CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério Pereira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/665
Resumo: Esta dissertação aborda o humor na mídia e sua interação com a cultura e o imaginário social, a partir de um estudo do programa Custe o que Custar (CQC), da rede Bandeirante de televisão. Inicialmente descreve a evolução do humor na história ocidental, suas relações com as culturas e sua incursão na mídia, a partir do século XIX. Num segundo momento mapeia o humor presente na mídia brasileira nos séculos XX e XXI e apresenta uma categorização de programas humorísticos televisivos. Em relação ao programa televisivo estudado, resgatou-se o seu histórico, desde a sua origem no Brasil até o início do ano de 2013. Demonstrou-se por meio de levantamento bibliográfico o processo de midiatização da sociedade e a criação de identidades individuais e sociais, pautadas pela produção de bens de consumo. Por meio de uma análise descritiva, pode-se verificar a integração entre valores simbólicos da cultura, mídia e imaginário social. Concluiu-se, pela análise do programa, que o humor é elemento discursivo importante na propagação de ideias e valores, e pode ser elemento tanto de transformação quando de conformidade com as estruturas sociais dominantes. Também, que o CQC é mais um elemento dentre diversos produtos midiáticos, que funcionam como agentes sociais a atuar na construção de valores simbólicos e no imaginário social. Ainda, que no caso estudado, a informação se confunde com o entretenimento, resultando em um produto híbrido característico da cultura midiatizada contemporânea.
id METODISTA_3b99e09eb39c9fee2b13c94fe5f87b2f
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/665
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADOCQC: Information and entertainment on mediated humorCQChumormídiaentretenimentoinformaçãocultura midiatizadaCQChumormediaentertainmentinformationculture mediatizedCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta dissertação aborda o humor na mídia e sua interação com a cultura e o imaginário social, a partir de um estudo do programa Custe o que Custar (CQC), da rede Bandeirante de televisão. Inicialmente descreve a evolução do humor na história ocidental, suas relações com as culturas e sua incursão na mídia, a partir do século XIX. Num segundo momento mapeia o humor presente na mídia brasileira nos séculos XX e XXI e apresenta uma categorização de programas humorísticos televisivos. Em relação ao programa televisivo estudado, resgatou-se o seu histórico, desde a sua origem no Brasil até o início do ano de 2013. Demonstrou-se por meio de levantamento bibliográfico o processo de midiatização da sociedade e a criação de identidades individuais e sociais, pautadas pela produção de bens de consumo. Por meio de uma análise descritiva, pode-se verificar a integração entre valores simbólicos da cultura, mídia e imaginário social. Concluiu-se, pela análise do programa, que o humor é elemento discursivo importante na propagação de ideias e valores, e pode ser elemento tanto de transformação quando de conformidade com as estruturas sociais dominantes. Também, que o CQC é mais um elemento dentre diversos produtos midiáticos, que funcionam como agentes sociais a atuar na construção de valores simbólicos e no imaginário social. Ainda, que no caso estudado, a informação se confunde com o entretenimento, resultando em um produto híbrido característico da cultura midiatizada contemporânea.This dissertation discusses the Humor in the media and their interaction with culture and social imaginary, it is a study of the program Custe o que Custar (CQC), broadcasted by Bandeirantes television network. Describes the evolution of humor in Western history, its relations with the cultures and their foray in the media, in the nineteenth century. Maps the humor present in the Brazilian media in XX and XXI centuries and presents a categorization of television comedy. About television program studied rescued up your history, from its origins in Brazil until today. It has been shown through literature, the process of mediatization of society and the creation of individual and social identities, guided by the production of consumer goods. There was integration among symbolic values of culture, media and social imaginary. We conclude by analyzing the program that humor is an important discursive element in the spread of ideas and values and can be both a transforming element when in accordance with the prevailing social structures. Also, the CQC is one element among many media products, which act as social agents to act in the construction of symbolic values and the social imaginary. In the case studied, the information is confused with entertainment, resulting in a hybrid characteristic of contemporary mediated culture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBarros, Laan Mendes deCPF:25656556522Cunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Santos, Roberto Elisio dosCPF:26932587413Silva, Rogério Pereira da2016-08-03T12:29:49Z2013-07-192013-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rogério Pereira da. CQC: Information and entertainment on mediated humor. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:02:24Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/665Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:02:24Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
CQC: Information and entertainment on mediated humor
title CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
spellingShingle CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
Silva, Rogério Pereira da
CQC
humor
mídia
entretenimento
informação
cultura midiatizada
CQC
humor
media
entertainment
information
culture mediatized
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
title_full CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
title_fullStr CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
title_full_unstemmed CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
title_sort CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
author Silva, Rogério Pereira da
author_facet Silva, Rogério Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Laan Mendes de
CPF:25656556522
Cunha, Magali do Nascimento
CPF:51654122156
http://lattes.cnpq.br/1968477845967720
Santos, Roberto Elisio dos
CPF:26932587413
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv CQC
humor
mídia
entretenimento
informação
cultura midiatizada
CQC
humor
media
entertainment
information
culture mediatized
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CQC
humor
mídia
entretenimento
informação
cultura midiatizada
CQC
humor
media
entertainment
information
culture mediatized
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta dissertação aborda o humor na mídia e sua interação com a cultura e o imaginário social, a partir de um estudo do programa Custe o que Custar (CQC), da rede Bandeirante de televisão. Inicialmente descreve a evolução do humor na história ocidental, suas relações com as culturas e sua incursão na mídia, a partir do século XIX. Num segundo momento mapeia o humor presente na mídia brasileira nos séculos XX e XXI e apresenta uma categorização de programas humorísticos televisivos. Em relação ao programa televisivo estudado, resgatou-se o seu histórico, desde a sua origem no Brasil até o início do ano de 2013. Demonstrou-se por meio de levantamento bibliográfico o processo de midiatização da sociedade e a criação de identidades individuais e sociais, pautadas pela produção de bens de consumo. Por meio de uma análise descritiva, pode-se verificar a integração entre valores simbólicos da cultura, mídia e imaginário social. Concluiu-se, pela análise do programa, que o humor é elemento discursivo importante na propagação de ideias e valores, e pode ser elemento tanto de transformação quando de conformidade com as estruturas sociais dominantes. Também, que o CQC é mais um elemento dentre diversos produtos midiáticos, que funcionam como agentes sociais a atuar na construção de valores simbólicos e no imaginário social. Ainda, que no caso estudado, a informação se confunde com o entretenimento, resultando em um produto híbrido característico da cultura midiatizada contemporânea.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19
2013-04-29
2016-08-03T12:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rogério Pereira da. CQC: Information and entertainment on mediated humor. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/665
identifier_str_mv SILVA, Rogério Pereira da. CQC: Information and entertainment on mediated humor. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997006864384