REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rúbia Medeiros
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829
Resumo: Desempenhando papel de importância no jornalismo cultural, as revistas especializadas mostram que, embora alguns estudiosos acreditem numa crise neste setor, com a massificação do conteúdo de assuntos ligados à cultura existe um movimento na área cultural que revela o interesse de várias publicações relacionadas ao tema. O objetivo deste estudo é verificar, dentro da perspectiva da análise qualitativa de conteúdo, se a Revista Bravo!, ao longo dos 11 anos de existência, transitou da proposta inicial de jornalismo cultural diferenciado para um jornalismo de caráter comercial, acompanhando uma tendência de mercado. Todavia, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, constatou-se que o termo jornalismo cultural corresponde a uma variável do jornalismo mais ampla e complexa do que atualmente se supõe e que certamente, alguns veículos merecem reconhecimento por continuarem trazendo análises e reflexões oportunas sobre as diversas produções culturais, como no caso da Bravo!, que não se confirmou que tenha existido um movimento do cultural para o comercial, mas uma mudança na pauta como estratégia editorial para sobrevivência.
id METODISTA_1e99ba7cc34a0b56cc3f4d69c9f724bf
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/829
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADOcomunicaçãoculturajornalismo culturalmercadoRevista Bravo!.communicationculturecultural journalismmarketBravo! magazineCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODesempenhando papel de importância no jornalismo cultural, as revistas especializadas mostram que, embora alguns estudiosos acreditem numa crise neste setor, com a massificação do conteúdo de assuntos ligados à cultura existe um movimento na área cultural que revela o interesse de várias publicações relacionadas ao tema. O objetivo deste estudo é verificar, dentro da perspectiva da análise qualitativa de conteúdo, se a Revista Bravo!, ao longo dos 11 anos de existência, transitou da proposta inicial de jornalismo cultural diferenciado para um jornalismo de caráter comercial, acompanhando uma tendência de mercado. Todavia, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, constatou-se que o termo jornalismo cultural corresponde a uma variável do jornalismo mais ampla e complexa do que atualmente se supõe e que certamente, alguns veículos merecem reconhecimento por continuarem trazendo análises e reflexões oportunas sobre as diversas produções culturais, como no caso da Bravo!, que não se confirmou que tenha existido um movimento do cultural para o comercial, mas uma mudança na pauta como estratégia editorial para sobrevivência.Performing an important job in the cultural journalism, the specialized magazines show that, although some studious believe in a crisis in this sector, with the mass production in topics related to the culture, there is a movement in the cultural area that shows the interest in various publications related to this subject. The purpose of this study is to check, inside the perspective of the qualitative analysis of content, if the magazine Bravo!, throughout 11 years of existence, it transited from initial proposal of distinguished cultural journalism to a journalism with commercial character, following a market trend. However, from the bibliographical revision about this subject, it was confirmed that the term cultural journalism means a variable of an ample and complex journalism than what is supposed nowadays, and that certainly, some vehicles deserve recognition for continuing bringing opportune analysis and reflections about many culture productions, like in the case of magazine Bravo!, that did not confirm it existed a movement from cultural to commercial, but a changing in the staff as editorial strategy for survivalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOFaro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Basso, Eliane CodiCPF:49210320066Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Figueiredo, Rúbia Medeiros2016-08-03T12:30:48Z2011-03-242008-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Rúbia Medeiros. REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:19Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/829Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:19Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
title REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
spellingShingle REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
Figueiredo, Rúbia Medeiros
comunicação
cultura
jornalismo cultural
mercado
Revista Bravo!.
communication
culture
cultural journalism
market
Bravo! magazine
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
title_full REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
title_fullStr REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
title_full_unstemmed REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
title_sort REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO
author Figueiredo, Rúbia Medeiros
author_facet Figueiredo, Rúbia Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faro, José Salvador
CPF:23165451231
http://lattes.cnpq.br/3848720494067039
Basso, Eliane Codi
CPF:49210320066
Gonçalves, Elizabeth Moraes
CPF:16489456120
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rúbia Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
cultura
jornalismo cultural
mercado
Revista Bravo!.
communication
culture
cultural journalism
market
Bravo! magazine
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic comunicação
cultura
jornalismo cultural
mercado
Revista Bravo!.
communication
culture
cultural journalism
market
Bravo! magazine
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Desempenhando papel de importância no jornalismo cultural, as revistas especializadas mostram que, embora alguns estudiosos acreditem numa crise neste setor, com a massificação do conteúdo de assuntos ligados à cultura existe um movimento na área cultural que revela o interesse de várias publicações relacionadas ao tema. O objetivo deste estudo é verificar, dentro da perspectiva da análise qualitativa de conteúdo, se a Revista Bravo!, ao longo dos 11 anos de existência, transitou da proposta inicial de jornalismo cultural diferenciado para um jornalismo de caráter comercial, acompanhando uma tendência de mercado. Todavia, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, constatou-se que o termo jornalismo cultural corresponde a uma variável do jornalismo mais ampla e complexa do que atualmente se supõe e que certamente, alguns veículos merecem reconhecimento por continuarem trazendo análises e reflexões oportunas sobre as diversas produções culturais, como no caso da Bravo!, que não se confirmou que tenha existido um movimento do cultural para o comercial, mas uma mudança na pauta como estratégia editorial para sobrevivência.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-15
2011-03-24
2016-08-03T12:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Rúbia Medeiros. REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Rúbia Medeiros. REVISTA BRAVO! ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO CULTURAL FRENTE ÀS PRESSÕES DO MERCADO. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997676904448