REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829 |
Resumo: | Desempenhando papel de importância no jornalismo cultural, as revistas especializadas mostram que, embora alguns estudiosos acreditem numa crise neste setor, com a massificação do conteúdo de assuntos ligados à cultura existe um movimento na área cultural que revela o interesse de várias publicações relacionadas ao tema. O objetivo deste estudo é verificar, dentro da perspectiva da análise qualitativa de conteúdo, se a Revista Bravo!, ao longo dos 11 anos de existência, transitou da proposta inicial de jornalismo cultural diferenciado para um jornalismo de caráter comercial, acompanhando uma tendência de mercado. Todavia, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, constatou-se que o termo jornalismo cultural corresponde a uma variável do jornalismo mais ampla e complexa do que atualmente se supõe e que certamente, alguns veículos merecem reconhecimento por continuarem trazendo análises e reflexões oportunas sobre as diversas produções culturais, como no caso da Bravo!, que não se confirmou que tenha existido um movimento do cultural para o comercial, mas uma mudança na pauta como estratégia editorial para sobrevivência. |
id |
METODISTA_1e99ba7cc34a0b56cc3f4d69c9f724bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/829 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADOcomunicaçãoculturajornalismo culturalmercadoRevista Bravo!.communicationculturecultural journalismmarketBravo! magazineCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODesempenhando papel de importância no jornalismo cultural, as revistas especializadas mostram que, embora alguns estudiosos acreditem numa crise neste setor, com a massificação do conteúdo de assuntos ligados à cultura existe um movimento na área cultural que revela o interesse de várias publicações relacionadas ao tema. O objetivo deste estudo é verificar, dentro da perspectiva da análise qualitativa de conteúdo, se a Revista Bravo!, ao longo dos 11 anos de existência, transitou da proposta inicial de jornalismo cultural diferenciado para um jornalismo de caráter comercial, acompanhando uma tendência de mercado. Todavia, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, constatou-se que o termo jornalismo cultural corresponde a uma variável do jornalismo mais ampla e complexa do que atualmente se supõe e que certamente, alguns veículos merecem reconhecimento por continuarem trazendo análises e reflexões oportunas sobre as diversas produções culturais, como no caso da Bravo!, que não se confirmou que tenha existido um movimento do cultural para o comercial, mas uma mudança na pauta como estratégia editorial para sobrevivência.Performing an important job in the cultural journalism, the specialized magazines show that, although some studious believe in a crisis in this sector, with the mass production in topics related to the culture, there is a movement in the cultural area that shows the interest in various publications related to this subject. The purpose of this study is to check, inside the perspective of the qualitative analysis of content, if the magazine Bravo!, throughout 11 years of existence, it transited from initial proposal of distinguished cultural journalism to a journalism with commercial character, following a market trend. However, from the bibliographical revision about this subject, it was confirmed that the term cultural journalism means a variable of an ample and complex journalism than what is supposed nowadays, and that certainly, some vehicles deserve recognition for continuing bringing opportune analysis and reflections about many culture productions, like in the case of magazine Bravo!, that did not confirm it existed a movement from cultural to commercial, but a changing in the staff as editorial strategy for survivalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOFaro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Basso, Eliane CodiCPF:49210320066Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Figueiredo, Rúbia Medeiros2016-08-03T12:30:48Z2011-03-242008-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Rúbia Medeiros. REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:19Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/829Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:19Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
title |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
spellingShingle |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO Figueiredo, Rúbia Medeiros comunicação cultura jornalismo cultural mercado Revista Bravo!. communication culture cultural journalism market Bravo! magazine CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
title_full |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
title_fullStr |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
title_full_unstemmed |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
title_sort |
REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO |
author |
Figueiredo, Rúbia Medeiros |
author_facet |
Figueiredo, Rúbia Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faro, José Salvador CPF:23165451231 http://lattes.cnpq.br/3848720494067039 Basso, Eliane Codi CPF:49210320066 Gonçalves, Elizabeth Moraes CPF:16489456120 http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rúbia Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação cultura jornalismo cultural mercado Revista Bravo!. communication culture cultural journalism market Bravo! magazine CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
comunicação cultura jornalismo cultural mercado Revista Bravo!. communication culture cultural journalism market Bravo! magazine CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Desempenhando papel de importância no jornalismo cultural, as revistas especializadas mostram que, embora alguns estudiosos acreditem numa crise neste setor, com a massificação do conteúdo de assuntos ligados à cultura existe um movimento na área cultural que revela o interesse de várias publicações relacionadas ao tema. O objetivo deste estudo é verificar, dentro da perspectiva da análise qualitativa de conteúdo, se a Revista Bravo!, ao longo dos 11 anos de existência, transitou da proposta inicial de jornalismo cultural diferenciado para um jornalismo de caráter comercial, acompanhando uma tendência de mercado. Todavia, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, constatou-se que o termo jornalismo cultural corresponde a uma variável do jornalismo mais ampla e complexa do que atualmente se supõe e que certamente, alguns veículos merecem reconhecimento por continuarem trazendo análises e reflexões oportunas sobre as diversas produções culturais, como no caso da Bravo!, que não se confirmou que tenha existido um movimento do cultural para o comercial, mas uma mudança na pauta como estratégia editorial para sobrevivência. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-15 2011-03-24 2016-08-03T12:30:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Rúbia Medeiros. REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Rúbia Medeiros. REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997676904448 |