Jornalismo Digital e Novas Tecnologias: Estudo de Gêneros e Formatos nos Principais Sites Jornalísticos Brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2118 |
Resumo: | O fazer jornalístico está em constante alteração e suas transformações são otimizadas pelas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa forma, a atual sociedade em rede que vive a convergência da cultura modifica seus hábitos de consumo e de produção de conteúdo. Este cenário atuou como ponto de partida desta pesquisa, gerando-nos a inquietude de compreender como ocorre a produção jornalística na web e qual a relação que esses produtos jornalísticos possuem com as atuais classificações de gêneros e formatos. Para isso, utilizamos a teoria fundamentada em dados como paradigma teórico-metodológico, uma vez que ele nos permitia liberdade e direcionamento para a compreensão da prática jornalística desenvolvida nos dez principais webjornais do país: Folha de S. Paulo, Estadão, Gazeta, Zero Hora, O Globo, BuzzFeed, Vice, HuffPost Brasil, Nexo e Agência Pública. Foram analisados 232 textos sob a luz de uma ficha de análise criada com base em Palácios (2015) e Canavilhas (2010), o que nos gerou um banco de dados com mais de oito mil unidades de informação. Este processo constituiu a macroanálise e a partir dos dados diferenciados, das anotações desenvolvidas em diário de campo e da realização de entrevistas estruturadas desenvolvemos a microanálise. A partir dos procedimentos acima expostos identificamos que na produção do hard news no webjornalismo brasileiro há predominância dos formatos e gêneros hegemônicos. Em contrapartida, concluímos que há tendência no uso de novos recursos técnicos: ilustração, gameficação, animação, entre outros. E, ainda, identificamos que os formatos no webjornalismo atuam com fluidez entre os gêneros jornalísticos, ora servindo de complemento ora sendo os condutores absolutos dos gêneros. |
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Jornalismo Digital e Novas Tecnologias: Estudo de Gêneros e Formatos nos Principais Sites Jornalísticos BrasileirosDigital Journalism and New Technologies: Study of Genres and Formats in th main Brazilian Journalistic SitesGêneros jornalísticos; Formatos Jornalísticos; WebjornalismoJournalistic genres; Journalistic formats; Web journalismCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO fazer jornalístico está em constante alteração e suas transformações são otimizadas pelas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa forma, a atual sociedade em rede que vive a convergência da cultura modifica seus hábitos de consumo e de produção de conteúdo. Este cenário atuou como ponto de partida desta pesquisa, gerando-nos a inquietude de compreender como ocorre a produção jornalística na web e qual a relação que esses produtos jornalísticos possuem com as atuais classificações de gêneros e formatos. Para isso, utilizamos a teoria fundamentada em dados como paradigma teórico-metodológico, uma vez que ele nos permitia liberdade e direcionamento para a compreensão da prática jornalística desenvolvida nos dez principais webjornais do país: Folha de S. Paulo, Estadão, Gazeta, Zero Hora, O Globo, BuzzFeed, Vice, HuffPost Brasil, Nexo e Agência Pública. Foram analisados 232 textos sob a luz de uma ficha de análise criada com base em Palácios (2015) e Canavilhas (2010), o que nos gerou um banco de dados com mais de oito mil unidades de informação. Este processo constituiu a macroanálise e a partir dos dados diferenciados, das anotações desenvolvidas em diário de campo e da realização de entrevistas estruturadas desenvolvemos a microanálise. A partir dos procedimentos acima expostos identificamos que na produção do hard news no webjornalismo brasileiro há predominância dos formatos e gêneros hegemônicos. Em contrapartida, concluímos que há tendência no uso de novos recursos técnicos: ilustração, gameficação, animação, entre outros. E, ainda, identificamos que os formatos no webjornalismo atuam com fluidez entre os gêneros jornalísticos, ora servindo de complemento ora sendo os condutores absolutos dos gêneros.The act of producing journalism is in constant change and those transformations are optimized by the information and communication technologies. This way, the current networking society that lives the convergence of culture modifies their consumption and content production habits. This scenario acted as a starting point of this research, generating in us the restlessness of comprehending how the journalistic production on the web occurs and what is the relation that these journalistic products have with the current genres and formats classifications. For this, we used the theory based on data as theoretical-methodological paradigm, once it allowed us to have freedom and direction to the comprehension of the journalistic practice developed in the ten main webjournals in the country: Folha de S. Paulo, Estadão, Gazeta, Zero Hora, O Globo, BuzzFeed, Vice, HuffPost Brasil, Nexo e Agência Pública. 232 texts were analyzed under the light of an analysis file created on the basis of Palácios (2015) and Canavilhas (2010), which generated a database with over eight thousand data. This process constituted the macro analysis and from the differentiated data, from the developed notes in the field diary and from the use of structured interviews, the microanalysis was developed. From the exposed proceedings above it was identified that there is a predominance of the hegemonic formats and genres in the production of hard news. However, we concluded that there is a tendency in the use of new technical resources: illustration, gamification, animation, among others. And, also, we identified that the formats in web journalism act with fluidity between the journalistic genres, sometimes serving as a complement or sometimes being the absolute conductors of the genres.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialMelo, José Marques deSantos, Marli dosTemer, Ana CarolinaLaurindo, RosemeriJaconi, SoniaOliveira, Roberto Joaquim dePereira, Clarissa Josgrilberg2021-09-15T18:37:35Z2018-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPereira, Clarissa Josgrilberg. Jornalismo Digital e Novas Tecnologias: Estudo de Gêneros e Formatos nos Principais Sites Jornalísticos Brasileiros. 2018. 198 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-09-15T18:37:35Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2118Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-09-15T18:37:35Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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