Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eduardo Faustino de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120
Resumo: A introdução do universo transmídia na publicidade trouxe diversas opções de exploração de universos narrativos. Os games fazem parte deste leque narrativo e estão sendo cada vez mais introduzidos em campanhas, tendo como foco a fidelização e propagação espontânea das marcas nos usuários. A campanha Saving The Source, desenvolvida pela Coca-Cola Company, focou no aproveitamento desse novo mercado criando uma estratégia mundial de transmídia para mobile, atingindo mais de 168 milhões de crianças, em 190 países ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é identificar quais foram os elementos narrativos, sociais e tecnológicos que favoreceram o sucesso da Campanha Saving the Source como campanha publicitária global. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental na internet, incluindo o conteúdo e dados de engajamento da campanha, além de entrevistas qualitativas com profissionais que atuaram na campanha e com especialistas. A principal conclusão é que a utilização das técnicas do transmídia, acoplada com tecnologias de ponta, resultou em um grande impacto de fortalecimento da marca
id METODISTA_1d084cd7c744a7b4aac145d2ea13f94b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2120
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play FantaTransmedia Strategies for Mobile Platforms: Play Fanta Case StudyTransmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis.Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile DevicesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA introdução do universo transmídia na publicidade trouxe diversas opções de exploração de universos narrativos. Os games fazem parte deste leque narrativo e estão sendo cada vez mais introduzidos em campanhas, tendo como foco a fidelização e propagação espontânea das marcas nos usuários. A campanha Saving The Source, desenvolvida pela Coca-Cola Company, focou no aproveitamento desse novo mercado criando uma estratégia mundial de transmídia para mobile, atingindo mais de 168 milhões de crianças, em 190 países ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é identificar quais foram os elementos narrativos, sociais e tecnológicos que favoreceram o sucesso da Campanha Saving the Source como campanha publicitária global. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental na internet, incluindo o conteúdo e dados de engajamento da campanha, além de entrevistas qualitativas com profissionais que atuaram na campanha e com especialistas. A principal conclusão é que a utilização das técnicas do transmídia, acoplada com tecnologias de ponta, resultou em um grande impacto de fortalecimento da marcaThe introduction of the transmedia into advertising has brought diverse options for exploring narrative universes. The games are part of this narrative range and are being increasingly introduced in campaigns, focusing on the loyalty and spontaneous propagation of brand in users. The Saving The Source campaign developed by the Coca-Cola Company in partnership with Ogilvy and Psyop focused on the use of this new market. Creating a worldwide mobile transmigration strategy reaching more than 168 million children, in 190 countries around the world. The methodology used is a case study with a qualitative view with bibliographical research, Internet documentary research, including the content and data of engagement from the campaign, besides qualitative interviews with professionals who worked in the campaign and specialists. The main conclusion is that the use of transmedia techniques, coupled with leading edge technologies have resulted in a strong branding impact.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESPUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialJosgrilberg, Fabio BotelhoSantos, Marli dosTarsitano, Paulo RogérioPerazzo, Priscila FerreiraSouza, Eduardo Faustino de2021-09-16T15:40:03Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Eduardo Faustino de. Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta. 2017. 119 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-09-16T15:40:03Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2120Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-09-16T15:40:03Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
Transmedia Strategies for Mobile Platforms: Play Fanta Case Study
title Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
spellingShingle Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
Souza, Eduardo Faustino de
Transmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis.
Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile Devices
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
title_full Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
title_fullStr Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
title_full_unstemmed Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
title_sort Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta
author Souza, Eduardo Faustino de
author_facet Souza, Eduardo Faustino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Josgrilberg, Fabio Botelho
Santos, Marli dos
Tarsitano, Paulo Rogério
Perazzo, Priscila Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eduardo Faustino de
dc.subject.por.fl_str_mv Transmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis.
Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile Devices
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Transmídia; Narrativa; Storytelling; Publicidade; Dispositivos Móveis.
Transmedia; Narrative; Storytelling; Advertising; Mobile Devices
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A introdução do universo transmídia na publicidade trouxe diversas opções de exploração de universos narrativos. Os games fazem parte deste leque narrativo e estão sendo cada vez mais introduzidos em campanhas, tendo como foco a fidelização e propagação espontânea das marcas nos usuários. A campanha Saving The Source, desenvolvida pela Coca-Cola Company, focou no aproveitamento desse novo mercado criando uma estratégia mundial de transmídia para mobile, atingindo mais de 168 milhões de crianças, em 190 países ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é identificar quais foram os elementos narrativos, sociais e tecnológicos que favoreceram o sucesso da Campanha Saving the Source como campanha publicitária global. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental na internet, incluindo o conteúdo e dados de engajamento da campanha, além de entrevistas qualitativas com profissionais que atuaram na campanha e com especialistas. A principal conclusão é que a utilização das técnicas do transmídia, acoplada com tecnologias de ponta, resultou em um grande impacto de fortalecimento da marca
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
2021-09-16T15:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Eduardo Faustino de. Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta. 2017. 119 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120
identifier_str_mv Souza, Eduardo Faustino de. Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile: Estudo de caso Play Fanta. 2017. 119 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006065512448