqui desenvolvidos, buscam distinguir da religião institucionalizada, uma religião invisível e marginal, com profundas raízes antropológicas e sociais. No centro deste sistema que abriga os marginalizados da sociedade, encontramos a Tríade Social: estrangeiro rGEï, órfão ~Aty" e viúva hn"ôm'l.a". O objetivo de nossa pesquisa está em analisar a presença destas categorias no texto bíblico e como elas acenam para um significativo conjunto de normas jurídicas, produzidas por grupos de oposição à “religião oficial”, desenvolvendo concepções totalmente novas no campo teológico, político e cultual. O método encontrado para averiguar nossas suspeitas está no estudo exegético de textos bíblicos, em especial, textos deuteronômicos e textos extrabíblicos, tendo como suporte os achados arqueológicos em Khirbet Qeiyafa. Os resultados preliminares de nossa pesquisa nos dão pistas de que a prática social, muito difundida no antigo Israel, entendida como uma exigência divina, alcança contornos litúrgicos importantes na fixação dos valores éticos e sociais na comunidade. Nossa pretensão é destacar que o tema do pobre e do necessitado, representados em nossa pesquisa pela Tríade Social, bem como a preservação de seus direitos básicos, perpassa todo o Antigo Testamento, promovendo uma espécie de teologia marginal, que caminha paralelo aos temas e às dinâmicas oficiais de fé.
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