Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120 |
Resumo: | A introdução do universo transmídia na publicidade trouxe diversas opções de exploração de universos narrativos. Os games fazem parte deste leque narrativo e estão sendo cada vez mais introduzidos em campanhas, tendo como foco a fidelização e propagação espontânea das marcas nos usuários. A campanha Saving The Source, desenvolvida pela Coca-Cola Company, focou no aproveitamento desse novo mercado criando uma estratégia mundial de transmídia para mobile, atingindo mais de 168 milhões de crianças, em 190 países ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é identificar quais foram os elementos narrativos, sociais e tecnológicos que favoreceram o sucesso da Campanha Saving the Source como campanha publicitária global. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental na internet, incluindo o conteúdo e dados de engajamento da campanha, além de entrevistas qualitativas com profissionais que atuaram na campanha e com especialistas. A principal conclusão é que a utilização das técnicas do transmídia, acoplada com tecnologias de ponta, resultou em um grande impacto de fortalecimento da marca |
id |
METODISTA_1d084cd7c744a7b4aac145d2ea13f94b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2120 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play FantaTransmedia Strategies for Mobile Platforms: Play Fanta Case StudyTransmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis.Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile DevicesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA introdução do universo transmídia na publicidade trouxe diversas opções de exploração de universos narrativos. Os games fazem parte deste leque narrativo e estão sendo cada vez mais introduzidos em campanhas, tendo como foco a fidelização e propagação espontânea das marcas nos usuários. A campanha Saving The Source, desenvolvida pela Coca-Cola Company, focou no aproveitamento desse novo mercado criando uma estratégia mundial de transmídia para mobile, atingindo mais de 168 milhões de crianças, em 190 países ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é identificar quais foram os elementos narrativos, sociais e tecnológicos que favoreceram o sucesso da Campanha Saving the Source como campanha publicitária global. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental na internet, incluindo o conteúdo e dados de engajamento da campanha, além de entrevistas qualitativas com profissionais que atuaram na campanha e com especialistas. A principal conclusão é que a utilização das técnicas do transmídia, acoplada com tecnologias de ponta, resultou em um grande impacto de fortalecimento da marcaThe introduction of the transmedia into advertising has brought diverse options for exploring narrative universes. The games are part of this narrative range and are being increasingly introduced in campaigns, focusing on the loyalty and spontaneous propagation of brand in users. The Saving The Source campaign developed by the Coca-Cola Company in partnership with Ogilvy and Psyop focused on the use of this new market. Creating a worldwide mobile transmigration strategy reaching more than 168 million children, in 190 countries around the world. The methodology used is a case study with a qualitative view with bibliographical research, Internet documentary research, including the content and data of engagement from the campaign, besides qualitative interviews with professionals who worked in the campaign and specialists. The main conclusion is that the use of transmedia techniques, coupled with leading edge technologies have resulted in a strong branding impact.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESPUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialJosgrilberg, Fabio BotelhoSantos, Marli dosTarsitano, Paulo RogérioPerazzo, Priscila FerreiraSouza, Eduardo Faustino de2021-09-16T15:40:03Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Eduardo Faustino de. Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta. 2017. 119 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-09-16T15:40:03Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2120Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-09-16T15:40:03Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta Transmedia Strategies for Mobile Platforms: Play Fanta Case Study |
title |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta |
spellingShingle |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta Souza, Eduardo Faustino de Transmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis. Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile Devices CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta |
title_full |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta |
title_fullStr |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta |
title_full_unstemmed |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta |
title_sort |
Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta |
author |
Souza, Eduardo Faustino de |
author_facet |
Souza, Eduardo Faustino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Josgrilberg, Fabio Botelho Santos, Marli dos Tarsitano, Paulo Rogério Perazzo, Priscila Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eduardo Faustino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis. Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile Devices CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Transmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis. Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile Devices CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A introdução do universo transmídia na publicidade trouxe diversas opções de exploração de universos narrativos. Os games fazem parte deste leque narrativo e estão sendo cada vez mais introduzidos em campanhas, tendo como foco a fidelização e propagação espontânea das marcas nos usuários. A campanha Saving The Source, desenvolvida pela Coca-Cola Company, focou no aproveitamento desse novo mercado criando uma estratégia mundial de transmídia para mobile, atingindo mais de 168 milhões de crianças, em 190 países ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é identificar quais foram os elementos narrativos, sociais e tecnológicos que favoreceram o sucesso da Campanha Saving the Source como campanha publicitária global. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental na internet, incluindo o conteúdo e dados de engajamento da campanha, além de entrevistas qualitativas com profissionais que atuaram na campanha e com especialistas. A principal conclusão é que a utilização das técnicas do transmídia, acoplada com tecnologias de ponta, resultou em um grande impacto de fortalecimento da marca |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 2021-09-16T15:40:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Eduardo Faustino de. Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta. 2017. 119 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120 |
identifier_str_mv |
Souza, Eduardo Faustino de. Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta. 2017. 119 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602006065512448 |