O DEUS ROSIANO: ANÁLISE TEOLÓGICO-LITERÁRIA DAS IMAGENS AMBÍ-GUAS DE DEUS EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/545 |
Resumo: | Tudo é e não é . Analisar algumas imagens ambíguas de Deus em Grande Sertão: Veredas foi o objetivo desta dissertação. Para tanto, essa análise é uma tentativa interdisciplinar de leitura e interpretação, em que Teologia e Literatura são interlocutoras. A partir do romance rosiano, sob à luz hermenêutica da crítica literária e da reflexão teológica, tentamos indicar que a escritura de João Guimarães Rosa apresenta Deus de modo ambíguo. Essa assertiva é possível, pois se percebeu na provisoriedade humana, poetizada pelo escritor e personificada por Riobaldo, o traço sine qua non do modo de ver mundos misturados . Ao rememorar e renarrar as estórias sua vida, Riobaldo abre espaço ao Mistério. Nonada . Em cada travessia, o protagonista-narrador reflete acerca de Deus , por meio da fala poética cujas imagens diversas sugerem um Deus muito contrariado . Sem enquadramentos teológicos e/ou filosóficos definitivos, Rosa provoca-nos ao mostrar-nos que o Deus que roda tudo revela-se e evade-se no sertão-universo. Lugar físico-mítico. É no sertão que intentamos seguir os rastros de Deus segundo a íris riobaldiana. Olhar de constante movimento entre o obscuro e o revelado, entre o é e não é.(AU) |
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O DEUS ROSIANO: ANÁLISE TEOLÓGICO-LITERÁRIA DAS IMAGENS AMBÍ-GUAS DE DEUS EM GRANDE SERTÃO: VEREDASRiobaldoAmbigüidadeDeusTeologiaLiteratura(Teopoética)RiobaldoAmbiguityGodTheologyLiterature(Theopoetic)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Tudo é e não é . Analisar algumas imagens ambíguas de Deus em Grande Sertão: Veredas foi o objetivo desta dissertação. Para tanto, essa análise é uma tentativa interdisciplinar de leitura e interpretação, em que Teologia e Literatura são interlocutoras. A partir do romance rosiano, sob à luz hermenêutica da crítica literária e da reflexão teológica, tentamos indicar que a escritura de João Guimarães Rosa apresenta Deus de modo ambíguo. Essa assertiva é possível, pois se percebeu na provisoriedade humana, poetizada pelo escritor e personificada por Riobaldo, o traço sine qua non do modo de ver mundos misturados . Ao rememorar e renarrar as estórias sua vida, Riobaldo abre espaço ao Mistério. Nonada . Em cada travessia, o protagonista-narrador reflete acerca de Deus , por meio da fala poética cujas imagens diversas sugerem um Deus muito contrariado . Sem enquadramentos teológicos e/ou filosóficos definitivos, Rosa provoca-nos ao mostrar-nos que o Deus que roda tudo revela-se e evade-se no sertão-universo. Lugar físico-mítico. É no sertão que intentamos seguir os rastros de Deus segundo a íris riobaldiana. Olhar de constante movimento entre o obscuro e o revelado, entre o é e não é.(AU) Everything is and is not . This dissertation aims at analyzing some ambiguous images of God in the novel Grande Sertão: Veredas [The Devil to Pay in the Backlands]. Therefore, this analysis is an interdisciplinary attempt of reading and interpretation, where Theology and Literature are in dialogue. From the novel by João Guimarães Rosa, in the light of the literary hermeneutics critique and of theological reflection, we searched on pointing out that Guimarães Rosa s writings present God in an ambiguous way. This affirmation is possible as it is noticed in the human temporariness, poeticized by the author and personified by Riobaldo, the sine qua non trace of the way of seeing worlds mixed . When remembering and retelling stories of his life, Riobaldo opens space to the Mystery: - Nonada . In each crossing, the protagonist-narrator reflects about God through poetic speech whose diverse images suggest a very upset God . With no use of final theological and/or philosophical frameworks, Rosa provokes us when shows that the God who runs everything shows up and manages to escape in the backlands-universe, a physical-mythical place. It is in the backlands that we try to follow God s traces according to Riobaldo s iris. It is a look of constant movement between the dark and the revealed, between what is and what is not.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃORibeiro, Cláudio OliveiraCPF:30303030303http://lattes.cnpq.br/5521034622952334Higuet, Etienne AlfredCPF:23164153451http://lattes.cnpq.br/5600938581821983Tenório, WaldecyCPF:16123123123http://lattes.cnpq.br/7167065378055833Alonso Júnior, Hugo Fonseca2016-08-03T12:21:03Z2010-05-312010-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALONSO JÚNIOR, Hugo Fonseca. O DEUS ROSIANO: ANÁLISE TEOLÓGICO-LITERÁRIA DAS IMAGENS AMBÍ-GUAS DE DEUS EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/545Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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